Pular para o conteúdo principal

Tecnologias à disposição da logística e do comércio exterior

Softwares, ferramentas gerenciais e de roteirização, equipamentos diversos, pick-by-light, pick-by-voice e RFID. São várias as tecnologias que ajudam na melhoria do controle e de eficiência das operações logísticas e auxiliam no trâmite de mercadorias com o comércio exterior. Este é o foco desta matéria especial – um guia, incluindo várias novidades, para o usuário. 1. Adaptive Planning/Ode Peopleware A partir de um acordo entre a empresa norte-americana Adaptive Planning e a brasileira Ode Peopleware (Fone: 11 4196.3577), chega ao país um software de planejamento orçamentário e reporting que atende ao mercado de TI, em particular às empresas de transportes e de logística. “Este software vem possibilitando que empresas de pequeno porte de várias partes do mundo ampliem seu poder de planejamento de negócios a partir de uma ferramenta que custa 75% menos que as tradicionais do mercado”, diz Mário Kohara, diretor da Ode Peopleware. Ele continua: “as pequenas e médias empresas nunca puderam ter uma poderosa ferramenta de planning justamente porque os valores cobrados pelo licenciamento, implementação, suporte e atualizações sempre ficaram acima de sua capacidade financeira. Agora, com esta nova alternativa estamos apostando que o middle-market brasileiro poderá se igualar aos grandes quando o assunto é capacidade de planejamento em tempo real.” Além de ser oferecida por um custo menor, a solução é fácil de ser implementada e aprendida por qualquer pessoa da equipe, de acordo com o diretor. Ela permite construir desde simples orçamentos de receitas e despesas até complexos modelos integrados de planejamento de vendas, custos, pessoal e financeiro. Possibilita a integração automática de dados reais e orçados e maior facilidade ao simular e criar novas versões do orçamento. Oferece gerador de relatórios do orçamento e acompanhamento real x orçado e dashboard para visualização dos principais indicadores, além da aplicação de workflow e a adição de comentários sobre os dados planejados. 2. Alcis A Alcis (Fone: 11 5531.7444) está lançando o sistema CMS – Container Management System, que atende às necessidades de gestão dos contêineres, como endereçamento, armazenagem, oficina e processos de estufagem e desova. “Através do emprego do CMS as empresas que operam contêineres sentirão forte redução nos custos operacionais, devido a menores tempos para localização do contêiner, bem como pela otimização de emprego de suas empilhadeiras”, explica Luiz Antônio Rêgo, diretor geral da empresa. Já no segundo semestre do ano, a Alcis lançará o módulo Voice RFID – Operação por voz com etiquetas inteligentes – RFID – integrado, que, segundo Rêgo, agregará ainda mais tecnologia ao WMS Alcis. Ele garante que com emprego do módulo Voice RFID, as empresas que utilizam o WMS da Alcis em suas operações de armazenagem e movimentação poderão ter ainda mais otimizados seus processos de armazenagem e separação, minimizando erros operacionais, como por troca de produto, por exemplo. Além do WMS Alcis para operadores logísticos convencionais e frigorificados, indústria, recintos alfandegados - EADI, REDEX, CLIA, armazéns gerais, com utilização de radiofrequência para leitura de código de barras e RFID, a Alcis oferece soluções para execução logística, como: TMS para embarcador, operador logístico, frota própria, operações Mercosul, carga geral e Manutenção de Frota; ERP, sistema comercial completo; CRM, sistema para relacionamento com Supply Chain (prospects, clientes, fornecedores, parceiros, etc.) e Indicadores de performance (KPIs) via WEB. 3. Avery Dennison Para o mercado brasileiro de identificação, a Avery Dennison (Fone: 19 3876.7620) anuncia a nova linha de equipamentos de impressão e processadores portáteis, da marca Monarch. De acordo com Bernardo Weissheimer, gerente de marketing e vendas da empresa, a atuação de equipamentos portáteis é uma tendência mundial na redução de tempo nos processos de identificação logística e de precificação de produtos. “A linha de equipamentos mais esperada no Brasil, Pathfinder Ultra, é um Handheld compacto e leve que contém impressora térmica, scanner, processador de dados e aplicador de etiquetas, focando redução de horas de trabalho”, salienta. É indicado para uso em lojas, Centros de Distribuição e fábricas. 