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1. Terminal Multimodal em Ribeirão Preto ???

O investimento em transporte de cargas deveria ser algo a ser feito pelas esferas Federal, Estadual e Municipal em conjunto.

Antes de chegar no Modal Aeroviário e na ampliação do Aeroporto Leite Lopes, vamos falar dos demais modais, dar as definições dos modais que temos aqui na nossa região.

Modal Rodoviário: transporte rodoviário no Brasil é o principal sistema logístico do país e conta com uma rede de 1.751.868 quilômetros de estradas rodovias nacionais (a quarta maior do mundo), por onde passam 56% de todas as cargas movimentadas no território brasileiro. Esse sistema de rodovias é o principal meio de transporte de cargas e passageiros no tráfego do país. A importância desse tipo de transporte se dá desde o início da república, quando os governos começaram a priorizar o transporte rodoviário, em detrimento ao transporte ferroviário e fluvial.(1)

Modal Ferroviário: O transporte ferroviário é uma parte fundamental da cadeia logística que facilita as trocas comerciais e o crescimento económico. É um meio de transporte com uma elevada capacidade de carga e energeticamente eficiente, embora careça de flexibilidade e exija uma contínua aplicação de capital. Está particularmente vocacionado para o transporte de cargas de baixo valor total, em grandes quantidades, entre uma origem e um destino, a grandes distâncias, tais como: minérios, produtos siderúrgicos, agrícolas e fertilizantes, entre outros. (1)

Modal Aeroviário: Transporte aéreo é o movimento de pessoas e mercadorias pelo ar com a utilização de aviões ou helicópteros. O transporte aéreo é usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias urgentes ou de alto valor. (1)

Transporte Multimodal de Cargas: O Transporte Multimodal é aquele em que serão necessários mais de um tipo de veículo para conduzir a mercadoria até ao seu destino final, deste modo serão utilizados desde caminhões, navios, aviões ou outro tipo de condução necessário para a entrega (Cos et al., 2000, p. 509). Assim para a mercadoria chegar até ao seu destino final ela necessitará de passar por mais de um tipo de transporte, podendo contratar uma empresa que faça essas mudanças, sem que o importador ou exportador se envolva nessas trocas. (1)

Terminais Multimodais de Cargas: Considera-se um Terminal Multimodal de cargas a área de serviços logísticos, delimitada no território ou não, porém localizada em um ponto nodal das cadeias de transporte e de logística, no qual se obtenham contribuições importantes na cadeia de valor, por meio da prestação de serviços de valor agregado, quer seja através da rede de transporte, da rede de telecomunicações ou quer apenas por intermédio de serviços pontuais à mercadoria, às pessoas (clientes, usuários, trabalhadores), aos veículos e equipamentos. (2)

Dada as definições necessárias, vamos ver o que temos na nossa região que poderia viabilizar uma movimentação de cargas como vemos em algumas regiões mais desenvolvidas do planeta.


Fontes:
(1) http://pt.wikipedia.org
(2) Rosa, D.P. (2004) Plataforma Logístico-Cooperativa: Integração Horizontal das Cadeias de Abastecimento. ANPET. Florianópolis, 1147-1158.





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