Pular para o conteúdo principal

Caminho para superar a crise: empresa familiar deve atentar ao seu líder!

A crise já é uma realidade e que ela traz efeitos para o Brasil é algo indiscutível. Nas empresas familiares, não poderia ser diferente, por isso, para quem está à frente dessas organizações, é preciso atentar às atitudes. De acordo com o consultor e especialista em empresas familiares, Pedro Podboi Adachi, neste momento, as opiniões se dividem: alguns acreditam que os familiares devem assumir o comando, enquanto outros defendem a manutenção de uma diretoria que não faz parte da família. Para Adachi, não existe uma receita, o que significa que é preciso analisar cada caso. "É importante ressaltar que a simples presença ou ausência de familiares na gestão não pode servir como único argumento para definir se a gestão é profissional ou não. Uma gestão assim ocorre quando pessoas capacitadas e competentes estão à frente do negócio, independentemente de serem membros da família proprietária ou de possuírem alguma participação societária". Empresas familiares e crise O que Adachi disse ter percebido é que, em momentos de crise, as empresas gerenciadas por membros da família proprietária se recuperam mais rapidamente dos efeitos perversos, obtendo melhores resultados do que as demais organizações. "São diversos os fatores que acarretam essa reação mais ágil da empresa familiar gerida por um familiar, como a rapidez na tomada de decisões, a visão de longo prazo mais acentuada, a maior disposição de sacrifício pessoal, o profundo conhecimento do negócio, o compartilhamento da mesma cultura e valores e o elevado grau de comprometimento", explicou. Porém, se o familiar não for competente e não estiver verdadeiramente preparado para assumir o cargo, as chances de sucesso são mínimas. Independente da família De acordo com o especialista, independentemente da presença de familiares na gestão, existem fatores a que se deve atentar para que as companhias possam superar o momento de crise, como ter um líder experiente. "Dessa forma, o caminho ideal para uma empresa familiar superar a crise é ter uma gestão adequada, o que inclui a adoção das boas práticas da governança corporativa, a elaboração de um planejamento estratégico, a preocupação com a sucessão e a preparação dos sócios e herdeiros. Uma gestão compartilhada, formada por familiares e profissionais externos, pode representar a saída mais apropriada". Por Flávia Furlan Nunes - InfoMoney

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caminhões.... Quais os Tipos Existentes.

Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendiment...

O que é Logística

A logística é uma operação integrada para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada, o qual significará a esta Empresa o planejamento, coordenação, e a execução de um processo de controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o momento de sua concepção até seu consumo final.   É de vital importância à redução de custos e ao aumento da competitividade. A Logística empresarial nasceu da importância da redução de custos nas empresas e na maior importância que se dá hoje em atendimento das necessidades dos clientes.    Quando todos os produtos se tornam iguais, a empresa mais competitiva será aquela que conseguir ser mais eficiente e eficaz, se antecipando a prováveis problemas que possa vir a enfrentar. Some-se a isso, que o mundo está se tornando cada vez mais um mercado global, as fronteiras geográficas estão desaparecendo e a expectativa é que as empresas estejam preparadas para enfrent...