Pular para o conteúdo principal

INFRA-ESTRUTURA | SISTEMA VIÁRIO | MOBILIDADE URBANA - Ponto de Vista


Neste artigo vou focar Infra-estrutura especificamente referindo-me ao Sistema Rodoviário. Desde sempre, dos antigos caminhos até as mais modernas atuais rodovias, “estrada em síntese é a ligação entre dois pontos”, isso sempre foi uma verdade até que as cidades cresceram, os meios de transportes se transformaram e pela globalização o mundo se tornou pequeno.

Sistema Viário sempre foi mal compreendido na essência da sua aplicação, mas em princípio representam a perfeita harmonia do planejamento dos movimentos de qualquer natureza pela superfície, podendo ser focado como arquitetura e urbanismo, movimentação portuária, organização de pátio de aeroportos, etc. Mas os tempos mudaram com o crescimento da população, o surgimento de vários modais de transporte de pessoas e cargas, bem como o aumento da intensidade da movimentação de pessoas e cargas.

Mobilidade Urbana, um termo um pouco mais moderno, de aplicação quase exclusiva em planejamento urbano das grandes metrópoles, porém com o grave problema de focar quase que exclusivamente pessoas em todas as formas de deslocamento, deixando de lado por incrível que pareça o importante segmento do transporte de carga para o abastecimento urbano.

Em verdade hoje, projetos de estradas da alçada do governo federal ou estadual, bem como sistemas viários e projetos de Mobilidade Urbana de alçada dos municípios, devem e precisam ser projetados e planejados de forma sistêmica e integrada, uma vez que no contexto atual estradas são ligações não de dois pontos, mas de pólos geradores (origem/destino) tanto de pessoas como de cargas em geral, nos mais variados modais de transportes. Isto quer dizer que ao se projetar uma rodovia, principalmente as classificadas como “vias fechadas”, devem se levar em conta em todos os municípios que irá cruzar para que se integre ao respectivos sistemas viários, e mais ainda, que estejam em conformidade com as agências reguladoras em especial a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, porque na Logística e no transporte de carga a tendência irreversível é a criação de Centros Coletores/Distribuidores (mais conhecidos como Centrais de Distribuição) ao longo da rodovias, servindo como Centro de Transferência para o abastecimento urbano com seus milhares de pontos de venda, através de veículos especialmente projetados para esse fim.

Mas não é isto que acontece, tomando como exemplo do planejamento mal feito e individual, o conjunto de medidas em fase de adoção pela prefeitura de São Paulo, região metropolitana com mais de 20 milhões de pessoas, pelo qual se restringem todos os tipos de caminhões numa ampla área geográfica e com a altíssima relação temporal. Como disse em editorial passado, como se os caminhões fossem os vilões exclusivos do caos do tráfego e trânsito das vias urbanas.

Já passou da hora para que as autoridades “donos das canetas”, bem como técnicos, projetistas e planejadores pensem e ajam individualmente. Já basta o caos que foi criado. O futuro não pode esperar por soluções corretivas e a única solução é o planejamento sistêmico e integrado para construção de estradas, execução de Sistemas Viários e definição de Mobilidade Urbana.

J.G. Vantine

Fonte: http://www.vantine.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caminhões.... Quais os Tipos Existentes.

Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendiment...

O que é Logística

A logística é uma operação integrada para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada, o qual significará a esta Empresa o planejamento, coordenação, e a execução de um processo de controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o momento de sua concepção até seu consumo final.   É de vital importância à redução de custos e ao aumento da competitividade. A Logística empresarial nasceu da importância da redução de custos nas empresas e na maior importância que se dá hoje em atendimento das necessidades dos clientes.    Quando todos os produtos se tornam iguais, a empresa mais competitiva será aquela que conseguir ser mais eficiente e eficaz, se antecipando a prováveis problemas que possa vir a enfrentar. Some-se a isso, que o mundo está se tornando cada vez mais um mercado global, as fronteiras geográficas estão desaparecendo e a expectativa é que as empresas estejam preparadas para enfrent...