4. Blue Tec A Blue Tec Automação (Fone: 19 3213.5502) oferece ao mercado logístico ferramentas geren­ciais que realizam o monitora­mento de frotas externas e internas por GPS, enviando os dados coletados através de transmissão GSM. “As ferramentas Bluetec (destinadas a frotas externas) e ForkLog (destinadas a frotas internas) geram maior segurança no processo logístico, registro nas rotas realizadas, registro do tempo de cada operação, além de economia em manutenção e redução do consumo de combustível”, salientam João Ventura, gerente de inovação, e Carolina Calamari, analista de marketing. 5. Bycon Acaba de ser lançado pela Bycon (Fone: 11 5096.1900) o Vpon Mobile, para apoio à logística e segurança patrimonial com recursos de visualização em tempo real do veículo ou local monitorado. É uma solução que possibilita o monitoramento de vários veículos simultaneamente. “É possível controlar dispositivos e executar diversos comandos como desligar o veículo, falar e ouvir o ambiente monitorado, receber e ouvir alarmes”, detalha o diretor comercial, Antonio José Cláudio Filho. Em caso de eventos, a central ou o usuário cadastrado recebe alarmes com envios de e-mails, fotos e avisos. A solução também permite múltiplas operações simultâneas, local ou remotamente, como visualização, play-back e gravação, além de interati­vi­dade com programa de monito­ra­mento centralizado. O Vpon Mobile utiliza as redes 3G, sendo as conexões de dados através de tecnologia móvel celular de todas as operadoras de telefonia. 6. Cigam Para o mercado logístico, a Cigam Software Corporativo (Fone: 51 3065.8888) oferece o ERP módulo de logística e distribuição. Segundo o diretor de mercado da empresa, Robinson Oscar Klein, os objetivos da ferramenta são automatizar o processo de expedição, carga, emissão de etiquetas, separação dos produtos e rota de entrega, gerando romaneio e notas fiscais automaticamente, de acordo com o planejamento de entrega. “Também otimiza o processo de embalagem, montagem de carga e entrega, automatizando a emissão das notas fiscais e manifesto de carga no momento do embarque”, acrescenta. 7. Ehrhardt + Partner A Ehrhardt + Partner (Fone: 21 2705.5576) desenvolveu um software de WMS integrando tecnologias como RF, código de barras, pick-by-light, pick-by-voice e RFID. Hannes Winkler, representante da empresa no Brasil, diz que a empresa implementou o pick-by-voice em mais que 60 armazéns no mundo inteiro e cita algumas das inovações dos últimos anos: rastreabilidade total, com número de série a partir da entrada no armazém; separação de vários pedidos simultaneamente (multi-order-picking), integrando pick-by-voice e pick-by-light; gerenciamento de vários armazéns, com vários clientes e com diferentes requisitos (remé­dios, roupas, alimentos, eletrônicos, etc.), utilizando um único servidor (com uma única licença de software); otimização de rota dentro do ­armazém, via software, para operários e equipamentos (empilhadeiras, etc.), de acordo com pedidos e localização dos produtos; e filmagem automatizada em armazéns com alta demanda de segurança, e conexão dessa filmagem com os números de pedidos (o que torna possível rever um determinado momento da filmagem por número de pedido). 