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Mostrando postagens de dezembro 13, 2009

O preço da precariedade

Analistas começaram a avaliar os prejuízos que uma inundação como a de terça-feira produziu na economia SÃO PAULO - É o trabalhador que não chegou ao serviço, a mercadoria que não foi entregue como contratado, a peça que ficou enroscada por aí, o programa just in time que não pôde ser cumprido, a linha de montagem que teve de ser interrompida - enfim, é a produção e a distribuição que não conseguiram seguir seu curso. E há os voos cancelados porque a tripulação não chegou ou o encanador que não trabalhou porque ficou ilhado na cidade. Ponha-se ainda nesse passivo o sofrimento, as novas despesas da família com a perda do carro que ficou sob as águas e com o sofá que não presta mais. Difícil esquecer, também, do aumento das despesas públicas com o estrago a consertar e da futura distribuição da conta para o contribuinte.Não dá para falar de prejuízos apenas em São Paulo. A produção do Brasil é transportada em carroceria de caminhão e, pelas marginais paulistanas, passa praticamente to

vias são as piores do Brasil

O Nordeste tem enormes gargalos agravados pela distância e pelo péssimo estado de suas estradas. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Transportes (CNT), as rodovias da região são as piores do País, sendo Bahia e Ceará os campeões de vias com as piores condições de rodagem. A Bahia soma hoje 891 quilômetros de vias consideradas impróprias, seguida pelo Ceará, com 542 quilômetros. O presidente da Federação das Indústrias da Bahia, Victor Ventin, diz que a situação das estradas prejudica a economia e defende prioridade de investimentos em infraestrutura. "Estradas esburacadas ou intransitáveis encarecem a produção", argumenta. "O transportador gasta com pneus, peças e tempo maior de viagem e repassa os custos para o frete", explica. A presidente da Embratur, Jeanini Pires, diz que a melhoria do transporte é fundamental para melhorar o atendimento aos turistas que visitam a região. "A melhoria das estradas é importante e não apenas para o turismo, mas pri

Trânsito futuro

Com grande freqüência temos observado nos diversos canais de comunicação as seguintes notícias: “ Frota de veículos cresce e amplia o nó no trânsito”, “ A cidade bate recordes sucessivos de vias congestionadas” , “O que devemos fazer com o trânsito Caótico”, entre outras tantas manchetes que nos chamam a atenção para o trânsito nos principais centros urbanos do país.Nossa preocupação com o trânsito não é moderna, há tempos estamos tentando a convivência com um grande número de veículos, criando sistemas de logísticas de transportes de passageiros, carga entre outros. Agora temos até a preocupação com o céu, muitos empresários conhecedores do congestionamento de vias terrestres já se apóiam em aeronaves, como os helicópteros, para chegarem em centros urbanos e validar seus compromissos, basta olharmos para o espaço aéreo da capital paulista e recentes notícias na mídia. “O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos...”, assim dita o nosso Código de Trânsito Brasileiro, Lei N

Sinalização e Segurança Viária

A circulação de veículos e pedestres sobre a via requer uma organização capaz de convivência harmoniosa, um entendimento seguro de uma comunicação, sendo a sinalização de regulamentação, de advertência ou de indicação, trazendo aos usuários da via e agentes fiscalizadores, maior segurança e eficiência no trânsito. A sinalização de trânsito deve estar legível e ser compreendida por pedestres ou condutores de veículo, principais usuários das vias, o atual sistema de sinalização no território nacional, foi estabelecido pela Lei Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, Código de Trânsito Brasileiro, CTB, no Capítulo VII em seu Artigo 80 e seguintes, bem como no anexo II do referido código, vejamos: Art. 80. Sempre que necessário, será colocada ao longo da via, sinalização prevista neste Código e em legislação complementar, destinada a condutores e pedestres, vedada a utilização de qualquer outra. Para melhor entendimento do nosso sistema de sinalização de trânsito, poderíamos dividi-lo da se