Pular para o conteúdo principal

Logística: entendimentos, compromissos e novas perspectivas

Visando melhorar o entendimento sobre logística, estou postando um artigo do site logweb, http://www.logweb.com.br/noticia/index.asp?idNoticias=7190, de 2/2/2009. Sinto-me honrado por estar aqui conversando com você, e espero que você acompanhe, aproveite e participe a cada nova discussão sobre o setor que cresce a cada dia, que traz inovações, que recebe reconhecimento e que mudou muito nos últimos 10 anos. Lá pelos idos de 1990, o entendimento que se tinha sobre Logística se resumia, basicamente, a transporte rodoviário de cargas. Internamente, as empresas não reconheciam o departamento que, na época, era chamado de Expedição e, pior, enxergavam a área como custo e não como diferencial. O que se via eram empresas com suas fachadas, recepção e área administrativa, bem cuidadas e atrativas, visualmente falando, enquanto o setor de Expedição e/ou Transporte eram relegados a segundo plano e normalmente eram sujos e mal conservados. A mudança de mentalidade veio com Fernando Collor de Mello e a abertura comercial desenvolvida pelo então Presidente da República. A concorrência se tornou global e as empresas buscaram um entendimento maior do setor e de suas implicações e começaram a encarar a Logística como um diferencial competitivo. Internamente, as empresas perceberam que Logística envolve desde o planejamento e compra de matéria prima (controle e gestão), abastecimento da linha de produção, controle e gestão do estoque de produto acabado e distribuição para abastecimento do mercado. O desafio deste emaranhado é fazer com que o nível de estoque da empresa esteja alinhado às demandas de seu mercado. Hoje, graças à visão empresarial focada no diferencial competitivo, as empresas apresentam uma hierarquia de cargos, como por exemplo, os diretores que atendem especificamente esta área. Atualmente, faculdades oferecem cursos de graduação e pós-graduação para uma área que aprendeu a se enxergar e a se valorizar. É por isso que os profissionais têm de estar atentos às mudanças que são constantes e significativas. Mesmo com toda a disponibilidade de cursos e especializações, empresários ainda reclamam da falta de capacitação dos profissionais que se candidatam às inúmeras vagas existentes no mercado. Como profissional do segmento logístico e hoje presidente de uma associação que representa e defende o setor, posso dizer que nossa maior preocupação é em relação à capacitação do profissional para uma área que tem um significado tão importante. Estar atento, neste contexto, é imprescindível, pois a Logística vem conquistando importância no mercado e gerando ótimas perspectivas para quem está ligado à área ou quer ingressar nela. Daí a nossa preocupação com o envolvimento do Governo. De um lado vemos a Logística alcançando status de diferencial competitivo para a iniciativa privada, e de outro, o Estado que não enxerga o segmento com os mesmos olhos. E isso é fácil perceber: basta avaliar os investimentos em infra-estrutura dos últimos anos que foram aquém das necessidades para o desenvolvimento do país. E, como entidade representativa, vamos continuar trabalhando para: primeiro, promover ainda mais o setor frente à iniciativa privada e mais, reunir o setor e defender nosso segmento promovendo ações políticas, encaminhando demandas, sugestões de forma incisiva, frente ao governo. Luciano Rocha – presidente da ABEPL – Associação Brasileira de Empresas e Profissionais de Logística, instalada em Jundiaí, SP (luciano@abepl.org.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caminhões.... Quais os Tipos Existentes.

Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendiment...

O que é Logística

A logística é uma operação integrada para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada, o qual significará a esta Empresa o planejamento, coordenação, e a execução de um processo de controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o momento de sua concepção até seu consumo final.   É de vital importância à redução de custos e ao aumento da competitividade. A Logística empresarial nasceu da importância da redução de custos nas empresas e na maior importância que se dá hoje em atendimento das necessidades dos clientes.    Quando todos os produtos se tornam iguais, a empresa mais competitiva será aquela que conseguir ser mais eficiente e eficaz, se antecipando a prováveis problemas que possa vir a enfrentar. Some-se a isso, que o mundo está se tornando cada vez mais um mercado global, as fronteiras geográficas estão desaparecendo e a expectativa é que as empresas estejam preparadas para enfrent...