Pular para o conteúdo principal

MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

De 11 a 13 de maio de 2010, a ANTP promoverá em São Paulo o Seminário Nacional de Mobilidade Urbana - Desafios e Estratégias, que discutirá nove temas diretamente relacionados com a qualidade de vida e sustentatabilidade social, econômica, energética e ambiental das cidades brasileiras, tendo como ângulos prioritários de análise o transporte público urbano e as condições de deslocamento da população.


“A estrutura temática do encontro já está definida, informou Valeska Peres Pinto, coordenadora técnica da ANTP. Ela acrescenta que a intenção da ANTP é publicar um documento final, com as conclusões do seminário, o qual será encaminhado aos partidos políticos e aos candidatos que concorrem às eleições de 2010 nas esferas do Executivo e do Legislativo.

Na tarde do primeiro dia dos trabalhos, após a solenidade de instalação do seminário, será desenvolvida a Sessão 1 – Mobilidade Urbana - Falem de mim em 2010. Um dos objetivos desta sessão é discutir como incluir a questão da Mobilidade Urbana no debate político de 2010. E, também, debater como esse tema vem sendo tratado nos programas de governo; quais são as propostas de investimento e de custeio para o transporte público em nosso pais; quais as prioridades para a gestão do transito.

Quatro temas no segundo dia. No segundo dia do seminário, a quarta-feira, 12 de maio de 2010, os trabalhos serão abertos no início da manhã, com a Sessão 2 – Inserir a política urbana na macroeconomia. O enfoque é discutir o lugar das cidades e das regiões metropolitanas na economia nacional, os impactos sobre a mobilidade urbana das políticas urbanas que vem sendo implantadas no Brasil, e como fazer do investimento em transporte público nas metrópoles em eixo da macroeconomia.

No final da manhã, se desenrolará a Sessão 3 - A integração das cidades pelo transporte regional, que debaterá o transporte de passageiros e de cargas e seu significado nas economias urbana e regional e a contribuição do setor para a integração entre regiões e cidades brasileiras.

A Sessão 4 – Mobilidade urbana e clima marcará a retomada dos trabalhos no início da tarde do segundo dia. A intenção é focalizar a inclusão dos eventos da mobilidade urbana na discussão climática e tratar dos impactos sobre o clima das diversas alternativas empregadas para a promoção da circulação de pessoas nas cidades e regiões metropolitanas.

Como última atividade do dia, acontecerá a Sessão 5 – Redes estruturais integradas para cidades saudáveis. A idéia é debater a importância e os benefícios da construção de sistemas integrados de transporte público, com destaque para a infraestrutura e tecnologia aplicadas nas redes estruturais de metrôs e de corredores de ônibus com operação (Bus Rapid Transit – BRTs) e na integração nos planos dos municípios e regiões.

Os debates do terceiro e último dia. O reinício dos trabalhos, manhã da quinta-feira, 13 de maio de 2010, se dará com a Sessão 6 – Matriz energética determinará a mobilidade urbana, que discutirá o Pré-sal, a política de estímulo aos combustíveis verdes, o gás e a matriz elétrica e o que deve ser considerando nos próximos anos como tendências que afetarão as decisões nos setores envolvidos na mobilidade urbana.

Em, seguida, será desenvolvida a Sessão 7 – Sustentabilidade social e o transporte público, com foco sobre os aspectos da gestão e custeio das redes de serviços de transporte público; os aspectos de custos e subsídios, de desoneração desses serviços e dos insumos, das políticas de gratuidades direcionadas a segmentos específicos da sociedade.

Na parte da tarde, a

Sessão 8 – Direito de ir e vir com segurança, focalizará os desafios da mobilidade a partir das políticas de segurança no trânsito, das ações direcionadas aos pedestres e ao combate a violência no trânsito.

Fechará o seminário a Sessão 9 – Vitórias permanentes para as cidades em 2014 e 2016, que apresentará e debaterá as propostas para as cidades sedes para o evento de 2014 e para o Rio em 2016 e o papel destes eventos para impulsiornar a implantação de medidas de mobilidade urbana que tornem mais sustentáveis as cidades brasileiras.
 
Fonte: Site da ANTP - http://portal1.antp.net/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caminhões.... Quais os Tipos Existentes.

Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendiment...

O que é Logística

A logística é uma operação integrada para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada, o qual significará a esta Empresa o planejamento, coordenação, e a execução de um processo de controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o momento de sua concepção até seu consumo final.   É de vital importância à redução de custos e ao aumento da competitividade. A Logística empresarial nasceu da importância da redução de custos nas empresas e na maior importância que se dá hoje em atendimento das necessidades dos clientes.    Quando todos os produtos se tornam iguais, a empresa mais competitiva será aquela que conseguir ser mais eficiente e eficaz, se antecipando a prováveis problemas que possa vir a enfrentar. Some-se a isso, que o mundo está se tornando cada vez mais um mercado global, as fronteiras geográficas estão desaparecendo e a expectativa é que as empresas estejam preparadas para enfrent...