8. E-Sales Em tecnologia para o mercado logístico, uma das últimas novidades da E-Sales (Fone: 51 3325.8100) é o portal de serviços Entregou.com, solução voltada para a gestão das informações na logística de transportes, fazendo o rastreamento completo dos documentos enviados e recebidos entre o Embarcador e o Transportador, possibilitando a comunicação em tempo real entre ambos. “O Entregou.com, em conjunto com o EDI, faz a diferença no quesito atendimento a clientes, tanto no SAC para os embarca­dores como, principalmente, nas operações das logísticas e transportadores. Além de reduzir o custo direto da telefonia, agiliza o processo da informação. O módulo Chat de mensageria que controla as autorizações de coletas, reentregas e devoluções, traz amplo relacionamento e aproximação de todos os serviços na logística”, explica o gerente comercial, Fausto Reichert. Também merecem destaque na empresa o desenvolvimento do CT-e – Conhecimento de Transportes Eletrônico e o projeto de mobilidade integrado ao sistema de logística reversa. 9. Genoa A Genoa Informática (Fone: 11 5078.6624) oferece uma solução considerada revolucionária no que diz respeito à impressão do Danfe da Nota Fiscal Eletrônica. O documento pode ser impresso em impressoras de linha (Printronix) ou matriciais (Epson e CompuPrint), economizando em até 10 vezes no custo por página comparado com outras tecnolo­gias de impressão, explica Marcos Mazzetti, gerente de vendas.Em RFID, a Genoa apresenta uma família de impressoras que imprimem e gravam os dados na etiqueta inteligente, trazendo para o cliente todos os recursos de gerenciamento de produtos que a tecnologia RFID oferece. 10. GKO O GKO Frete, da GKO Informática (Fone: 21 2533.3503), é um sistema de gestão de fretes para embarcadores, sendo usualmente classificado como TMS. Uma das novidades importantes com relação a ele, citada por Ricardo Gorodovits, diretor da empresa, é a demanda por adequações ao novo ambiente de documentação legal eletrônica, que envolve notas fiscais e conhecimentos. “Ao atendi­mento às questões legais estamos adicionando algumas novas funcionalidades que aproveitarão estes documentos de ­forma muito mais abrangente, gerando resultados muito positivos para os embar­cadores e mesmo para os transportadores, com a utilização de computação móvel”, declara. Outro aspecto interessante, segundo o diretor, é a utilização do GKO Frete integrado a outros ambientes de forma on-line, para atender a consultas de outros sistemas quanto a valores de fretes ou para definição da melhor trans­por­tadora. “Temos também atendido ­muitas empresas tercei­ri­zando toda a infraestrutura para a operação do ­sistema e, em alguns casos, inclusive cedendo recursos para esta operação também, permitindo ao cliente o foco exclusivo em seu ­negócio”, explica. A GKO também lança este ano o Troca Fácil, que atende ao mercado de trocas entre o consumidor final e a indústria, facilitando este processo e reduzindo em muito os custos com transporte, garante Gorodovits. 11. Guberman Recentemente, a Guberman Informática (Fone: 27 3211.2662), especializada em soluções de TMS, lançou uma versão do FrotaWeb – Sistema de Gerenciamento de Frota que contempla uma série de novos recursos. “Agora, ele permite aos gestores de frotas o controle dos equipamentos através de painéis que proporcionam a visão da situação de todos os veículos da frota, inclusive com recursos de rastreamento”, explica Sergio Guberman, diretor ­comercial. Segundo o profissional, os painéis permitem acesso rápido, com um clique do mouse, a todas as informações dos veículos, tais como manutenções, abastecimentos, pneus e licenciamentos, entre outras. Outro importante recurso dessa ferramenta é disponibilizar a posição (localização) do veículo. 