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Mostrando postagens de janeiro 30, 2011

O Brasil e sua infra-estrutura rodoviária

O Brasil tem hoje dois problemas simultâneos a resolver no seu sistema rodoviário. Um é a insuficiência de rodovias pavimentadas em relação às dimensões e necessidades do País e o outro é o mau estado de grande parte de nossas estradas. O  recente trabalho - O Mito do Rodoviarismo Brasileiro - elaborado pelo doutor Geraldo Vianna, presidente por seis anos da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), confirma, de modo claro, o primeiro problema, mostrando a deficiência da infra-estrutura logística do País tanto no segmento rodoviário como no ferroviário. O estudo mostra que entre as 20 maiores economias (PIBs) do mundo, o Brasil é o último em porcentual de rodovias pavimentadas sobre o total de estradas existentes. Outro dado preocupante é a 13ª posição na extensão de rodovias pavimentadas, atrás de seis países desenvolvidos com territórios pequenos (15 a 35 vezes menores), e de nossos três concorrentes no grupo de países do chamado Bric, além

Pistas exclusivas para caminhões - TRUCK-ONLY LANES

O objetivo dessas pistas é separar os caminhões do tráfego misto para aumentar a segurança e estabilizar o fluxo. Existem poucas pistas exclusivas para caminhões nos Estados Unidos. Muitos estados restringem caminhões a certas pistas, mas também permitem o seu uso para os outros veículos. Na Califórnia, há duas pistas em operação e outras sendo consideradas. Inglês - maio/2004 Leia mais em: TRUCK-ONLY LANES CALIFORNIA DEPARTMENT OF TRANPORTATION (CALTRANS) http://www.dot.ca.gov/hq/traffops/trucks/trucksize/fs-trucklanes.htm Isso poderia ajudar nas cidades que, como o município de São Paulo, tem veículos pesados utilizando o seu viário principal como passagem, por não haver meio de acessar outras rodovias. Vamos pensar no assunto??

Denatran quer facilitar habilitação para transporte de carga

O diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva, sugeriu há uma alteração no   Código de Trânsito Brasileiro   (Lei   9.503/97  ) para que a obrigatoriedade de possuir a carteira categoria B (voltada a condutores de carros de passeio cuja lotação não ultrapasse oito lugares, excluindo-se o motorista) há pelo menos um ano deixe de ser requisito para a obtenção da carteira da categoria C, que é necessária para condutores de caminhões e veículos utilizados em transporte de carga com peso acima de 3,5 toneladas. De acordo em ele, o setor de transportes tem perdido profissionais por causa dessa exigência. Fonte: Extraído de:  Câmara dos Deputados    -  07 de Dezembro de 2010 Se isso realmente for implantado, teremos mais acidentes nas nossas ruas e rodovias, já que a formação de condutores para as categorias acima da C. Temeroso posso dizer. Conduzir veículos de cargas trás algumas responsabilidades, tanto no trânsito, quanto com os produtos trans