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Mostrando postagens de março 8, 2009

Sistema de gestão (T.I.)

Ferramenta barata oferece recursos avançados para a gestão empresarial 25/02/2009 - Transpoonline ( http://www.editorialrq.com.br/novo/noticias.php?id=14 ) Chega ao Brasil um software destinado aos pequenos transportadores e operadores logísticos. Trata-se do Adaptive Planning, uma ferramenta 75% mais barata do que as existentes no mercado, que auxilia no planejamento estratégico de negócios de uma empresa, eliminando, inclusive, os custos praticados na implementação, treinamento, suporte e atualizações. O produto chega ao mercado através de uma parceria entre a companhia brasileira ODE Peopleware e a estadunidense Adaptive Planning. “As pequenas e médias empresas nunca puderam ter uma poderosa ferramenta de planning justamente porque os valores cobrados pelo licenciamento, implementação, suporte e atualizações sempre ficaram acima de sua capacidade financeira. Agora, com esta nova alternativa estamos apostando que o middle-market brasileiro poderá se igualar aos grandes quando o

A importância da armazenagem na logística

Há algum tempo, o conceito de ocupação física se concentrava mais na área do que na altura. Em geral, o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comportamento antieconômico. Não era mais suficiente apenas guardar a mercadoria com o maior cuidado possível. Racionalizar a altura ocupada foi a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material. A armazenagem dos materiais assumiu, então, uma grande importância na obtenção de maiores lucros. Independente de como foi embalado o material, ou de como foi movimentado, a etapa posterior é a armazenagem. Os termos "armazenagem" e "estocagem" são frequentemente usados para identificar coisas semelhantes. Mas, alguns preferem distinguir os dois, referindo-se à guarda de produtos acabados como "armazenagem" e à guarda de matérias-primas como "estocagem". A armazenagem aparece com

O Que É a Gestão Estratégica?

Há uma grande diferença entre Gestão Estratégica e Planejamento Estratégico. O Planejamento Estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Já a Gestão Estratégica é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação. Como o próprio nome diz, é uma forma de gerir toda uma organização, com foco em ações estratégicas em todas as áreas. Dentro da Gestão Estratégica existem vários passos. Inicialmente é realizado um Diagnóstico Estratégico , onde são realizados os levantamentos das situações atuais da empresa, buscando assim avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes dentro da instituição, bem como se estão oferecendo os resultados esperado

Conheça o funcionamento do motor diesel (Parte2)

Continuação ..... Fases dos motores do ciclo Diesel de 4 tempos As fases dos motores do ciclo Diesel, como princípio de funcionamento, são semelhantes ao ciclo Otto. Os tempos ou fases são: 1º Tempo : Aspiração Na fase de aspiração o pistão desloca ao ponto morto inferior (PMI) do ponto morto superior (PMS), aspirando o ar através da válvula de aspiração. 2 º Tempo: Compressão Nesta fase o pistão desloca do PMI ao PMS. No início do deslocamento a válvula de aspiração se fecha e o pistão começa a comprimir o ar na câmara de combustão. O ar quando sujeito a esta compressão sofre um aumento de temperatura que será, tanto maior, quanto for a percentagem comprimida (taxa de compressão). 3º Tempo: Combustão ( expansão) Um pouco antes do pistão atingir o PMS, o ar comprimido atinge uma pressão de 65 a 130 kgf/cm2; e uma temperatura de 600 a 800ºC. Por meio do injetor, o combustível é fortemente comprimido e pulverizado para o interior da câmara. Este combustível ao encontrar o ar, qu

Conheça o funcionamento do motor diesel (Parte1)

A História Diesel Construir um motor que utilizasse totalmente a energia do combustível. Essa era a idéia de Rudolf Diesel, o criador do motor que leva seu nome, desde os tempos de universidade, no final do século XIX, em Munique, Alemanha. Depois de desenvolver vários projetos, Diesel conseguiu patentear sua idéia em 22 de fevereiro de 1893 e, após correções e ajustes, o motor foi oficialmente apresentado ao mercado em 1898 com 10 cv de potência, com uma eficiência de 26,2% em comparação ao seu consumo específico, contra 16,6% alcançado na primeira versão (chamada de "Minha Amante Pretinha"). Rapidamente o motor ficou conhecido e começou a ser fabricado em toda a Alemanha, sendo as primeiras aplicações feitas em fábricas geradoras de energia. Uma das primeiras empresas a produzir motores Diesel estacionários foi a Benz & Cia, que anos mais tarde se dividiria em duas, formando a MWM (Motoren Werke Manheim AG, ou "fábrica de motores de Manheim"), que ficou

O que é Simulação?

