O novo sistema para cadastramento do RNTRC – Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (veja a postagem do dia 09/04/2009 - Resolução no. 3056), que entraria em vigor no dia 19 de maio, terá o seu prazo prorrogado por mais 60 dias para adequação do registro.
A ação visa restabelecer novas senhas aos sindicatos, que fornecerão o registro para novas empresas de transporte, motoristas autônomos e cooperativas de transporte, além da manutenção do sistema que fará o cadastramento.
Anunciada pelo diretor da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo, a medida será divulgada no Diário Oficial da União nos próximos dias.
Com a nova resolução, o certificado de registro deve ser solicitado nas instituições credenciadas que representam o setor e nos endereços indicados no site www.antt.gov.br, com a presença do interessado ou de seu representante legal. Cabe ressaltar que todos os transportadores já cadastrados deverão se apresentar até 8 de setembro de 2009 para adequar-se às novas regras.
A nova Resolução, 3056/09, tem como objetivos disciplinar, qualificar e profissionalizar o setor, implementando exigências e algumas restrições que deverão promover a redução da informalidade.
Fonte: Setcesp
Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.
Comentários
Postar um comentário