Depois de muita discussão o CONTRAN (Conselho Nacional de Transito) publicou duas novas Resoluções, a 210/06 e a 211/06, que entraram em vigor no dia 01 de janeiro de 2007 com o objetivo de colocar um ponto final nas dúvidas geradas pela confusa (revogada) resolução 184/05, publicada em novembro de 2005.
Novos limites de pesos e dimensões
A Resolução 210/06 estabelece, além de novos limites de pesos, novas dimensões máximas para todos os veículos em substituição à Resolução 12/98.
Com isto, esta Resolução altera o comprimento total dos veículos com articulação (tipo cavalo + semi-reboque) de 18,15 m para 18,60 m. As dimensões de largura e altura permanecem as mesmas, 2,60 m e 4,40 m, respectivamente.
Além de detalhar melhor as novas dimensões e os pesos, e assim eliminar eventuais dúvidas, a 210/06 visa garantir mais segurança às rodovias brasileiras por estabelecer uma melhor distribuição de peso por eixos nos inúmeros tipos de composições existentes.
Acima dos limites?
A Resolução 211/06 trata exatamente disso
Para as Composições de Veículos de Carga (CVC) com comprimento acima de 19,80 m ou com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) maior do que 57 ton, passa a ser obrigatória a utilização de uma AET (Autorização Especial de Trânsito) emitida pelo órgão responsável pela via. É o que trata com detalhes a nova Resolução 211/06, em substituição à Resolução 68/98.A 211/06 afirma ainda que o limite máximo de PBTC para as composições continua sendo de 74 ton e para as CVCs acima de 57 ton, o comprimento pode variar de 19,80 m a 30 m.
Importante deixar claro que todas as composições abaixo de 57 ton e com comprimento menor de 19,80 m não precisam de AET para trafegar.
A Portaria 86/06 do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) regulamenta as possíveis composições de veículos de carga para transitar no Brasil.
Fonte: Informativo VOLKS MAIS
Quando assumi um cargo numa empresa de que gerencia o tráfego e o transporte em uma cidade aqui no interior de São Paulo, percebi que algumas coisinhas havia esquecido. Uma delas eram as gírias utilizadas no código “Q” internacional para quem usa rádios HT, de longa distâncias. Portanto, abaixo posto alguns dos códigos mais usados, iniciando pelo código numérico: 1 Primo 2 Segundo 3 Terceiro 4 Quatro 5 Quinto 6 Sexto 7 Sétimo 8 Oitavo 9 Nono 0 Negativo Temos, também, o Código Fonético Internacional que associa respectivas letras do alfabeto a respectivas palavras. Sendo A correspondente a Alfa, B correspondente a Bravo e assim sucessivamente. Internacionalmente foi criado um alfabeto-padrão pela Organização de Aviação Civil Internacional e também adotado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN): ONU Geográfico A - Alfa = América B - Bravo = Brasil C - Charlie = Canadá D - Delta = Dinamarca E - Eco = Europa F - Foxtrot = França G - Golf = Guatemala H -...
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