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Conheça o funcionamento do motor diesel (Parte2)

Continuação .....
Fases dos motores do ciclo Diesel de 4 tempos
As fases dos motores do ciclo Diesel, como princípio de funcionamento, são semelhantes ao ciclo Otto.
Os tempos ou fases são:
1º Tempo : Aspiração Na fase de aspiração o pistão desloca ao ponto morto inferior (PMI) do ponto morto superior (PMS), aspirando o ar através da válvula de aspiração. 2 º Tempo: Compressão Nesta fase o pistão desloca do PMI ao PMS. No início do deslocamento a válvula de aspiração se fecha e o pistão começa a comprimir o ar na câmara de combustão. O ar quando sujeito a esta compressão sofre um aumento de temperatura que será, tanto maior, quanto for a percentagem comprimida (taxa de compressão). 3º Tempo: Combustão ( expansão) Um pouco antes do pistão atingir o PMS, o ar comprimido atinge uma pressão de 65 a 130 kgf/cm2; e uma temperatura de 600 a 800ºC. Por meio do injetor, o combustível é fortemente comprimido e pulverizado para o interior da câmara. Este combustível ao encontrar o ar, que se encontra na pressão e temperatura supra-citado incendeia-se expontaneamente, empurrando energeticamente o pistão ao PMI.
4º Tempo : Descarga Um pouco antes do pistão atingir o PMI, de onde iniciará o quarto tempo, a válvula de descarga se abre, permitindo a saída de uma parte dos gases de combustão que se encontram em alta pressão. Ao deslocar para o PMS expulsa o resto dos gases.
A figura abaixo representa os quatro tempos de um motor do ciclo Diesel.
Mas há uma grande diferença com relação a outros motores de combustão interna de ciclo Otto.
Neste caso, a mistura ar-combustível mesmo comprimida, precisa de uma faísca (de uma vela por exemplo) para iniciar ao processo de queima.
Já nos motores Diesel, a mistura é substituída por ar puro no cilindro, que é comprimido a uma razão bem maior que nos Otto (16:1 a 24:1 8:1 a 10:1). Essa maior compressão leva a uma elevação significativa da temperatura que, combinada com o Diesel, pulverizando através de pequenos jatos a alta pressão, iniciam o processo de combustão espontânea, isto evita o efeito de detonação que ocorre com o combustível nos motores do ciclo Otto, aumentando significativamente o rendimento volumétrico do motor Diesel.
Outra característica dos gases de escape dos motores Diesel são os altos índices alcançados pela temperatura do fluído e pela pressão na câmara de combustão: de 600 a 800ºC e de 65 a 130 kgf/cm2, respectivamente. Nos motores ciclo Otto (ou a gasolina), esses valores chegam apenas a 800 a 1000ºC e de 60 a 80 kgf/cm2.
Continua ...............................

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