Desde algum tempo venho observando que em várias cidades onde existem setores de trânsito a engenharia de tráfego vem sendo tratada de forma um pouco displicente. Falta coerência no quesito trânsito. Falta fiscalização e, principalmente, orientação.
por isso segue abaixo o que se entende por Engenharia de Tráfego.
Podemos dizer que a missão da Engenharia de Tráfego é proporcionar um uso eficiente e seguro do sistema viário para movimentação de bens e pessoas, controlando seus impactos sociais e universalizando o acesso ao transportes.
Atuação da Engenharia de Tráfego em geral envolve um conjunto complexo de aspectos distintos que podem ser historicamente evidenciados e tem um foco eminentemente operacional com uma orientação para tornar eficiente a operação do tráfego por envolver conflitos importantes entre os aspectos operacionais (fluidez, capacidade, segurança, economia, externalidades, ...), que se transformam em conflitos entre os usuários da via.
Exige a adoção de um princípio organizacional que seja capaz de reduzir o impacto dos conflitos sobre a via a fim de evitar os transtornos pelos quais acabamos encontrando.
Tradicionalmente, a Engenharia de Tráfego buscou reduzir o impacto potencial dos conflitos que se manifestam na via sobre sua operação através de um princípio de organização do sistema viário, o princípio da hierarquização funcional.
As funções viárias classicamente destacadas são:
1. deslocamento entre locais;
2. circulação (de uma via a outra);
3. acesso às edificações;
4. ambiente urbano.
Portanto, não é verdade que as vias devem atender apenas aos deslocamentos dos veículos. Para cada usuário do sistema viário, uma parcela relevante da sua viagem realmente busca atender sua necessidade de deslocamento.
Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.
Comentários
Postar um comentário