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Qual a diferença entre bitrem e rodotrem?

Bitrem é uma combinação de veículos de carga composta por um total de sete eixos, que permite o transporte de um peso bruto total combinado PBTC de 57 toneladas. Os semi-reboques dessa combinação são interligados por um engate do tipo B (quinta-roda) e podem ser tracionados por um cavalo-mecânico 6x2 (trucado).

Já o rodotrem (vide figura abaixo) é um combinação de veículos de carga (dois semi-reboques) composta por um total de 9 eixos que permite o transporte de um peso bruto total combinado (PBTC) de 74 toneladas. Os dois semi-reboques dessa combinação são interligados por um veículo intermediário denominado dolly, que possui a característica de acoplar no semi-reboque dianteiro por um engate do tipo A (engate automático e com cambão) e fazer a ligação com o semi-reboque traseiro através de um engate do tipo B (quinta-roda)> essa combinação só pode ser tracionada por um cavalo-mecânico 6x4 (traçado) e necessita de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET).

Por definição o bitrem é um conjunto que possui duas articulações (quinta-roda do caminhão e a quinta-roda do semi-reboque dianteiro) e o rodotrem é um conjunto que possui três articulações (quinta-roda do caminhão, engate dianteiro do dolly e quinta-roda do dolly).

O que é um tri-trem?

É uma combinação de veículo de carga - CVC - formada por três semi-reboques interligados através de quinta roda, ou seja com engates do tipo B, como acontece na combinação bi-trem. Esta CVC possbilita um PBTC de 74 toneladas, a mesma do rodotrem, mas, devido às características específicas, são desenvolvidas especialmente para o transporte florestal e canavieiro.

Outras definições

Romeu e Julieta é um caminhão que traciona reboque;
Treminhão é um caminhão tracionando dois ou mais reboques, engatados por meio de ralas.

Fonte: http://www.guiadotrc.com.br/lei/bitrem.asp

Comentários

  1. Estes equipamentos vieram na intenção de transportar maior quantidade em menos viagens ,o que de fato ja ocorre em milhares de pontos no Brasil,contudo aumenta a responsabilidade do condutor e o tempo de viagem aumenta na condição de oferecer segurança nas vias por onde passa ,com a real situação Brasileira na falta de condutores de carretas qualificados a tendência será que esta frota aumente ,e o salário de quem esta executando continue a desejar junto as condições subhumanas ,que é submetido nas empresas ,atualmente temos em varias areas falta de profissionais e o que ocorre geralmente é que a visão patronal encontra-se gananciosa e nem oferece ou reverte em qualidade ao que se faz pelas empresas ,somos pontos como Leds e com isso formamos uma imagem no qual alguem venha encandecer no mercado ,mas somos invisiveis aos proprietarios de transportadoras ,quando sumir este profissional certamente havera maior remuneração pelo que se faz, e o Pais volta a se desenvolver melhor, quando a corrupção for reduzida a zero ,os Bitrens ,rodotrens e o que forem utilizados para acelerar a produção forem custeados na manutenção certamente vai ocorrer uma evolução no sistema ,pois alvejam uma riqueza acelerada acompanhada de uma disputa comercial de quem produz e enriquece mais,o ideal seria engrenar igualmente e fazer com que o sistema girasse sem pressa e todos atingissem o objetivo .
    O sistema de transporte nao evolui devido a deslealdade e raciocinio pobre ,esqueceram a qualidade que podem oferecer e com isso exigir tambem comecemos observar a malha viaria por onde escorrem os grãos Brasileiros e depois as condições de trabalho e os equipamentos . (Hamilton Tamosaitis)

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  2. Motorista qualificado deve ganhar muito bem pelo tempo que passa longe de suas famílias.
    Salário mínimo de um condutor de caminhão de pequeno porte ( Toco ou Truck ) deveria ser em torno de 3.000 reais.Grande porte (Bi tren,tri-tren,rodo-trem e etc...) salário base; 5.000
    Mais tudo nesse país é desigual,muitos com pouco e poucos com muito,quem mais trabalha e sua a camisa recebe pouco por isso e quem tem apenas um nome bonito no cargo,pouco faz !
    (Éder Lopes )

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  3. Concordo com tudo que meus amigos acima dizem.
    Me sinto uma alma penada dentro da empresa em que trabalho, sou invisivel.
    Fui pedir ao meu patrão instalar um banco pneumático de R$1500,00 no caminhão e ele deu a entender que seria mais facil trocar de motorista que faze lo.
    Efim levamos tudo nas costas e não recebemos o menor reconhecimanto.

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  4. Estes equipamentos vieram na intenção de transportar maior quantidade em menos viagens ,o que de fato ja ocorre em milhares de pontos no Brasil,contudo aumenta a responsabilidade do condutor e o tempo de viagem aumenta na condição de oferecer segurança nas vias por onde passa ,com a real situação Brasileira na falta de condutores de carretas qualificados a tendência será que esta frota aumente ,e o salário de quem esta executando continue a desejar junto as condições subhumanas ,que é submetido nas empresas ,atualmente temos em varias areas falta de profissionais e o que ocorre geralmente é que a visão patronal encontra-se gananciosa e nem oferece ou reverte em qualidade ao que se faz pelas empresas ,somos pontos como Leds e com isso formamos uma imagem no qual alguem venha encandecer no mercado ,mas somos invisiveis aos proprietarios de transportadoras ,quando sumir este profissional certamente havera maior remuneração pelo que se faz, e o Pais volta a se desenvolver melhor, quando a corrupção for reduzida a zero ,os Bitrens ,rodotrens e o que forem utilizados para acelerar a produção forem custeados na manutenção certamente vai ocorrer uma evolução no sistema ,pois alvejam uma riqueza acelerada acompanhada de uma disputa comercial de quem produz e enriquece mais,o ideal seria engrenar igualmente e fazer com que o sistema girasse sem pressa e todos atingissem o objetivo .
    O sistema de transporte nao evolui devido a deslealdade e raciocinio pobre ,esqueceram a qualidade que podem oferecer e com isso exigir tambem comecemos observar a malha viaria por onde escorrem os grãos Brasileiros e depois as condições de trabalho e os equipamentos . (Hamilton Tamosaitis)

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