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Logística: O Brasil não pode parar!

A logística hoje é tratada como um assunto de vital importância pelas empresas. Depois das dificuldades enfrentadas, em decorrência da crise econômica, o tema logística voltou à pauta como solução para muitos problemas. O ano de 2010 marca a retomada das negociações, onde a recuperação do mercado, que começou no segundo semestre de 2009, irá de fato se confirmar.  Felizmente as companhias perceberam que o trabalho logístico, visando à redução dos custos, é uma fonte de agregação de valor aos produtos e serviços. A logística é uma das principais soluções para a redução de custos no Brasil! Mas, para que alcancemos este objetivo é necessário que o governo federal intervenha. O Brasil não pode parar! Sabemos que é preciso investimentos, e pesados. Sem dúvida o governo tem projetado ações para o desenvolvimento do País, como é o caso do “Avança Brasil” e do “Programa de Aceleração do Crescimento - PAC”, mas também é notório que o marketing é que merece o ônus, pois estes programas po...

Malha rodoviária brasileira - Na contramão do progresso

O fortalecimento da economia brasileira não foi acompanhado pelo desenvolvimento de sua infra-estrutura. Essa situação ameaça a saúde do transporte rodoviário nacional, pois mesmo presente entre as dez maiores economias do mundo, o Brasil ficou em 20º e último lugar no estudo da Associação Nacional de Transporte de Carga e Logística (NTC). O estudo comparou os vinte maiores Produtos Internos Brutos (PIBs) do mundo, ponderando o tamanho da malha de transporte com o território nacional e a população. O Brasil possui a quarta maior extensão de malha rodoviária entre esses vinte países, porém a última colocação quando a questão é a qualidade de sua infra-estrutura.  O custo logístico e a baixa competitividade dos produtos brasileiros podem ser explicados pelos números aqui expostos. Somente 12% das rodovias brasileiras são pavimentadas - na Índia, o índice é de 47% e no México, 50%. Outro dado preocupante foi divulgado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em novembro deste ...

Alfândega impede avanço maior do comércio do país

A pesar de deficiências , Brasil ganha 20 posições em ranking de logística do Bird. Alemanha sobe 2 postos e passa para o primeiro lugar; estudo leva em conta capacidade dos países de transportar produtos. O Brasil foi um dos países que mais avançaram no ranking de logística elaborado pelo Banco Mundial (Bird), que mede a capacidade dos países d e transportar bens e conectar indústria e consumidores aos mercados internacionais. O país ficou na 41ª posição , ganhando 20 postos em relação à pesquisa anterior, de 2007, mas permaneceu atrás de vários países emergentes, como China, África do Sul, Malásia e Turquia. Na América Latina, o país assumiu a liderança , passando México, Peru e Argentina, que estavam a frente no levantamento feito há três anos. Para o Banco Mundial, o Brasil, a exemplo da Colômbia, está aprovando reformas importantes para r eduzir o custo-país. A questão alfandegária (que envolve a eficiência e a eficácia da Alfândega e de outras agências de controle n...

A “Mágica” da Rentabilidade na Prestação de Serviços em Logística e Transportes

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda Menos de 900 Transportadoras no Brasil têm 100 ou mais caminhões em sua frota. Somados a outros quase 50 Operadores Logísticos consolidados ou em fase de desenvolvimento, podemos afirmar que cerca de 1.000 empresas detém uma condição de relativa escala operacional para operar com rentabilidade. Verdade? Não, mentira! Dessas 1.000 empresas, menos de 5% delas são realmente lucrativas, com rentabilidade líquida (após os impostos) acima de 10%. Das 95% restantes, considere que algo entre 20% consegue obter uma rentabilidade ao redor de 5% a 10% e que metade delas obtenha algo entre 2% a 5%. Ainda restam 25%, que lutam com afinco para pelo menos perder pouco, empatar ou flutuar no extremo esquerdo, ao redor de 0% a 2% A grande maioria dessas empresas opera com baixa rentabilidade ou até com prejuízo. Alguém poderia perguntar: por que então não “quebram”? Transportadoras e Op...

A COMPETÊNCIA LOGÍSTICA NA GESTÃO PÚBLICA

A evolução econômica das empresas e cadeias que estão inseridas em filosofias capitalistas está embasada na conquista ou proteção de mercados frente aos seus concorrentes. De certa forma o homem busca replicar aquilo que ocorre na natureza, onde os algoritmos genéticos permitem a sobrevivência das espécies mais competitivas no ambiente em que vivem. A evolução econômica baseada nos incrementos de competitividade, proporciona produtos melhores e mais baratos aos consumidores e por conseqüência as empresas são recompensadas com o lucro. O lucro é a evidência da competitividade das empresas e cadeias. Para alcançar os seus objetivos, as empresas lançam mão de métodos, técnicas e ferramentas baseadas nos ganhos de competitividade que elas proporcionam aos seus negócios. Dentre as técnicas surgidas nos últimos anos, destaca-se a Logística Empresarial. A Logística Empresarial teve como inspiração a Logística Militar, cujo objetivo é a gestão sistêmica das operações para apoiar as conquista...