Outro dia um conhecido, dono de uma das várias transportadoras da região, me perguntou como resolver os problemas resultantes da "crise mundial" que assola o nosso País e que poderia trazer algumas complicações para a empresa dele.
Falando como consultor, vendo algumas atitude de algumas empresas de outros setores, disse o que achava do resultado da "crise".
Charles, essa crise não vai passar rapidamente, mas nós, no Brasil, temos sempre um modo de nós manter e "driblar" as crises, pois passamos por várias e sem serem de âmbito mundial. Talvéz, em 6 ou 7 meses, estaremos realmente sabendo como a "crise" realmente irá nos afetar. Ano passado, algumas empresas vendo um crescimento muito bom, investiram pesado, e falando especificamente de algumas transportadoras que tive contato, os investimentos realmente foram pesados.
Caminhões, carretas, funcionários máquinas pesadas para trabalhar em usinas, entre outros investimentos. Quando a "crise" se aproximou, e ela veio muito rapidamente, essas empresa não estavam preparadas para os problemas que iriam aparecer. Simplesmente se esqueceram do passado e simplesmente aceitaram os discursos do nosso Presidente de que uma crise não chegaria ao nosso País.
Mas ela chegou, e com ela todos as dificuldades advindas de uma Crise Globalizada. Investimentos estrangeiros cortados, exportações canceladas, faturamentos caindo vertiginosamente.
Ai surge as perguntas de como sair das armadilhas que os próprios empresário criaram na ânsia do crescimento empresarial. Mas esse conhecido me fez uma pergunta muito pertinente. Como resolver os problemas dos custos existentes dentro de cada empresa sem que haja uma demissão de funcionários e de colaboradores?
Disse a ele que rever os custos da empresa seria o início. Mas rever os custos variáveis, aqueles que podem sempre ser cortados inicialmente. Parece óbvio, mas é ai que sempre há erros de análise. Cortar todos os custos vairáveis, de início poderia salvar empregos, pois funcionários treinados e capacitados fazem falta no mercado, e disse ainda, você poderá colocar esse pessoal a disposição da concorrência.
Outra sugestão dada, reavaliar todos os investimentos feitos e renegociar os pagamentos, incluindo nessa negociação os prazos e juros dos pagamentos.
Mas uma coisa que ele gostou e está avaliando foi o de rever todo o planejamento estratégico da empresa, replanejando-o para pelo menos 18 meses.
Replanejar a estratégia da empresa e cortar custos variáveis. Ai está a sobrevivencia das empresas aqui na nossa região.
Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.
Flávio, concordo com vc que esse seja o caminho, mas não é tão simples como parece, pois despesas e custos váriaveis que dizem respeitoa a infra-estrutura ou ferramentas operacionais pode haver uma força tarefa, um estudo minucioso do mínimo que pode-se alcançar sem afetar a qualidade e o resultado final seja produto ou prestação de serviço. Já nos recursos humandos existem direitos garantidos, premiações e comissões, tempo de serviço e outras váriaveis que mexem na vida direta das pessoas, e indiretamente de outras pessoas correlacionadas, ou seja, pessoas não são como muitos pensam, "somente números", cada uma tem sua vida e sua opinião do que fazer dela, dessa forma, desligamento acabam acontecendo.
ResponderExcluirAdriano Ramos.
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