Analistas começaram a avaliar os prejuízos que uma inundação como a de terça-feira produziu na economia
SÃO PAULO - É o trabalhador que não chegou ao serviço, a mercadoria que não foi entregue como contratado, a peça que ficou enroscada por aí, o programa just in time que não pôde ser cumprido, a linha de montagem que teve de ser interrompida - enfim, é a produção e a distribuição que não conseguiram seguir seu curso. E há os voos cancelados porque a tripulação não chegou ou o encanador que não trabalhou porque ficou ilhado na cidade.
Ponha-se ainda nesse passivo o sofrimento, as novas despesas da família com a perda do carro que ficou sob as águas e com o sofá que não presta mais. Difícil esquecer, também, do aumento das despesas públicas com o estrago a consertar e da futura distribuição da conta para o contribuinte.Não dá para falar de prejuízos apenas em São Paulo. A produção do Brasil é transportada em carroceria de caminhão e, pelas marginais paulistanas, passa praticamente todo o tráfego de veículos entre o Norte e o Sul do País. Tudo isso é mais uma demonstração da precariedade da infraestrutura brasileira e de como a escalada dos custos de produção derruba a competitividade do produto nacional.
Mas tudo isso tem outra leitura. Se, mal ou bem, a economia brasileira é o que é, imagine-se o que não será quando o sistema produtivo deixar de ser tão dependente das tremendas limitações da logística e quando todo o sistema for mais previsível. Quando isso acontecer, as empresas trabalharão com menos estoques de matérias-primas e de produtos acabados, dispensarão as máquinas hoje destinadas a entrar em produção para tirar os atrasos, além do capital fixo e do capital de giro para sustentar o esquema adicional para garantir a produção e a distribuição.
Uma parcela ínfima desse custo adicional hoje pago pelo setor produtivo e pelo consumidor será mais bem avaliada quando o Rodoanel de São Paulo estiver pronto. E tem mais a fazer na área portuária, nas estradas, no armazenamento, nas comunicações e na informática.
Mas, por aqui, as prioridades são outras. Quase toda a arrecadação do setor público vai para despesas de custeio. Neste ano, aumentaram 17% (até outubro), mesmo levando em conta uma queda de 7% na arrecadação (também até outubro).
Não vai aí nenhum juízo de valor sobre o que está certo ou o que está errado. O futuro do País depende das escolhas feitas no passado que continuam ou não agora. Isto posto, seguem-se as consequências que se veem, inclusive em tempo de chuva grossa, como a de ontem, em São Paulo.
Fonte: O Estado de São Paulo
Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.
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