Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 6, 2011

O teorema da rota colorida

O problema da rota colorida foi apresentado em 1970 por uma equipe de mateméticos dirigida pelo norteamericanos Benjamin Weiss e Roy Adler . O desafio era criar um mapa universal em que sempre fosse possível atingir um certo destino, independentemente do ponto de partida. Mais precisamente, o objetivo consistia em descobrir um conjunto de regras que garantissem que sempre se chegasse a um determinado destino, independentemente do ponto de partida. No mundo real, isso corresponderia a você pedir, a um amigo, o caminho para chegar a sua casa e, em vez disso, ele lhe desse um conjunto de regras tais que você sempre ia chegar lá, não importa o lugar de onde saisse. Trahtman conseguiu resolver o problema para a situação particular da figura. Se você escolher um círculo qualquer e for seguindo na direção das setas, sempre escolhendo a sequência azul-vermelho-vermelho, azul-vermelho-vermelho ..., você vai acabar chegando no círculo amarelo. Analogamente, independentemente do ponto de partida,

Os custos dos congestionamentos de trânsito

As modernas cidades são organismos de grande eficiência para as trocas, ambientes propícios para a inovação e criatividade, e geradoras de externalidades positivas em muitos sentidos. Por outro lado, também se tornaram espaço de alguns problemas, como a proliferação de crimes e de problemas ambientais, estes relacionados especialmente à expansão urbanizadora. O problema que nos ocupa aqui é o dos congestionamentos de trânsito. Esse problema surge como consequência natural da percepção do espaço urbano: com poucos ocupando as ruas das cidades com seus carros, a mobilidade é normal; com muitos ao mesmo tempo saindo às ruas de automóvel, a mobilidade é prejudicada. Assim, com muitas pessoas usando as ruas, estas se congestionam. Os congestionamentos de trânsito geram custos totais enormes, representados pelos custos contábeis, como o consumo extra de combustível motivado pela marcha lenta, e o desgaste mecânico dos automóveis (uso excessivo de embreagem, aquecimento dos motores). Mais exp

Radar ‘dedo-duro’ flagra 225 por mês na região de Ribeirão

Um balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Estadual mostra que a média de veículos com o licenciamento vencido flagrados pelos radares inteligentes ou dedo-duro é de 225 por mês, ou sete por dia, na rodovia Anhanguera (SP-330), nos municípios de Orlândia e Santa Rita do Passa Quatro, na região de Ribeirão Preto. Esses aparelhos entraram em operação definitiva em dezembro de 2010, mas passaram por testes desde agosto. Além de indicar a pendência com o licenciamento, o sistema denuncia se o veículo é produto de roubo ou furto. O comerciante Pedro Henrique Gonçalves Dias, de 54 anos, ajudou a engrossar a estatística no mês passado. Ele foi abordado e teve o carro apreendido. "O licenciamento venceu em setembro do ano passado e esqueci de renová-lo. Descobri que tenho mais cinco multas", disse. Para o tenente Túlio Vancin de Azevedo, graças à nova tecnologia, os policiais conseguiram recuperar em janeiro, na base de Orlândia, dois veículos furtados. Uma pessoa também foi presa

ANTT age contra mau uso de malha ferroviária

Agência quer prazo para que as empresas definam planos de recuperação ou  devolvam os trechos. A agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) quer  começar a resolver este ano o problema de subutilização e abandono de quase  65% da malha ferroviária que está sob controle da iniciativa privada. Para isso,  lançará em março uma resolução que fixará um prazo para que as  concessionárias definam planos de recuperação ou devolvam os trechos.  "As concessionárias vão ter um prazo para recuperar ou para devolver. Se  devolverem, vamos discutir indenizações onde couber, mas o que está sob  concessão tem que estar em condições de operar", disse o diretor-geral da ANTT,  Bernardo Figueiredo. A proposta faz parte de um pacote de medidas que a agência tem discutido  com o setor para tentar resolver gargalos antes da edição do novo marco regulatório  do setor, que está parado desde o ano passado. Segundo Figueiredo, as resoluções  tratam dos temas mais urgentes que nã

Infraero tem novo site para Logística de Carga

A Infraero já disponibilizou no portal da empresa (www.infraero.gov.br) o novo site da área de Logística de Carga (Infraero Cargo). Com novo formato, o site da Infraero Cargo tem mais informações sobre a atividade de Logística de Carga da Infraero. A nova versão traz temas que vão desde curiosidades até boletins estatísticos mensais com a movimentação de cargas nos Terminais e dados gerais sobre o comércio exterior brasileiro. Com o novo site, os clientes também têm acesso a todos os rankings de eficiência logística dos aeroportos nos quais o Programa de Eficiência já foi implantado. O site também disponibiliza as principais legislações sobre comércio exterior, incluindo portarias, resoluções e Instruções Normativas da Secretaria da Receita Federal (SRF). Foram relacionados ainda links para portais de órgãos como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos e o site oficial do Mercosul. Fonte: MMT Assessori