O aluno do curso Técnico em Logística do Senac/RP, Raphael Johara, que para a minha infelicidade é corintiano roxo encaminhou este artigo do UOL Esporte.
Governo federal sonha com Trem de Alta Velocidade para Copa-2014
O governo federal já sonha com o TAV (Trem de Alta Velocidade), que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo, para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Atualmente em fase de estudos técnicos para execução da obra, o projeto prevê que o trem percorra um trajeto de aproximadamente 510 km em até duas horas e tenha oito estações obrigatórias.
Representantes do governo federal estiveram em Guarulhos, uma das paradas, para oficializar a estação na Grande São Paulo, nesta sexta-feira. Além do ponto no Aeroporto Internacional de Cumbica, existirão estações no Campo de Marte, na cidade de Campinas, no Aeroporto de Viracopos - também em Campinas - e em São José dos Campos. No Rio de Janeiro, as paradas previstas são no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Leopoldina e em Barra Mansa.
A previsão é que uma licitação para execução do projeto seja realizada até julho de 2010. Segundo os representantes do governo federal, o preço da passagem ainda não foi definido, mas deverá ficar em valor intermediário entre os transportes rodoviário e aéreo.
"Nossa intenção é que o custo do bilhete seja um pouco superior ao do ônibus, com a vantagem sobre o tempo de viagem, mas que fique abaixo da tarifa aérea", explicou Bernardo Figueiredo, diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Com velocidade média de 350 km/h, o trem deverá transportar cerca de 30 milhões de passageiros por ano. A reunião para oficializar a passagem do TAV por Guarulhos teve a presença de Figueiredo, Roberto Garibe (assessor especial da Casa Civil da Presidência da República) e Paulo Sérgio Passos (secretário-executivo do Ministério dos Transportes), além do prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida.
Fonte: UOL Esporte
Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.
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