Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio 3, 2009

RFID – Aspectos Teóricos, Aplicação em Supply Chain

As aplicações comerciais de RFID começam a ganhar espaço no mercado e são conhecidas como etiquetas inteligentes. Elas prometem revolucionar desde hábitos de consumo até o modo operacional de diversos segmentos de mercado, em especial o de varejo e a cadeia logística que lhe suporta. As etiquetas inteligentes são compostas por um micro chip de silício que guarda um número único (EPC), além de um número de série e informações adicionais. Internamente possuem uma antena e podem ter diversos tamanhos e formatos (cartões, pastilhas e argolas, por exemplo) variando conforme os materiais que são feitos (plástico, vidro, époxi, etc). As duas principais vantagens da nova tecnologia são: 1. a possibilidade de leitura de forma passiva , eliminando o uso de scanners, e 2. a adição de grande quantidade de informações às etiquetas . Elas permitem ainda que cada produto se torne único , e, portanto, rastreável . No entanto, há ainda restrição ao uso do RFID em função dos altos custos de imple

O que são Portos Secos...

Portos secos são recintos alfandegados de uso público , situados em zona secundária, nos quais são executadas operações de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e de bagagem, sob controle aduaneiro. As operações de movimentação e armazenagem de mercadorias sob controle aduaneiro, bem assim a prestação de serviços conexos, em porto seco, sujeitam-se ao regime de concessão ou de permissão . A execução das operações e a prestação dos serviços conexos serão efetivadas mediante o regime de permissão, salvo quando os serviços devam ser prestados em porto seco instalado em imóvel pertencente à União, caso em que será adotado o regime de concessão precedida da execução de obra pública. O porto seco é instalado , preferencialmente, adjacente às regiões produtoras e consumidoras . No porto seco são também executados todos os serviços aduaneiros a cargo da Secretaria da Receita Federal , inclusive os de processamento de despacho aduaneiro de importação e de exportação

A responsabilização e a exclusão de responsabilidade no transporte rodoviário de cargas

Em 5 de janeiro de 2007 entrou em vigor a Lei nº 11.442/2007 que regula o Transporte Rodoviário de Cargas em território nacional. O advento da referida lei foi de extrema importância levando-se em consideração as necessidades do setor de transporte que há tempos esperava por uma legislação mais específica. Dentre as diversas matérias regulamentadas pela lei 11.442 encontra-se a responsabilidade civil do transportador que, com a nova legislação, ratificou o que já dispunha o Código Civil e o entendimento dos tribunais pátrios. Nesse contexto, considerando os dispositivos do Código Civil e da Lei 11.442, o transportador responde pela carga desde o momento em que a recebe até a entrega definitiva ao seu destinatário. Ainda, estabeleceu que a empresa transportadora é responsável pelas ações ou omissões de seus empregados, agentes, prepostos ou terceiros contratados ou subcontratados, como se as ações ou omissões prestadas por eles fossem realizadas por ela própria. Sendo assim, evid