Pular para o conteúdo principal

Ribeirão vai criar pacote

Ribeirão Preto vai elaborar um pacote de ações, que pode incluir a implantação de novos radares, construções de viadutos e aumento de marronzinhos, para diminuir as estatísticas de acidentes de trânsito. O Plano de Melhorias de Segurança no Trânsito, anunciado ontem, foi a contraproposta que a Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S.A.) incluiu no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) elaborado pelo Ministério Público Estadual. Após receber críticas de comissões de trânsito da Câmara dos vereadores, o promotor Sebastião Sérgio da Silveira aceitou retirar do TAC os tópicos que obrigavam a Transerp a instalar novos radares. Manteve outros itens, como medidas antifraude na empresa. O TAC deve ser assinado na semana que vem. A partir da chancela, a Transerp terá 120 ou 240 dias -o prazo ainda está indefinido- para apresentar um plano que contemple melhorias no trânsito da cidade. "Não tenho interesse em instalar radares na cidade, mas algo precisa ser feito com urgência, pois a quantidade de acidentes com vítima em Ribeirão é enorme", disse o promotor. Durante a reunião no Ministério Público, engenheiros da Transerp apresentaram um mapa que mostrava os principais pontos de acidentes de trânsito em Ribeirão. "Não me compete dizer onde devem ser instalados novos radares. Mas me compete fiscalizar e tomar providências para que a Transerp atue na prevenção de acidentes", disse. Mesmo sem a obrigatoriedade, o superintendente da Transerp, William Latuf, disse que o pacote deve contemplar a instalação de novos radares -principalmente os aparelhos do tipo fixo-, além de equipamentos nos semáforos dos principais cruzamentos, para inibir o avanço do sinal vermelho. A retirada dos semáforos considerados inócuos também será incluída, assim como a construção de obras de arte -viadutos e pontes, por exemplo. De acordo com Latuf, haverá, inclusive, um plano para diminuir a emissão de gases poluentes em Ribeirão Preto. "São medidas para melhorar o trânsito na cidade. É difícil adiantar detalhes, mas a ideia principal é diminuir a quantidade absurda de acidentes com vítimas", afirmou Latuf. No ano passado, foram 2.957 acidentes com vítimas, um crescimento de 18,3% em relação ao ano anterior. Segundo o promotor, a Transerp deverá estipular um prazo para a execução do plano assim que o apresentar. "É um compromisso que se cria, uma obrigação de se fazer. Caso o plano não seja satisfatório, podemos, sim, entrar com uma ação civil pública", disse Silveira. Na última terça-feira, vereadores da comissão da Câmara que discute problemas no trânsito sugeriram que Latuf não assinasse o TAC. "A assinatura é importante para que as próximas gestões da Transerp mantenham os projetos e melhorias que estão sendo estudadas e criadas", afirmou Latuf. A prefeita Dárcy Vera (DEM) disse querer conhecer o TAC antes de opinar. Segundo ela, Alexandre de Moraes, secretário dos Transportes de São Paulo, estará em Ribeirão para discutir a transformação da Transerp em secretaria. Fonte: Folha de S. Paulo, colaboração ao blog do Aluno do Curso Técnico em Logística do Senac/RP, Osmar Reis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendimento às ve

Caminhões.... Quais os Tipos Existentes.

Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.

Caminhões Urbanos - VUC e VLC

Esses caminhões são utilizados em áreas de restrição a circulação de veículos mais pesados, geralmente nas proximidades de zonas centrais. VUC – Veículo Urbano de Carga O que é? Entende-se por Veículo Urbano de Carga – VUC o caminhão que possui as seguintes características, conforme estabelecido em decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo; a.      largura máxima: 2,20m (dois metros e vinte centímetros); b.      Comprimento máximo: 6,30m (seis metros e trinta centímetros); e c.       Limites de emissão de poluentes VLC – Veículo Leve de Carga O que é? O conceito de VLC, com a entrada em vigor do decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo, deixa de existir. CAMINHÃO Veículo automotor destinado ao transporte de carga, com PBT acima de 3.500 quilogramas, podendo tracionar ou arrastar outro veículo, desde que tenha capacidade maxima de tração compatível. Fonte: http://www.guiadotrc.com.br/lei/vucevlc.asp?