Simulação é uma técnica de modelagem e análise usada para avaliar e aprimorar os sistemas dinâmicos de todos os tipos. Ela se desenvolveu à partir de uma tecnologia relativamente obscura, usada somente por poucos especialistas, para se tornar uma ferramenta amplamente utilizada por decision makers nos diversos níveis das empresas. Imagine-se atuando numa empresa altamente competitiva, gerenciando uma divisão de manufatura ou de serviços, a qual está impregnada de tecnologias ultrapassadas e de práticas gerenciais ineficientes. Você sabe que, para que a empresa continue competitiva, mudanças precisam ser feitas, mas você não tem certeza de quais mudanças funcionariam melhor ou se certas mudanças iriam funcionar. Você gostaria de poder experimentar algumas alternativas diferentes, mas sente que isto consumiria muito tempo, dinheiro e que causaria problemas/paradas nas operações atuais. Suponha agora que exista uma maneira mágica de se fazer uma réplica de seu sistema, propiciando-lhe

Artigo Técnico - Simulação

Muitas pessoas não conhecem ou tem informações precisas sobre simulação ou como é o processo de simulação. Para tanto, inicio agora uma serie de artigos que falam sobre o tema. Espero que esses artigos tirem algumas dúvidas sobre o assunto. Simular seu Centro de Distribuição para otimizar o dimensionamento e as operações Os processos inerentes às operações de Centros de Distribuições, tais como o picking (separação), inbound (recebimento) e outbound (expedição), são processos totalmente interdependentes que necessitam de um balanceamento ideal, pois envolvem custos altos e prazos pequenos. E no presente cenário de crise tornam-se uma ótima oportunidade de redução de custos através de estudos de novos layouts e operações sempre mais eficientes. Nesse sentido diversas empresas, a partir de 2007, procuraram a Belge para - através do CDSim e do Promodel - realizar estudos de simulação e otimização das operações de CDs. Os estudos de simulação e otimização são baseados em um

Modal Ferroviário

Aproveitando que um amigo francês me pediu informações sobre gabaritos ferroviários, vamos falar e esclarecer um pouco sobre como as ferrovias são vistas no Brasil com algumas informações adicionais. Como sabemos e vemos, o modal ferroviário é o patinho feio dos transportes, poucas empresas estão interessadas na sua utilização e mesmo em ver seu crescimento, mesmo com fretes muito mais baixos que os praticados pelos demais modais. Por ter uma malha muito pequena, desatualizada com as necessidades das empresas que poderiam se utilizar do modal e, ter uma velocidade mais baixa que os principais modais que necessitaria de um planejamento maior com relação a produção da empresa e o transportes dos produtos. Como a maioria das empresas não tem o planejamento estratégico da distribuição e dos transportes como uma vantagem competitiva, os custos de transportes acabam maiores e sem alternativas, caindo sempre no colo do modal rodoviário e no caso de urgência no aeroviário . Mas o que é

A Hora da Virada para Transportadores e Operadores Logísticos!

Ventos favoráveis sopram em direção ao mercado de prestação de serviços em logística e transportes. Há muito tempo não sentíamos essa leve e refrescante brisa! É importante aproveitar esta “brecha” no tempo até a chegada de uma nova tempestade. A combinação entre crescimento anual do PIB e um otimismo generalizado em quase todos os setores produtivos da economia, parece que reverterá a queda nos preços dos serviços logísticos, em especial dos fretes rodoviários, que desde a década de 90 vem apresentando uma perda real significativa, impactando diretamente na rentabilidade e na sobrevivência das empresas no médio e longo prazo. Desde então, o mercado vive uma situação preocupante. Poucas empresas são realmente lucrativas e a grande maioria sobrevive graças a uma heróica luta diária para pelo menos não perder e empatar. Aspectos qualitativos foram deixados de lado, e o mercado vive um perigoso processo de “comoditização”, que parece ser interminável! Em paralelo, os Embarcadores, em s