A Brasilmaxi, empresa especializada em armazenagem e logística, desenvolveu um novo conceito de estocagem de produtos não perecíveis. Em janeiro, a empresa inaugurou um terminal com capacidade para 2,5 mil contêineres. Hoje, segundo o diretor comercial da empresa, Marcelo Montenegro da Cunha, a Brasilmaxi tem 150 contêineres e neste ano serão comprados mais 150 unidades para utilização na armazenagem.
Gerenciamento
Cunha explica que qualquer produto que não seja de temperatura controlada pode ser armazenado em um contêiner, que tem capacidade para 22 paletes e 76 metros cúbicos de espaço. "A armazenagem em contêineres oferece uma economia nos custos logísticos que pode ultrapassar 20%", afirmou o executivo.
Um dos primeiros clientes a apostar neste sistema foi a fabricante de pneus Levorin. A empresa utilizou o terminal da Brasilmaxi até o mês de março. O diretor executivo da empresa, Leonardo Levorin disse o mercado retraído em função da crise econômica a empresa aumentou o estoque da empresa. "Não tínhamos como armazenar este estoque", disse Levorin.
Além do ganho de espaço na unidade da Levorin, outro ganho apontado pelo empresário foi a integridade do produto ao ser armazenado em contêineres. "Nós é que estufamos os contêineres. A Brasilmaxi fica com toda a parte de transporte da unidade para o terminal e o gerenciamento desse produto. Isso nos deu também a segurança de que o nosso produto estaria intacto quando terminasse o contrato". ressaltou.
Redução de custo
O diretor da Brasilmaxi explicou que além do ganho no custo e a segurança da carga, o estoque em contêineres reduz em até quatro horas o transbordo entre o embarcador e o terminal. "No processo de armazenagem convencional, o produto é transferido do navio para o caminhão, geralmente embalados em paletes, e é levado para o terminal e lá é feito todo o descarregamento. Quando o produto é estocado em contêineres o transbordo do contêiner é bem mais fácil e rápido", explicou Cunha.
Frota própria e agregada
A Brasilmaxi tem hoje unidades em São Paulo, Santos, Itapevi, Rio de Janeiro e Vitória e possui, atualmente, mais de 160 veículos e implementos que com-põem a frota própria - subdividida em cavalos mecânicos, truques, siders, porta-contêineres, carretas siders, baús e abertas, empilhadeiras, reach stacker, muncks e pórticos. A frota de veículos é rastreada via satélite e sua idade média de 5 anos. A Brasilmaxi conta também com frota de 160 veículos agregados.
Fonte: Gazeta Mercantil - SP - Transportes & Logística
Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.
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