O Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) apresentou, no último dia 8, a nova metodologia de pesagem para balanças dinâmicas, flexibilizando a precisão utilizada atualmente, considerada rigorosa. As normas do Inmetro para homologação e aferição de balanças exigem exatidões de 0,5% no peso bruto e 1,6% no peso por eixo, muito inferiores às tolerâncias do CONTRAN, de 5% no peso bruto e 7,5% por eixo. O novo procedimento separa a exatidão dos instrumentos de pesagem em diversas classes, variando de 0,2% a 10%.
FONTE: NTC&Logística
Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.
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