O Nordeste tem enormes gargalos agravados pela distância e pelo péssimo estado de suas estradas. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Transportes (CNT), as rodovias da região são as piores do País, sendo Bahia e Ceará os campeões de vias com as piores condições de rodagem.
A Bahia soma hoje 891 quilômetros de vias consideradas impróprias, seguida pelo Ceará, com 542 quilômetros. O presidente da Federação das Indústrias da Bahia, Victor Ventin, diz que a situação das estradas prejudica a economia e defende prioridade de investimentos em infraestrutura.
"Estradas esburacadas ou intransitáveis encarecem a produção", argumenta. "O transportador gasta com pneus, peças e tempo maior de viagem e repassa os custos para o frete", explica.
A presidente da Embratur, Jeanini Pires, diz que a melhoria do transporte é fundamental para melhorar o atendimento aos turistas que visitam a região. "A melhoria das estradas é importante e não apenas para o turismo, mas principalmente para os moradores", diz
Fonte: O Estado de S. Paulo
Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.
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