Nosso "patrícios" estão alguns anos a nossa frente com relação ao transporte de cargas por ferroviária.
Hja visto que o transporte de mercadorias em comboios dedicados de alta velocidade está em estudos como iniciativa de algumas empresas, tais como, FedEx, TNT, UPS, Air France e La Poste com a possibilidade de implantação em 2011, segundo Alain Chaillé, Vice-Presidente de Operações da FedEx para a Europa do Sul.
O projeto denominado “High Speed Project” tem como objetivo principal a contribuição para a redução das emissões de dióxido de carbono substituindo o transporte aéreo pelo ferroviário de alta velocidade em trajetos inferiores a três horas. Com isso em até quatro anos haverá uma interligação de Paris a cidades como Londres, Colónia, Amesterdão ou Bruxelas
Para que isso seja efetivado, serão utilizados comboios dedicados de alta velocidade preparados para receber contentores, estando neste momento o material circulante a ser desenvolvido por fabricantes como a Alstom e a Siemens. Ainda para a viabilização do projeto serão necessários ajustes os terminais ferroviários para receberem este novo tipo de comboios de mercadorias.
Entendendo, o tempo para transferir a carga do avião para o comboio no “hub” de Paris da FedEx não vai demorar mais do que 20 minutos.
A multinacional norte-americana pretende utilizar o aeroporto de Charles de Gaulle como plataforma para a carga expresso oriunda do seu “hub” de Memphis que tem como destino a Grã-Bretanha, a Alemanha, a Bélgica ou Holanda, países que vão estar ligados a França através da rede ferroviária europeia de Alta Velocidade.
Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.
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