12. Honeywell O produto em destaque para a área de logística da Honeywell Scanning & Mobility (Fone: 21 3535.9100) é o Dolphin 7850, um computador móvel compacto e resistente à poeira e líquidos (IP64) e projetado para suportar quedas típicas do dia-a-dia do setor. Ele foi especialmente desenvolvido para o segmento e possui perfil de uso interno e externo (movimentação e recebimento de cargas). Para Gerson L. Leme, cus­to­mer service da empresa, o objetivo principal da aplicação de computadores móveis compactos (coletores) no setor logístico é tornar os processos rápidos e eficientes. Através da utilização desta tecnologia, pode se obter e registrar em tempo real qualquer informação sobre a movimentação de mercadorias nos vários estágios do processo. “Além disso, os leitores area imager, que integram os produtos e são indicados para a leitura de códigos 2D, permitem a captura de uma foto, ideal para registrar as ocorrências internas”, explica. Segundo Leme, sempre que for identificada uma não-conformidade ou algum tipo de avaria na mercadoria, o usuário pode facilmente abrir um registro de ocorrência interna e, através do leitor 2D, obter uma fotografia do objeto para a devida visualização. Sobre a tecnologia, o custo­mer service da Honeywell diz que os códigos bidimencionais permitem o armazenamento de centenas de informações sobre o produto ou embarque. Através de uma única leitura é possível obter todos os dados de uma fatura e ou conteúdo de um palete, dos dados do fabricante aos detalhes dos produtos existentes naquele processo. O códigos 2D em destaque são: DataMatrix, Aztec e QR Code. “O código bidimen­sional é ideal para a rastrea­bilidade e possui várias aplicações em diversos setores da indústria e do comércio”, destaca. 13. Imagem Geosistemas A ferramenta de roteirização ArcLogistics é o lançamento da Imagem Geosistemas (Fone: 19 2113.2800). “Ela permite às ­empresas trazerem a realidade do campo para dentro do escritório para que o planejamento se torne mais efetivo e com um ROI ­significativo”, declara Claudinéa Albertim, consultora de negócios para logística e transporte da empresa. Ela explica que como a dinâmica das rotas é significativa, quando se tem uma ferramenta que possibilita parametrizar pontos ­importantes, como menor ­percurso, menor tempo e menor custo, permite-se uma eficiência nas entregas. “Entendemos que a tec­nologia é forte aliada nos processos de negócios logís­ticos, sendo assim trabalhamos com geotecnologias que apóiam os processos de ­negócios dos mais diversos segmentos, tanto na logís­tica vertical quando na logís­tica horizontal”, salienta Claudinéa. 14. Infor A Infor (Fone: 0800 555801), que oferece tecnologias de SCM, ERP, WMS e RFID, entre outras, possui diversas soluções para a área de logística, como SCM Demand Planning; SCM Strategic Network Design; SCM Inventory Planner; SCM Production Sche­duling; SCM Warehouse Mana­gement; SCM Transportation and Logistics; SCM Performance Ma­na­gement; SCM Event Mana­ge­ment; SCM Visibility and Control; e RFID. “Estas soluções trazem ­maior visibilidade e controle para todo o processo logístico, com o desenho completo da cadeia, visão mais rápida da demanda, planejamento de entregas, visão de estoque, recebimento, empacota­mento, remessa e contagem”, detalha Eleonora Sertório, gerente de marketing. Ela também acrescenta que as soluções oferecem melhor controle dos ativos da empresa na cadeia logística e permitem rastrear as emissões de carbono, ajudando a diminuir o impacto ambiental das companhias que usam a tecnologia de SCM da Infor. 15. Information Builders/InfoBuild A Information Builders, representada no Brasil pela InfoBuild (Fone: 11 3285.1050), anuncia o lançamento de uma nova solução voltada à gestão e análise de performance em operações relativas à cadeia de suprimentos. A solução inclui painéis para a análise de dados, indicadores de performance, alertas, bench­marks e ferramentas de colaboração e alinhamento operacional, com o intuito de melhorar o ge­ren­­ciamento da cadeia de su­primentos. O sistema reúne recursos do PMG, como métricas do Supply Chain Operations Refe­rence (SCOR) e análises indus­triais, com as funcionalidades da plataforma de BI WebFOCUS Performance Management Fra­me­work (PMF) e do software de integração iWay Sofware. Com isso, a tecnologia possibilita ­apresentar, analisar e gerenciar informações sobre várias com­panhias, de acordo com demandas específicas. 