Muitas pessoas não conhecem ou tem informações precisas sobre simulação ou como é o processo de simulação.
Para tanto, inicio agora uma serie de artigos que falam sobre o tema. Espero que esses artigos tirem algumas dúvidas sobre o assunto.
Simular seu Centro de Distribuição para otimizar o dimensionamento e as operações
Os processos inerentes às operações de Centros de Distribuições, tais como o picking (separação), inbound (recebimento) e outbound (expedição), são processos totalmente interdependentes que necessitam de um balanceamento ideal, pois envolvem custos altos e prazos pequenos. E no presente cenário de crise tornam-se uma ótima oportunidade de redução de custos através de estudos de novos layouts e operações sempre mais eficientes. Nesse sentido diversas empresas, a partir de 2007, procuraram a Belge para - através do CDSim e do Promodel - realizar estudos de simulação e otimização das operações de CDs.
Os estudos de simulação e otimização são baseados em uma modelagem criteriosa das lógicas de movimentação internas, sendo possível visualizar a interferência entre o aumento de volume entre operações e a capacidade física do centro de distribuição. Isso possibilita realizar diversos testes, tais como: mudanças na quantidade de mão-de-obra e/ou realocações de forma otimizada, constatar possibilidades de aumentos na operação, mudanças de layouts, fusão entre centros de distribuições distintos, reformas em áreas internas, impactos nas filas de caminhões internas e externas, entre outras.
Os resultados têm sido expressivos e podem ser ilustrados através de 3 cases de sucesso:
CASE 1: Grande cliente do Segmento Alimentício reportou que ao simular com o CDSim a operação de 3 de seus centros de distribuição conseguiu melhorias na alocação dos processos atuais, conseguiu ganhos operacionais da ordem de 20%, e reduziu o investimento necessário para uma futura expansão em até 30%.
CASE 2: A Unilever em Goiânia, em parceria com a Ryder, simulou a redução de 3 de seus CDs para 2 CDs (http://www.belge.com.br/cases_industria_logistica_unilever.html) onde com a ajuda do CDSim foram constatados gargalos em uma série de operações, como picking, expedição, transferência de estoque entre locais de armazenagem, etc. Estes foram devidamente corrigidos na simulação, prevendo e evitando problemas na operação real. Além dos gargalos, foi constatado super-dimensionamento de alguns recursos, que puderam então ser corretamente dimensionados. A simulação também foi fundamental para determinar o número de docas a serem construídas para atender aos volumes de movimentação desejados, dando à Unilever confiança e segurança no investimento necessário.
CASE 3: Internacionalmente, podemos destacar o projeto feito para um grande distribuidor de medicamentos na América do que Sul (mais informações em http://www.belge.com.br/cases_industria_logistica_dl.html), onde se pretendia fundir a operação de dois de seus centros de distribuição, buscando a diminuição de custos e a melhoria do nível de serviço.
Com a simulação, ficou provado que o gargalo da operação ocorreria na fusão do tratamento de pedidos. Foi possível prever grandes filas de pedidos caso as operações fundidas fossem implantadas nas instalações atuais, o que era a idéia inicial do projeto. Constatou-se que meia-jornada adicional aumentaria a produtividade do setor em cerca de 40%, passando de 120 pedidos processados por dia para aproximadamente 170 pedidos.
Informações do DCSim:
Belge Engenharia e Sistemas
Tel. (11) 5561-5353
E-mail: dcsim@belge.com.br
Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.
Comentários
Postar um comentário