Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de março 22, 2009

Pallet de Madeira ou Plástico?

Meus alunos no curso Técnico em Logística do Senac em Ribeirão Preto sempre me perguntam sobre pallets, qual o melhor? Qual utilizar em determinado lugar ou situação? A escolha do pallet adequado pode fazer importante diferença na operação logística de uma empresa. Os pallets de madeira são mais comuns, mas os de plástico também possuem suas vantagens. Veja a seguir algumas dicas para escolher entre madeira e plástico no momento de definir seu pallet: 1. Conheça bem as diferenças. Os pallets de madeira são recicláveis, podem ser consertados, custam menos e suportam mais peso que o plástico. No entanto, eles também são mais afetados pela umidade, podem soltar farpas e hospedar pragas. Os pallets de plástico são mais duráveis, limpos, resistentes a variações no ambiente e livres de pragas. Ao mesmo tempo, possuem um custo consideravelmente maior, não são facilmente reparáveis e são menos robustos. 2. Considere sua indústria. Indústrias nas quais há um ciclo fechado no qual o pall

Tecnologias à disposição da logística e do comércio exterior

Softwares, ferramentas gerenciais e de roteirização, equipamentos diversos, pick-by-light, pick-by-voice e RFID. São várias as tecnologias que ajudam na melhoria do controle e de eficiência das operações logísticas e auxiliam no trâmite de mercadorias com o comércio exterior. Este é o foco desta matéria especial – um guia, incluindo várias novidades, para o usuário. 1. Adaptive Planning/Ode Peopleware A partir de um acordo entre a empresa norte-americana Adaptive Planning e a brasileira Ode Peopleware (Fone: 11 4196.3577), chega ao país um software de planejamento orçamentário e reporting que atende ao mercado de TI, em particular às empresas de transportes e de logística. “Este software vem possibilitando que empresas de pequeno porte de várias partes do mundo ampliem seu poder de planejamento de negócios a partir de uma ferramenta que custa 75% menos que as tradicionais do mercado”, di z Mário Kohara, diretor da Ode Peopleware. Ele continua: “as pequenas e médias empresas nunca pude

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendimento às ve

X Congresso de Logística da ABML

Estão abertas as inscrições para o X Congresso da Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML), nos dias 18 e 19 de junho , no Pavilhão de Exposição do Parque Anhembi , em São Paulo, durante a Fispal Tecnologia. O tema deste ano será "Logística como Ferramenta de Sustentabilidade Ambiental: Caminhos, Desafios e Oportunidades" , e o evento será aberto com palestra internacional de Christopher Norek, professor de programas executivos da Georgia Tech, nos Estados Unidos, e trajetória acadêmica que inclui as universidade do Tennessee e Auburn. Sócio da Chain Connectors, empresa de consultoria especializada em Supply Chain, Norek, de 49 anos, trabalhou também na iniciativa privada em importantes empresas americanas. O Congresso ABML é um evento tradicional no calendário da logística brasileira e este ano, pela segunda vez, estará ancorado na Fispal Tecnologia , que terá área de exposição de 45 mil m2 . O encerramento do evento será feito com a solenidade de entrega d

Caminho para superar a crise: empresa familiar deve atentar ao seu líder!

A crise já é uma realidade e que ela traz efeitos para o Brasil é algo indiscutível. Nas empresas familiares, não poderia ser diferente, por isso, para quem está à frente dessas organizações, é preciso atentar às atitudes. De acordo com o consultor e especialista em empresas familiares, Pedro Podboi Adachi, neste momento, as opiniões se dividem: alguns acreditam que os familiares devem assumir o comando, enquanto outros defendem a manutenção de uma diretoria que não faz parte da família. Para Adachi, não existe uma receita, o que significa que é preciso analisar cada caso. "É importante ressaltar que a simples presença ou ausência de familiares na gestão não pode servir como único argumento para definir se a gestão é profissional ou não. Uma gestão assim ocorre quando pessoas capacitadas e competentes estão à frente do negócio, independentemente de serem membros da família proprietária ou de possuírem alguma participação societária". Empresas familiares e crise O que Ad