Juntamente com a distância e o peso, a densidade da mercadoria constitui fator fundamental para a determinação do seu custo de transporte.
Entenda-se por densidade (kg/m3), o valor obtido dividindo-se o peso da carga, em quilogramas pelo seu volume em metros cúbicos. O volume da carga (m3) é calculado multiplicando-se o comprimento pela largura pela altura (em metros) ocupados pela mesma. Para facilitar o cálculo do volume, existem equipamentos que pesam e cubam a mercadoria, ao mesmo tempo, de maneira dinâmica. Um exemplo é o Cargo Scan, composto de balança, aparelho de medição de volume e duas esteiras, uma de entrada, outra de saída.
BOWERSOX e CLOSS (2001) , da Universidade do Estado do Michigan, duas das maiores autoridades mundiais em Logística, deixam claro que:
a) Os veículos, geralmente, têm mais limitação de espaço do que de peso;
b) Uma vez lotado o veículo, não é mais possível aumentar a quantidade a ser transportada, ainda que a carga seja leve;
c) Como os custos operacionais não são substancialmente afetados pelo peso, cargas de maior densidade permitem que custos relativamente fixos do transporte sejam diluídos por por pesos maiores. Como resultado, estas cargas incorrem em custos mais baixos por unidade de peso;
d) Mutatis Mutandis, os custos são bastante onerados por cargas de menor densidade;
e) Como resultado, estas cargas incorrem em custos mais altos por unidade de peso;
f) O custo do transporte aumenta exponencialmente à medida que a densidade da carga diminui.
Recomendações do Manual
Baseado nestes princípios, o Manual de Cálculo de Tarifas e Formação de Preços da NTC&Logística recomenda que as tarifas básicas por tonelada sejam calculadas levando-se em conta cargas cuja densidade permita ao veículo completar o seu limite de peso bruto antes que se esgote a sua capacidade volumétrica.
Se isso não ocorrer, o veículo vai completar sua lotação volumétrica antes que sua capacidade em peso seja alcançada. Ou seja, o custo da viagem, que se mantém praticamente o mesmo, deverá ser coberto por um número menor de toneladas transporadas. Isso encarecerá o custo por tonelada, que será onerado por uma espécie de tonelagem virtual ou não aproveitada.
O coeficiente de acréscimo de cubagem, pelo qual se multiplica o frete normal ou a tonelagem, deve ser calculado da seguinte forma:
CA = DI / DP
CA = Coeficiente de acréscimo (multiplicador)
DI = Densidade ideal em km/m3
DP Densidade do produto a ser transportado em kg/m3
Existe, para cada veículo ou mesmo categoria de veículos, uma densidade ideal, que corresponde à capacidade de carga líquida dividida pelo volume do compartimento de carga. Assim, por exemplo, um veículo trucado com capacidade para 15 t de peso e 50 m3 de capacidade volumétrica terá densidade ideal de 300 m3. Da mesma forma, uma carreta para 27 t de peso e 90 m3 de volume terá densidade ideal de 300 kg/m3.
Entenda-se por densidade (kg/m3), o valor obtido dividindo-se o peso da carga, em quilogramas pelo seu volume em metros cúbicos. O volume da carga (m3) é calculado multiplicando-se o comprimento pela largura pela altura (em metros) ocupados pela mesma. Para facilitar o cálculo do volume, existem equipamentos que pesam e cubam a mercadoria, ao mesmo tempo, de maneira dinâmica. Um exemplo é o Cargo Scan, composto de balança, aparelho de medição de volume e duas esteiras, uma de entrada, outra de saída.
BOWERSOX e CLOSS (2001) , da Universidade do Estado do Michigan, duas das maiores autoridades mundiais em Logística, deixam claro que:
a) Os veículos, geralmente, têm mais limitação de espaço do que de peso;
b) Uma vez lotado o veículo, não é mais possível aumentar a quantidade a ser transportada, ainda que a carga seja leve;
c) Como os custos operacionais não são substancialmente afetados pelo peso, cargas de maior densidade permitem que custos relativamente fixos do transporte sejam diluídos por por pesos maiores. Como resultado, estas cargas incorrem em custos mais baixos por unidade de peso;
d) Mutatis Mutandis, os custos são bastante onerados por cargas de menor densidade;
e) Como resultado, estas cargas incorrem em custos mais altos por unidade de peso;
f) O custo do transporte aumenta exponencialmente à medida que a densidade da carga diminui.
Recomendações do Manual
Baseado nestes princípios, o Manual de Cálculo de Tarifas e Formação de Preços da NTC&Logística recomenda que as tarifas básicas por tonelada sejam calculadas levando-se em conta cargas cuja densidade permita ao veículo completar o seu limite de peso bruto antes que se esgote a sua capacidade volumétrica.
Se isso não ocorrer, o veículo vai completar sua lotação volumétrica antes que sua capacidade em peso seja alcançada. Ou seja, o custo da viagem, que se mantém praticamente o mesmo, deverá ser coberto por um número menor de toneladas transporadas. Isso encarecerá o custo por tonelada, que será onerado por uma espécie de tonelagem virtual ou não aproveitada.
O coeficiente de acréscimo de cubagem, pelo qual se multiplica o frete normal ou a tonelagem, deve ser calculado da seguinte forma:
CA = DI / DP
CA = Coeficiente de acréscimo (multiplicador)
DI = Densidade ideal em km/m3
DP Densidade do produto a ser transportado em kg/m3
Existe, para cada veículo ou mesmo categoria de veículos, uma densidade ideal, que corresponde à capacidade de carga líquida dividida pelo volume do compartimento de carga. Assim, por exemplo, um veículo trucado com capacidade para 15 t de peso e 50 m3 de capacidade volumétrica terá densidade ideal de 300 m3. Da mesma forma, uma carreta para 27 t de peso e 90 m3 de volume terá densidade ideal de 300 kg/m3.
No caso da transferência, são usados principalmente carretas de três eixos e caminhões trucados. Tradicionalmente, a NTC adota para esta operação o valor de 300 kg/m3 como densidade ideal, ou seja, aquela capaz de maximizar tanto o peso quanto o volume transportados.
Fonte: http://www.ntcelogistica.org.br/tecnico/tecnico_artigocompleto.asp?CodArti=46
Opa eai Flavio td boom
ResponderExcluircontigo, me formei este ano em tecnico em Logistica, meu TCC foi sobre Programas de Apoio na Implantação da Qualidade Total, mostra como que pode ser feito a implantação destes programas para uma boa qualidade dentro da empresa, e seus resultados, diante de um estudo de caso da toyota no Japão pude mostrar um exemplo, foi muito bom pela minha parte, entendi muito oq fiz, e gostei mesmo, // to vendo que vc é professor de tecnico em logistica, aque na minha cidade onde fiz o curso esta precisando de professores, (Mirandópolis) se tiver interessado, é so falar.
Gostaria que você disse se algumas palavras sobre o que é ser um Tecnico em Logistica.
Obrigadoo
meu email rodrigo-drigo2009@hotmail.com