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Mostrando postagens de maio 23, 2010

Malha rodoviária brasileira - Na contramão do progresso

O fortalecimento da economia brasileira não foi acompanhado pelo desenvolvimento de sua infra-estrutura. Essa situação ameaça a saúde do transporte rodoviário nacional, pois mesmo presente entre as dez maiores economias do mundo, o Brasil ficou em 20º e último lugar no estudo da Associação Nacional de Transporte de Carga e Logística (NTC). O estudo comparou os vinte maiores Produtos Internos Brutos (PIBs) do mundo, ponderando o tamanho da malha de transporte com o território nacional e a população. O Brasil possui a quarta maior extensão de malha rodoviária entre esses vinte países, porém a última colocação quando a questão é a qualidade de sua infra-estrutura.  O custo logístico e a baixa competitividade dos produtos brasileiros podem ser explicados pelos números aqui expostos. Somente 12% das rodovias brasileiras são pavimentadas - na Índia, o índice é de 47% e no México, 50%. Outro dado preocupante foi divulgado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em novembro deste ano,

Alfândega impede avanço maior do comércio do país

A pesar de deficiências , Brasil ganha 20 posições em ranking de logística do Bird. Alemanha sobe 2 postos e passa para o primeiro lugar; estudo leva em conta capacidade dos países de transportar produtos. O Brasil foi um dos países que mais avançaram no ranking de logística elaborado pelo Banco Mundial (Bird), que mede a capacidade dos países d e transportar bens e conectar indústria e consumidores aos mercados internacionais. O país ficou na 41ª posição , ganhando 20 postos em relação à pesquisa anterior, de 2007, mas permaneceu atrás de vários países emergentes, como China, África do Sul, Malásia e Turquia. Na América Latina, o país assumiu a liderança , passando México, Peru e Argentina, que estavam a frente no levantamento feito há três anos. Para o Banco Mundial, o Brasil, a exemplo da Colômbia, está aprovando reformas importantes para r eduzir o custo-país. A questão alfandegária (que envolve a eficiência e a eficácia da Alfândega e de outras agências de controle n