Pular para o conteúdo principal

Estão faltando profissionais qualificados em logística

Muito se fala que não há número suficiente de profissionais qualificados para atuar na cadeia logística. De acordo com José Roberto Fornazza, diretor de Supply Chain da BIC na América do Sul, faltam recursos em logística, há um índice muito grande de analfabetismo funcional, e isso gera muitos custos de retrabalho para as empresas. Fornazza revela que segundo a Pesquisa Infologística, realizada pela Aslog em 2007 e 2008, 23% dos profissionais de logística acreditam que o mais importante para o aperfeiçoamento dos trabalhadores deste setor é o MBA. Enquanto isso, 21% acreditam que o mais importante são os cursos de graduação, ao passo que 18% votaram nos cursos de especialização. A mesma pesquisa - de acordo com o diretor da BIC - aponta que a maior dificuldade para encontrar profissionais em logística é que 24% deles não são qualificados. "A Infologística mostra que o maior desafio da logística nos próximos anos, na opinião de 60% dos profissionais, é a falta de infraestrutura", comenta Fornazza, emendando, em seguida, que 12% apontam a educação como principal desafio. Na visão do diretor do ABGroup, Fernando Villar, é preciso disseminar o que é logística. Ele conta que em uma palestra que fez para cerca de 70 alunos do terceiro ano do ensino médio, nenhum dos jovens conhecia o significado deste termo, nem tinha noção do que consiste este segmento de atuação. Segundo Villar, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP aponta que no Brasil apenas 28 entidades oferecem graduação em logística, cinco têm cursos de pós-graduação na área e três dispõem de cursos para tecnólogos. Nesse sentido, Fornazza destaca a parceria entre IESDE, Aslog e Unicid, que tem como objetivo oferecer um MBA em logística empresarial. A grade do curso conta com sete disciplinas, que resultarão em sete livros, 84 aulas escritas e gravadas e 10 professores fazendo um mix de conceito e prática. Ele lembra, ainda, que a Aslog conta com a Escola Nacional de Logística - Enaslog, que oferece curso de formação de instrutores, de certificação técnica, cursos livres de logística básica, empresarial, ambiental e TI aplicada em logística. "Há também os cursos in company, como no caso dos Correios, ADS e ID Logistics", informa. Para Rodrigo Bacelar, gerente de Desenvolvimento Comercial e Marketing da ID Logistics, esta iniciativa da Enaslog é muito importante porque a empresa vem se engajando em desenvolvimento humano. "A ID está crescendo e precisa preparar os funcionários para as futuras operações", comenta. Além disso, Bacelar afirma que atualmente é muito difícil contratar profissionais capacitados, e que por isso as palestras que a Aslog ministra para difundir conhecimentos e experiências da área de logística representam uma grande contribuição para o futuro do setor. Com o objetivo de contribuir com esta busca por profissionais gabaritados, Miguel Petribu, diretor técnico da Aslog, revela que a Associação criou o portal LogTalentos, que permite às empresas cadastradas buscarem currículos de profissionais de diversos níveis, desde motoristas e operadores de empilhadeiras até especialistas ou pesquisadores. "Algumas características do portal são: acesso web, filtros para seleção de currículos, históricos de currículos e envio de e-mails para alertar o fim de processos de seleção, entre outras", relata. FONTE: Logweb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caminhões.... Quais os Tipos Existentes.

Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendiment...

O que é Logística

A logística é uma operação integrada para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada, o qual significará a esta Empresa o planejamento, coordenação, e a execução de um processo de controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o momento de sua concepção até seu consumo final.   É de vital importância à redução de custos e ao aumento da competitividade. A Logística empresarial nasceu da importância da redução de custos nas empresas e na maior importância que se dá hoje em atendimento das necessidades dos clientes.    Quando todos os produtos se tornam iguais, a empresa mais competitiva será aquela que conseguir ser mais eficiente e eficaz, se antecipando a prováveis problemas que possa vir a enfrentar. Some-se a isso, que o mundo está se tornando cada vez mais um mercado global, as fronteiras geográficas estão desaparecendo e a expectativa é que as empresas estejam preparadas para enfrent...