Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril 19, 2009

Profissionais de Logística: Expectativas e Habilidades

No Brasil, a logística evoluiu a uma velocidade gigantesca nos últimos dez anos, exigindo dos profissionais da área uma visão integrada de todo o processo e uma postura colaborativa junto aos Clientes internos e externos e Fornecedores. Paralelamente, o quadro de funcionários foi reduzido na maioria esmagadora das empresas, e as cobranças aumentaram em proporção desigual. Ainda junto a tudo isso se identificou uma menor tolerância a erros e a exigência de resultados em curtíssimos prazos . Grande parte do tempo dedicado às atividades estratégicas e táticas foi substituída pela necessidade de apresentar resultados imediatos e pelo temor de perder o emprego, forçando muitos desses profissionais a voltar-se quase que exclusivamente à rotina operacional diária. Devido ao fato de muitos deles trabalharem em torno de 10h a 14h diárias, muitas vezes independendo do cargo e do segmento em que atuam, impediu-os de se aperfeiçoar em cursos técnicos e complementares, graduação, pós-graduaç

Melhoria de Processos em Centros de Distribuicao

A operação de um centro de distribuição (CD) envolve uma coordenação detalhada de suas diversas atividades. Para atingir uma eficiência maior nas operações, os CDs costumam investir pesadamente em tecnologia (ERP, SCM, WMS, entre outras siglas). No entanto, algumas vezes se deixa de lado um dos pontos mais críticos para a eficiência e redução de custos : os processos. Claro que a tecnologia tem um papel crucial na otimização das atividades, mas sem os processos adequados o CD não terá bons resultados. Conforme aumenta a complexidade das operações (mais fornecedores, clientes e itens), aumenta também a importância do gerenciamento dos processos . Deve-se monitorar a mudança na realidade operacional do CD para modificar os processos de forma correspondente. Usar os mesmos processos antigos para uma operação que cresce em complexidade somente levará a um maior índice de erros, baixa produtividade e atraso nas entregas . A seguir estão 3 áreas de processos que devem ser monitorada

Júlio Simões Logística assume operações para o setor sucroalcooleiro

Mesmo pressionadas pela atual defasagem no preço do frete que tem apertado os custos do setor rodoviário de cargas, grandes empresas do segmento anunciam novos negócios este ano, como a Júlio Simões Logística, que inicia novas frentes de atuação em 2009. Elas devem contribuir com o crescimento do Grupo Júlio Simões, que ano passado faturou R$ 2,3 bilhões e observou uma taxa média de 37% de incremento nos últimos cinco anos. Para 2009, a expectativa do grupo é aumentar em 15% a receita , apesar da turbulência econômica. Irecê de Andrade, diretora da Julio Simões Logística contou que a empresa começa a atender operações logísticas do setor sucroalcooleiro, ao atender clientes com a Cosan e a Brenco . " Este é um dos setores que estão aquecidos e vai contribuir com o crescimento da empresa este ano" , concluiu a executiva. Outro projeto em que a empresa também passa a atuar é a logística da nova fábrica da Votorantim Celulose e Papel (VCP) em Três Lagoas (MS). Além disso