Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de julho 31, 2011

BSC (Balanced Scorecard)

O   Balanced Scorecard   é uma metodologia de medição de desempenho através de indicadores desenvolvida pelos professores Robert Kaplan e David Norton em 1992 na Harvard Bussiness Review. Hoje muitas empresas utilizam esta ferramenta em uma especie de ligação entre a TI (Tecnologia da Informação) e o programa ERP ( Enterprise Resource Planning ), porem não basta apenas esta ligação para que a medição dos indicadores funcione, é preciso antes de tudo a realização do planejamento estratégico e a definição de metas a serem alcançadas. A principio o modelo de BSC foi apresentado para medição de indicadores do desenvolvimento empresarial, foi tão bem aceito que também passou a ser utilizado na formação das estratégias da empresa. Para a formação dos indicadores são levados em consideração quatro perspectivas da gestão estratégica da organização, são elas: 1. Financeira; 2. Clientes; 3. Processos Internos; 4. Aprendizado e Crescimento; As nomenclaturas podem mudar de empresa para

Introdução ao BPM

Chama-se “ BPM ” ( Business Process Management , traduza literalmente “gestão dos processos de escritório”) à abordagem que consiste em modelar informaticamente os processos de escritório da empresa, quer no seu aspecto aplicativo, quer humano.  O objectivo desta diligência é conduzira uma melhor visão global do conjunto dos processos da empresa e as suas interacções, para ficar em condições de os optimizar e, na medida do possível, automatizá-los ao máximo com a ajuda de aplicações. Um modo « bottom-up » A atitude do BPM propõe uma abordagem ascendente, dita “bottom-up” (da baixo para cima), consistindo em analisar o funcionamento real da empresa para a modelar.  Esta diligência constitui uma ruptura em relação aos esquemas gerais, ditos “top-down” (traduzir “de cima para baixo”), nos quais o funcionamento da empresa deve inserir-se num modelo proposto pela equipa dirigente. Ciclo de vida de um processo de escritório O ciclo de vida de uma diligência BPM pode globalmente ser decompos

BI - Business Intelligence

Toda a montanha de dados provenientes de seus hábitos de compra, assim como de seus contatos com as empresas e de suas reclamações, não poderiam ficar sem um t ratamento especial. Tudo hoje é meticulosamente armazenado em bases de dados de forma classificada e ordenada, para que quando necessário, as empresas possam lançar mão de indicadores precisos no apoio à t omada de decisões . Com o registro de todas as informações de seus compradores, uma indústria de eletrodomésticos pode saber em segundos por exemplo, qual região da cidade deve ser o foco de uma campanha local de estímulo à vendas. Com softwares especiais , chega-se ao extremo de se poder ver graficamente na tela do computador com o toque de um botão do mouse, a concentração de uso de sua marca de geladeiras em uma determinada rua da cidade. São softwares que combinam dados de consumo com mapas e informações de natureza geográfica . E não por acaso, facilmente você encontrará estranhas combinações de disposição de pro