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ESPECIALISTAS CRITICAM RESTRIÇÃO A CAMINHÕES

Mais uma reportagem encaminhada pelo amigo Sérgio. Valeu pela colaboração. Caminhões costumam ser  apontados como os grandes vilões dos problemas de trânsito nas grandes  cidades. Mas, especialistas garantem que simplesmente proibir a circulação  desse tipo de veículo é uma solução de curto prazo que logo se torna  ineficiente. A saída seria investir nas chamadas centrais de distribuição  de cargas e, claro, em transporte público. O engenheiro civil Maurício  Pina, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explica que,  de fato, os caminhões estragam o pavimento com seu peso e têm menos  mobilidade para manobras. Há ainda o risco de acidentes, pois a resposta  dos freios em veículos maiores é mais demorada. Por fim, os motoristas às  vezes param em locais inadequados para carga e descarga e em horários de  pico, o que entope as vias. "As centrais de carga situadas na  periferia impediriam o acesso de carretas...

Resolução já dispõe sobre carga e descarga

A reportagem abaixo foi me enviada pelo amigo Sérgio Ferreira, que vive o mundo da Logística. A resolução municipal n 210, publicada no Diário Oficial de Campinas em novembro 2006, dispõe sobre critérios das operações de carga e descarga de bens, mercadorias e valores na área central da cidade. Para as operações de carga e descarga são considerados peso bruto, dias da semana, horários e demarcação de locais do sistema viário público nas áreas central. Em 2009, a restrição de caminhões foi ampliada para o corredor central.      Os veículos são definidos de acordo com o artigo 117 do Código de Trânsito Brasileiro como de pequeno porte (até 6 toneladas), médio porte (entre 6 e 10 toneladas) e grande porte (acima de 10 toneladas). As operações de carga e descarga de bens e mercadorias em vagas demarcadas, na área central do município, são realizadas de acordo com o porte dos veículos e características do local, segundo a resolução municipal. Hoje, os veículos de pequ...

Sistemas de Unitização de Cargas

Os principais sistemas de unitização de cargas são: Pré-lingagem -  a carga é condicionada em redes especiais de nylon ou corda, de forma a proporcionar fácil manuseio por guindastes, permitindo o aumento da velocidade de carregamento e descarregamento. Paletização (Paletes/Pallets) -  são utilizados engradados de madeira como suportes de cargas que ficam atadas a estes, os quais, possuem vãos em sua parte inferior de modo a permitir o encaixe dos garfos das empilhadeiras, gerando, desta forma, uma otimização do manuseio da carga. Conteinerização -  consiste na alocação de cargas em um receptáculo em forma de baú chamado contêiner, que proporciona maior segurança e facilidade de manuseio e transporte. Devido a sua característica intermodal, ou seja, sua capacidade de fácil e ágil transferência entre várias embarcações (terrestre, marítima ou aérea), sem prejuízo da carga, proporcionada por sua padronização a nível mundial, a conteinerização á a unitização de carga mais ...

Unitização de Cargas

Entenda-se por unitização de cargas, o desenvolvimento de modernos sistemas para sua movimentação, que consiste em acondicionar volumes uniformes em unidades de carga, visando reduzir os custos de viagem e o tempo de permanência dos veículos transportadores nos portos de embarque e desembarque, além de conceder maior segurança à carga, eliminando seu manuseio direto. Veja Também Conceitos Gerais e Tipos de Unitização A unitização consiste na operação de união de mercadorias de peso, tamanho e formato distintos em cargas de volumes unitários, possibilitando uma racionalização do espaço útil e maior agilidade e segurança em processos de desembarque e embarque. As cargas unitárias devem possuir o maior tamanho possível, desde que este tamanho seja compatível com os equipamentos de movimentação. Os tipos mais comuns de unitização de cargas são as seguintes: Cargas paletizadas Cargas pré-lingadas ]Conteiners Tipos especiais de unitização Custos e Segurança na Unitização de Cargas ...

Pavimento poroso auxilia na redução do risco de enchente

A reportagem abaixo assisti no Jornal da Globo, é uma solução para áreas de alagamento e cidades com chuvas intensas e solo impermeável pela pavimentação das vias urbanas. Uma solução positiva, e viável que deverá ajudar em muito as cidades brasileiras. Coloco, agora, na integra a reportagem do Portal Basil Econômico (http://www.brasileconomico.com.br/noticias/pavimento-poroso-auxilia-na-reducao-do-risco-de-enchente_82738.html) de meses atrás que também falava sobre o assunto. Leiam e reflitam sobre os pavimentos existentes nas cidades e se não poderíamos estar utilizando essa tecnologia, mesmo que de forma gradual a sua implantação. ______________________________________________________________________________________________________ Todo ano é a mesma história. É só chegar o período das chuvas para muitas cidades ficarem inudadas, barrancos desmoronarem e famílias inteiras se perderem em meio ao enlameado. E por mais que as prefeituras invistam na melhoria da rede fluvial, a quantid...