Depois de muita discussão o CONTRAN (Conselho Nacional de Transito) publicou duas novas Resoluções, a 210/06 e a 211/06, que entraram em vigor no dia 01 de janeiro de 2007 com o objetivo de colocar um ponto final nas dúvidas geradas pela confusa (revogada) resolução 184/05, publicada em novembro de 2005.
Novos limites de pesos e dimensões
A Resolução 210/06 estabelece, além de novos limites de pesos, novas dimensões máximas para todos os veículos em substituição à Resolução 12/98.
Com isto, esta Resolução altera o comprimento total dos veículos com articulação (tipo cavalo + semi-reboque) de 18,15 m para 18,60 m. As dimensões de largura e altura permanecem as mesmas, 2,60 m e 4,40 m, respectivamente.
Além de detalhar melhor as novas dimensões e os pesos, e assim eliminar eventuais dúvidas, a 210/06 visa garantir mais segurança às rodovias brasileiras por estabelecer uma melhor distribuição de peso por eixos nos inúmeros tipos de composições existentes.
Acima dos limites?
A Resolução 211/06 trata exatamente disso
Para as Composições de Veículos de Carga (CVC) com comprimento acima de 19,80 m ou com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) maior do que 57 ton, passa a ser obrigatória a utilização de uma AET (Autorização Especial de Trânsito) emitida pelo órgão responsável pela via. É o que trata com detalhes a nova Resolução 211/06, em substituição à Resolução 68/98.A 211/06 afirma ainda que o limite máximo de PBTC para as composições continua sendo de 74 ton e para as CVCs acima de 57 ton, o comprimento pode variar de 19,80 m a 30 m.
Importante deixar claro que todas as composições abaixo de 57 ton e com comprimento menor de 19,80 m não precisam de AET para trafegar.
A Portaria 86/06 do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) regulamenta as possíveis composições de veículos de carga para transitar no Brasil.
Fonte: Informativo VOLKS MAIS
Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.
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