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Mostrando postagens de março 1, 2009

Controle de Peso e a Tecnologia no Transporte de Cargas

Todos já sabem que o PBT - Peso Bruto Total é quem pode derrubar uma ponte, mas é o Peso Por Eixo que estraga o asfalto. Por isso é fundamental controlar tanto um quanto o outro. E a Resolução 258/08 do Contran contempla isso. E ainda estabelece corretamente que aquela famosa tolerância de 5% é para o instrumento de medição (balança) e não pode ser adicionada na carga no veículo.A polêmica está aí: a mudança cultural desse conceito, que traz logicamente alguns problemas técnicos como no caso das cargas líquidas, mas fundamentalmente requer um avanço na tecnologia do transporte de carga. Vejamos alguns exemplos: 1) Carga Fracionada: quando se controlava apenas o PBT, bastava carregar com uma "certa" lógica o peso legal permitido, para não comprometer a dirigibilidade do veículo, e pronto: não havia problemas na balança (não multava-se por eixo). Hoje essa "certa" lógica pode não ser suficiente! E se a carga for fracionada com pesos diferentes? Como evitar excesso

A Logística Reinventada no Brasil

Alçada à condição de prática empresarial comumente incensada a partir da Segunda Guerra Mundial como grande diferencial competitivo, a logística cresceu e consolidou-se no Brasil nas últimas décadas. Esse crescimento se inicia com a fundação da Associação Brasileira de Logística em 06/06/1989, quase vinte anos atrás. Reunidos num grupo interdisciplinar, os fundadores da entidade convidaram empresários, executivos, especialistas e entusiastas daquela que seria a grande "moda" da cultura empresarial na história econômica recente, depois ratificada pelo poder de transformar operações complexas em resultados concretos, reeducar as empresas a buscarem diferenciais de custo ao invés de competir apenas em preços e consolidar estratégias vencedoras com visão sistêmica dentro e fora das empresas. Nesse momento histórico, convido todos a uma reflexão mais racional e menos emocional. Enquanto o mundo vive a "crise", a logística precisa ser reinventada ou os conceitos do pass

Engenharia de Tráfego - O que é?

Desde algum tempo venho observando que em várias cidades onde existem setores de trânsito a engenharia de tráfego vem sendo tratada de forma um pouco displicente. Falta coerência no quesito trânsito. Falta fiscalização e, principalmente, orientação. por isso segue abaixo o que se entende por Engenharia de Tráfego . Podemos dizer que a missão da Engenharia de Tráfego é proporcionar um uso eficiente e seguro do sistema viário para movimentação de bens e pessoas, controlando seus impactos sociais e universalizando o acesso ao transportes. Atuação da Engenharia de Tráfego em geral envolve um conjunto complexo de aspectos distintos que podem ser historicamente evidenciados e tem um foco eminentemente operacional com uma orientação para tornar eficiente a operação do tráfego por envolver conflitos importantes entre os aspectos operacionais (fluidez, capacidade, segurança, economia, externalidades, ...), que se transformam em conflitos entre os usuários da via. Exige a adoção de um pri