Pular para o conteúdo principal

O teorema da rota colorida

O problema da rota colorida foi apresentado em 1970 por uma equipe de mateméticos dirigida pelo norteamericanos Benjamin Weiss e Roy Adler . O desafio era criar um mapa universal em que sempre fosse possível atingir um certo destino, independentemente do ponto de partida. Mais precisamente, o objetivo consistia em descobrir um conjunto de regras que garantissem que sempre se chegasse a um determinado destino, independentemente do ponto de partida. No mundo real, isso corresponderia a você pedir, a um amigo, o caminho para chegar a sua casa e, em vez disso, ele lhe desse um conjunto de regras tais que você sempre ia chegar lá, não importa o lugar de onde saisse.
Trahtman conseguiu resolver o problema para a situação particular da figura. Se você escolher um círculo qualquer e for seguindo na direção das setas, sempre escolhendo a sequência azul-vermelho-vermelho, azul-vermelho-vermelho ..., você vai acabar chegando no círculo amarelo. Analogamente, independentemente do ponto de partida, qualquer rota montada com sequências azul-azul-vermelho levarão ao círculo verde.
Trahtman demonstrou que para todas as configurações que obedeçam a estrutura de círculos e flechas como as da figura, é possível descobrir uma regra de sequência de links que garantirá chegar ao destino desejado, de qualquer lugar que se parta.
Algum engenheiro de trânsito se habilita em montar, na sua cidade, um sistema de circulação desse tipo?
Fonte: Blog de los Correcaminos e www.sinaldetransito.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caminhões.... Quais os Tipos Existentes.

Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendiment...

O que é Logística

A logística é uma operação integrada para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada, o qual significará a esta Empresa o planejamento, coordenação, e a execução de um processo de controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o momento de sua concepção até seu consumo final.   É de vital importância à redução de custos e ao aumento da competitividade. A Logística empresarial nasceu da importância da redução de custos nas empresas e na maior importância que se dá hoje em atendimento das necessidades dos clientes.    Quando todos os produtos se tornam iguais, a empresa mais competitiva será aquela que conseguir ser mais eficiente e eficaz, se antecipando a prováveis problemas que possa vir a enfrentar. Some-se a isso, que o mundo está se tornando cada vez mais um mercado global, as fronteiras geográficas estão desaparecendo e a expectativa é que as empresas estejam preparadas para enfrent...