TIPOS DE LOCOMOTIVAS
1. A LOCOMOTIVA A VAPOR
As locomotivas a vapor compõem-se de três partes principais: a caldeira, a máquina a vapor propriamente dita e o veículo. Uma locomotiva a vapor possui um vagão-reboque chamado "tender", que transporta o combustível e a água necessários à alimentação da máquina.
Apesar do progresso dos demais tipos de locomotivas, as a vapor ainda são utilizadas em alguns países. Porém elas não mantêm a mesma velocidade média das locomotivas a diesel ou elétricas e não têm boa eficiência de combustível. Uma locomotiva a vapor precisa queimar grande quantidade de combustível para produzir energia, embora apenas pequena parte do calor produzido seja usado para fazê-la mover-se. A quantidade restante não é aproveitada.
2. A LOCOMOTIVA A DIESEL
As locomotivas a diesel geram sua própria energia e podem percorrer longos percursos sem interromper a marcha para reabastecimento ou manutenção. Este tipo de máquina permite parada e partida imediata, além de uma aceleração mais rápida.Essas locomotivas têm maior eficiência de combustível do que as locomotivas a vapor, e exigem manutenção mais fácil e de menor custo.
3. A LOCOMOTIVA ELÉTRICA
Ao contrário das locomotivas a diesel, as elétricas não produzem sua própria energia, pois dependem de uma rede de distribuição de energia. Utilizam energia elétrica fornecida por uma usina central, que pode localizar-se a quilômetros de distância. Portanto, uma locomotiva elétrica necessita de fios elétricos especiais para obter sua energia.
O custo de manutenção de uma rede ferroviária eletrificada é muito elevado por causa dos fios e equipamentos especiais envolvidos. Contudo, elas recebem grande quantidade de energia das usinas centrais, enquanto as máquinas a diesel estão limitadas à energia que podem auto-produzir.
Algumas das vantagens das locomotivas elétricas são a grande potência, partidas instantâneas, capacidade de deslocar pesadas composições através de regiões montanhosas sem diminuição de velocidade, deslocamento silencioso e não produção de fumaça ou gases de exaustão. Esses fatores permitem sua utilização em áreas densamente povoadas e em ferrovias sob o solo e através de extensos túneis.
Fonte:http://www.fcasa.com.br/curi_01.asp
Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.
Flávio, gostaria de saber informações sobre a reativação da malha ferroviária pela ALL em trecho que vai de Barretos (SP), Bebedouro (SP), Araraquara (SP).
ResponderExcluirE-mail: desenvolvimento.ronaldo@bebedouro.sp.gov.br
Atenciosamente,
Ronaldo.