16. Inspirit Da Inspirit Tecnologia e Sistemas (Fone: 11 5090.6000), o Si4® Neotrack é uma plataforma para gestão logística do transporte rodoviário de cargas. Ela possibilita o acompanhamento de toda operação de transporte, em tempo real, informando o seu andamento detalhado. “Este efetivo controle permite maior precisão nas programações de entregas e/ou coletas para uma tomada de decisões sobre possíveis ajustes na operação logística”, garante o diretor de comercial, Francisco Monteiro. O Neotrack oferece um recurso de workflow que possibilita adotar medidas emergenciais de decisão em caso de imprevistos, como uma queda de barreira na estada, manifestações ou acidentes que ­venham a provocar o bloqueio de pistas. Nestes ­casos, o motorista pode ser orientado a tomar um outro caminho anteriormente planejado (o mais curto ou a entrega mais urgente, por exemplo). Os ­motoristas poderão informar possíveis ocorrências no trajeto, além de, também, saberem as programações atualizadas em tempo real. Desenvolvido na plataforma Inspirit Si4® e em linguagem ASP e Dot.Net, se integra a qualquer ­sistema de rastreamento de satélite e de vertical de setor, tais como TMS, WMS, ERP, RFID e outras. 17. Intermec Os produtos da Intermec (Fone: 11 3711.6770) para o ­mercado logístico vão de computadores e impressoras móveis à tecnologia RFID. Uma das ­novidades é o CK3, computador móvel robusto, ergonômico, leve e de fácil manuseio, garante Luiz Eng, gerente de vendas das áreas indústria e transporte e logística. O produto conta com sistema operacional Windows Mobile 6.1, além de diferentes opções de leitura de código de barras, como linear imager e area imager com alcance estendido, conectividade Bluetooth, wireless e comando de voz. Ele também pode ser acoplado ao IP30 para ler e gravar tags de RFID. Também novidade é o IT67, tag RFID de transmissão lateral, de alta performance para superfí­cies metálicas. Outros lançamentos são o IF61, ­leitor fixo de RFID utilizado em aplicações complexas, ­proporcionando um processamento rápido e coleta localizada de informações; e o IV7, leitor veicular fixo RFID, que, segundo Eng, proporciona um ganho substancial na produtividade através do rastrea­mento e status automático, acura­cidade no inventário e evitando entregas erradas através da verificação de paletes e docas. 18. Magic Software Brasil A Magic Software Brasil (Fone: 11 5085.5818) oferece para o mercado logístico o iBOLT Integration Suíte, que potencia­liza o controle logístico a partir da construção de uma interface de integração entre as aplicações de gestão empresarial e de logística – via internet ou intranet – com sistemas legados ou de diferentes fabricantes, incluindo ERPs, CRMs e outros. Segun­do Rodney Repulo, diretor-executivo da empresa, a integração de processos é proporcionada graças aos seus mais de 50 componentes de integração compatíveis com diversos aplicativos, como SAP, JD Edwards, Oracle e IBM Lotus Notes, entre outros. O iBOLT Integration Suíte também traz uma série de componentes de integração já prontos para facilitar uma série de tarefas, como comunicação com a plataforma iSeries, Lotus Domino, FTP, polling e leitura de arquivos e manipulação de e-mails, além de facilita­dores para integração com webservices de empresas como FedEx e UPS, entre outras. A ferramenta foi desenvolvida baseada no conceito de integração de aplicações BPM/SOA (Business Process Management e Service Oriented Architecture). “Esta característica lhe permite oferecer ao executivo a capacidade de iniciar um ciclo de melhoria continua nos processos, ­atuando em automatizações, revisões de processos e podendo alterar rapidamente suas regras de negócios”, explica Repulo. 