Muitas pessoas não conhecem ou tem informações precisas sobre simulação ou como é o processo de simulação.
Para tanto, inicio agora uma serie de artigos que falam sobre o tema. Espero que esses artigos tirem algumas dúvidas sobre o assunto.
Simular seu Centro de Distribuição para otimizar o dimensionamento e as operações
Os processos inerentes às operações de Centros de Distribuições, tais como o picking (separação), inbound (recebimento) e outbound (expedição), são processos totalmente interdependentes que necessitam de um balanceamento ideal, pois envolvem custos altos e prazos pequenos. E no presente cenário de crise tornam-se uma ótima oportunidade de redução de custos através de estudos de novos layouts e operações sempre mais eficientes. Nesse sentido diversas empresas, a partir de 2007, procuraram a Belge para - através do CDSim e do Promodel - realizar estudos de simulação e otimização das operações de CDs.
Os estudos de simulação e otimização são baseados em uma modelagem criteriosa das lógicas de movimentação internas, sendo possível visualizar a interferência entre o aumento de volume entre operações e a capacidade física do centro de distribuição. Isso possibilita realizar diversos testes, tais como: mudanças na quantidade de mão-de-obra e/ou realocações de forma otimizada, constatar possibilidades de aumentos na operação, mudanças de layouts, fusão entre centros de distribuições distintos, reformas em áreas internas, impactos nas filas de caminhões internas e externas, entre outras.
Os resultados têm sido expressivos e podem ser ilustrados através de 3 cases de sucesso:
CASE 1: Grande cliente do Segmento Alimentício reportou que ao simular com o CDSim a operação de 3 de seus centros de distribuição conseguiu melhorias na alocação dos processos atuais, conseguiu ganhos operacionais da ordem de 20%, e reduziu o investimento necessário para uma futura expansão em até 30%.
CASE 2: A Unilever em Goiânia, em parceria com a Ryder, simulou a redução de 3 de seus CDs para 2 CDs (http://www.belge.com.br/cases_industria_logistica_unilever.html) onde com a ajuda do CDSim foram constatados gargalos em uma série de operações, como picking, expedição, transferência de estoque entre locais de armazenagem, etc. Estes foram devidamente corrigidos na simulação, prevendo e evitando problemas na operação real. Além dos gargalos, foi constatado super-dimensionamento de alguns recursos, que puderam então ser corretamente dimensionados. A simulação também foi fundamental para determinar o número de docas a serem construídas para atender aos volumes de movimentação desejados, dando à Unilever confiança e segurança no investimento necessário.
CASE 3: Internacionalmente, podemos destacar o projeto feito para um grande distribuidor de medicamentos na América do que Sul (mais informações em http://www.belge.com.br/cases_industria_logistica_dl.html), onde se pretendia fundir a operação de dois de seus centros de distribuição, buscando a diminuição de custos e a melhoria do nível de serviço.
Com a simulação, ficou provado que o gargalo da operação ocorreria na fusão do tratamento de pedidos. Foi possível prever grandes filas de pedidos caso as operações fundidas fossem implantadas nas instalações atuais, o que era a idéia inicial do projeto. Constatou-se que meia-jornada adicional aumentaria a produtividade do setor em cerca de 40%, passando de 120 pedidos processados por dia para aproximadamente 170 pedidos.
Informações do DCSim:
Belge Engenharia e Sistemas
Tel. (11) 5561-5353
E-mail: dcsim@belge.com.br
Quando assumi um cargo numa empresa de que gerencia o tráfego e o transporte em uma cidade aqui no interior de São Paulo, percebi que algumas coisinhas havia esquecido. Uma delas eram as gírias utilizadas no código “Q” internacional para quem usa rádios HT, de longa distâncias. Portanto, abaixo posto alguns dos códigos mais usados, iniciando pelo código numérico: 1 Primo 2 Segundo 3 Terceiro 4 Quatro 5 Quinto 6 Sexto 7 Sétimo 8 Oitavo 9 Nono 0 Negativo Temos, também, o Código Fonético Internacional que associa respectivas letras do alfabeto a respectivas palavras. Sendo A correspondente a Alfa, B correspondente a Bravo e assim sucessivamente. Internacionalmente foi criado um alfabeto-padrão pela Organização de Aviação Civil Internacional e também adotado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN): ONU Geográfico A - Alfa = América B - Bravo = Brasil C - Charlie = Canadá D - Delta = Dinamarca E - Eco = Europa F - Foxtrot = França G - Golf = Guatemala H -...
Comentários
Postar um comentário