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Carga ferroviária vai utilizar rede de alta velocidade

Nosso "patrícios" estão alguns anos a nossa frente com relação ao transporte de cargas por ferroviária. Hja visto que o transporte de mercadorias em comboios dedicados de alta velocidade está em estudos como iniciativa de algumas empresas, tais como, FedEx, TNT, UPS, Air France e La Poste com a possibilidade de implantação em 2011, segundo Alain Chaillé, Vice-Presidente de Operações da FedEx para a Europa do Sul. O projeto denominado “High Speed Project” tem como objetivo principal a contribuição para a redução das emissões de dióxido de carbono substituindo o transporte aéreo pelo ferroviário de alta velocidade em trajetos inferiores a três horas. Com isso em até quatro anos haverá uma interligação de Paris a cidades como Londres, Colónia, Amesterdão ou Bruxelas Para que isso seja efetivado, serão utilizados comboios dedicados de alta velocidade preparados para receber contentores, estando neste momento o material circulante a ser desenvolvido por fabricantes como a Alstom e a Siemens. Ainda para a viabilização do projeto serão necessários ajustes os terminais ferroviários para receberem este novo tipo de comboios de mercadorias. Entendendo, o tempo para transferir a carga do avião para o comboio no “hub” de Paris da FedEx não vai demorar mais do que 20 minutos. A multinacional norte-americana pretende utilizar o aeroporto de Charles de Gaulle como plataforma para a carga expresso oriunda do seu “hub” de Memphis que tem como destino a Grã-Bretanha, a Alemanha, a Bélgica ou Holanda, países que vão estar ligados a França através da rede ferroviária europeia de Alta Velocidade.

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