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Mostrando postagens de outubro 25, 2009

Projeto de Lei da Mobilidade Urbana

O Comitê Técnico de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana do Conselho das Cidades se reuniu dia 14 de outubro, em Brasília, onde se deu o encaminhamento do Projeto de Lei da Mobilidade Urbana. Na pauta, destaque ainda avaliação e propostas resultantes do debate do dia 06 de setembro e informes sobre apresentação do orçamento da Secretaria para 2010.

Pará elabora Plano Estadual de Logística de Transportes

Identificar ofertas, demandas esinalização de crescimento de tráfego nos modais rodoviário, hidroviário, aeroviário. Esses são os objetivos principais para a avaliação de estratégias de intervenções públicas e privadas, em um horizonte de 23 anos, do Plano Estadual de Logística e Transportes (PELT), que o governo do Estado está elaborando neste ano por meio da Fundação Instituto de Pesquisa Econômicada Universidade de São Paulo (Fipe).No Plano, serão consideradas estimativas de custos de cada projeto, assim como seus impactos econômico, social e no sistema de transportes do Estado. O estudo levará em conta a logística de transportes; modelagem econômica com cenários futuros; aperfeiçoamento da gestão dos projetos de transportes. "O PELT é de fundamental importância para um estado com dimensões continentais e tanta diversidade econômica e que cresce a um ritmo acima da média nacional", atesta Cândido Araújo Filho, diretor de transportes terrestres de Secretaria de Estado de T

Estudo critica infraestrutura logística do Brasil

O Brasil tem uma das piores infraestruturas de logística entre os países do Bric (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China), os Estados Unidos e o Canadá. Essa é a conclusão de um estudo realizado pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) e divulgado hoje. O presidente do Ilos, Paulo Fleury, que participa do 15º Fórum Internacional de Logística, afirmou que, em quilometragem de rodovias pavimentadas, por exemplo, o Brasil está na última colocação, com 212 mil quilômetros (km), atrás de Canadá (516 mil km), Rússia (655 mil km), Índia (1,565 milhão de km), China (1,576 milhão de km) e Estados Unidos (4,210 milhões de km). O Brasil também fica em último na extensão de ferrovias, com 29 mil km. Perde para Canadá (47 mil km), Índia (63 mil km), China (77 mil km), Rússia (87 mil km) e Estados Unidos (227 mil km). De acordo com o estudo, o País também é o pior em quilometragem de dutos, com 19 mil km, ficando atrás de Índia (23 mil km), China (58 mil km), Canadá (99 mil km), R

How big is the B in BRIC?

Brazil has certainly come a long way in recent years, and these days is without doubt not just a regional but a global powerhouse. Steady economic growth (barring the recent global hiccup), a fiscally responsible government led by the erstwhile leftist radical Luiz Inácio Lula da Silva that has deliberately nurtured some of the country's still partly state-owned companies into real world class corporations (for example Banco do Brasil, energy company Petrobras and mining giant Vale), and a genuine and significant reduction in poverty levels have all helped Brazil take its rightful place on the world stage. And to top it all the country has now been awarded both the 2014 World Cup and the 2016 Olympics. As a result of this success, Brazil is now a fully fledged member of the world's leading but loosely tied bloc of developing economies known as BRIC - along with Russia, India and China. But how does the biggest South American nation really compare with the other three? Accordin

Contra atrasos, transportadoras ampliam frota

Empresas de transporte de carga do Estado vão readequar horários de saída dos veículos e ampliar a frota para evitar atrasos nas entregas de fim de ano. O aumento do número de veículos, que já é em média de 30% no período, pode ser ainda maior por causa das interdições. Cerca de 6 mil empresas do setor atuam na Região Metropolitana de São Paulo. "É uma hora muito imprópria para interditar essas pontes. Vamos ter complicações sérias no trânsito. Isso deveria ser feito após o Natal, e em uma ponte de cada vez", afirma o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (Setcesp), Francisco Pelucio. Ele se reunirá hoje com o secretário municipal de Transportes, Alexandre Moraes, para discutir o abastecimento na capital. Além do rodízio e da restrição na circulação dos caminhões, as transportadoras citam como agravante a lei da entrega, aprovada neste mês pelo governador José Serra (PSDB) e que determina períodos de distribuição de mercadorias, s

Ribeirão vai criar pacote

Ribeirão Preto vai elaborar um pacote de ações, que pode incluir a implantação de novos radares, construções de viadutos e aumento de marronzinhos, para diminuir as estatísticas de acidentes de trânsito. O Plano de Melhorias de Segurança no Trânsito, anunciado ontem, foi a contraproposta que a Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S.A.) incluiu no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) elaborado pelo Ministério Público Estadual. Após receber críticas de comissões de trânsito da Câmara dos vereadores, o promotor Sebastião Sérgio da Silveira aceitou retirar do TAC os tópicos que obrigavam a Transerp a instalar novos radares. Manteve outros itens, como medidas antifraude na empresa. O TAC deve ser assinado na semana que vem. A partir da chancela, a Transerp terá 120 ou 240 dias -o prazo ainda está indefinido- para apresentar um plano que contemple melhorias no trânsito da cidade. "Não tenho interesse em instalar radares na cidade, mas algo precisa ser