Pular para o conteúdo principal

MP move duas ações contra ampliação do Leite Lopes


Estou postando uma reportagem veiculada pelo Jornal "A Cidade", aqui de Ribeirão Preto. Nela o Ministério Público movem ações contra a ampliação do Aeroporto Leite Lopes para que o mesmo se torne um aeroporto internacional.
As colocações são interessantes e preocupantes. Vamos analisar possíveis soluções, com ênfase em processos logísticos. 
========================================================================

Promotoria diz que mudanças deixam aeroporto fora das normas


O Ministério Público Estadual (MP) finalizou duas ações que devem ser apresentadas nesta quarta-feira (29) à Justiça, para evitar que o projeto de ampliação do aeroporto Leite Lopes seja executado da maneira como está.
Segundo a promotoria, sem adequações, a área do aeroporto vai ficar fora das normas de urbanismo e de segurança.
As ações do Ministério Público pedem adequações da obra de ampliação da pista, dentro do acordo firmado judicialmente.
Por esse acordo, a pista do aeroporto de Ribeirão ficaria com os atuais 2.100 metros de extensão. Hoje o aeroporto opera apenas com 1.700 metros.
Mas, segundo o promotor Antonio Alberto Machado, o Daesp ampliou a pista para 2.600 metros. Com isso, foi alterada também a largura, que deve avançar 220 metros para cada lado da pista. Essas ampliações trazem impactos ambientais e sociais, como a necessidade de remoção de favelas e desapropriações.
Mesmo com as alterações, o aeroporto não poderia receber grandes aviões cargueiros, que necessitam de uma pista com medida superior a 3.000 metros.
“O mais prudente seria que Ribeirão Preto fizesse o aeroporto em outro lugar”, afirmou o promotor ao Jornal da EPTV 2ª edição desta terça-feira (28).
As duas ações civis do Ministério Público representam 150 famílias diretamente atingidas pela obra. Estudos técnicos apresentados pelo promotor mostram que a ampliação do aeroporto precisa ser melhor avaliada. “Estamos questionando várias normas, urbanísticas, ambientais e aeronáuticas que não estão sendo observadas.”
Aviões de grande porte não podem usar a pista
Mesmo operando com uma pista de 2.600 metros, o Leite Lopes não poderia receber aviões de grande porte, como os modelos 767-200 e 767-300, que precisam de pistas com 3.290 metros de extensão para pousar e decolar.
Os modelos DC-10 e 747-400, muito maiores e que que utilizam pistas entre 3.400 e 3.900 metros, também não poderiam usar a pista do Leite Lopes
Além disso, essas aeronaves exigem um raio de 45 quilômetros sem obstáculos. Prédios da cidade e até este morro impediriam as operações.
Fonte: Site Jornal A Cidade, 28/05/2013 (www.jornalacidade.com.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caminhões.... Quais os Tipos Existentes.

Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendiment...

O que é Logística

A logística é uma operação integrada para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada, o qual significará a esta Empresa o planejamento, coordenação, e a execução de um processo de controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o momento de sua concepção até seu consumo final.   É de vital importância à redução de custos e ao aumento da competitividade. A Logística empresarial nasceu da importância da redução de custos nas empresas e na maior importância que se dá hoje em atendimento das necessidades dos clientes.    Quando todos os produtos se tornam iguais, a empresa mais competitiva será aquela que conseguir ser mais eficiente e eficaz, se antecipando a prováveis problemas que possa vir a enfrentar. Some-se a isso, que o mundo está se tornando cada vez mais um mercado global, as fronteiras geográficas estão desaparecendo e a expectativa é que as empresas estejam preparadas para enfrent...