19. MStech A MStech (Fone: 14 3235.5500) trabalha com soluções ERP de mercado e outras customizadas, de acordo com as necessidades do cliente. “Temos soluções que sistematizam e organizam o controle de entrega, roteirização de veículos (para transportadoras) e de peritos (para corretores de seguro). Com sistemas rápidos e funcionais, a administração da logística fica muito mais eficiente”, descreve Erich Queiroz, gerente de negó­cios MStech e consultor SAP Brasil. 20. NSI A NSI – New Soft Inte­lli­gence (Fone: 19 3446.8700) concluiu a adequação do eComex Drawback às novas regras do Drawback Verde e Amarelo, que entrou em vigor recentemente. O eComex Drawback é um dos módulos do conjunto de aplica­tivos de gestão de operações e processos de comércio exterior, o eComex Suíte, da NSI. “A nova versão do eComex Drawback tem integração automática com módulos de importação e exportação e com os principais softwares de gestão empresarial (ERP) de mercado, como Oracle EBS, SAP e JDEdwards, entre outros. As notas de compras das mercadorias nacionais, que são geradas no ERP, migram automaticamente para o eComex Drawback através de interfaces certificadas”, explica o gerente de Desenvolvimento de Negó­cios, André Barros. De acordo com ele, as importações e exportações que ocorrem no eComex consomem e comprovam os saldos das operações automaticamente, sem a necessidade de vinculações manuais. A nova versão do eComex Drawback permite, ainda, que os consumos e saldos dos materiais importados e nacionais sejam acompanhados através de telas e relatórios específicos em tempo real de operação. 21. Routing Como lançamento, a Routing Systems Informática (Fone: 11 3819.1977) apresenta a nova versão do software de roteirização Roadshow. Entre as novas funcionalidades está a integração das rotas planejadas com o monitoramento via GPS, oferecendo a automação do controle de operações. Essa integração compreende tanto o envio das rotas para o equipamento de bordo do veículo quanto a leitura on-line das informações de entrega e da posição do veículo. “A automação do processo de Controle de Operações permite que a gerência se ocupe apenas das exceções através de alarmes disparados por parâmetros estabelecidos pelo cliente”, declara o sócio-diretor, Rui Alencar. A Routing também está lançando no Brasil mais um roteirizador da Descartes (proprietária do Roadshow), chamado On Demand, que trabalha via Internet, no conceito SAAS (software como serviço). O profissional explica que é um produto de uso muito simples que dispensa a instalação em equipamento do cliente, de fácil assimilação por qualquer usuário com pouco conhecimento de informática ou logística. “O cliente não precisa mais comprar o roteirizador e paga apenas pelo uso, pelas rotas produzidas”, declara Alencar. O On Demand traz também o módulo de controle de operações on-line, monitorando as entregas e comparando o planejado com o realizado. 22. SAP A SAP (Fone: 11 5503.2301) oferece tecnologia e práticas de negócios para as empresas fornecedoras de serviços logísticos (LSPs). “Com as soluções da SAP, os LSPs podem se adaptar rapidamente às mudanças das demandas dos clientes e ainda inserir inovação nos processos-chave de negócios. As soluções oferecidas ajudam a gerar um volume detalhado de previsões, que resultam em processos sólidos de orçamentos e eficiência nos planos operacionais. O planejamento e a otimização avançados se integram totalmente com os processos logísticos para agendar veículos e recursos humanos e também com nossa nova geração de gerenciamento de estoques para LSPs. O resultado final é uma arquitetura de negócios flexível e escalável, que é ­totalmente integrada. Com essa arquitetura, os executivos podem ­tomar rapidamente muitas decisões estratégicas, baseadas em dados 100% confiáveis”, diz Damon Newquist, Principal - Travel and Logistics Industry, Latin America da SAP International. Ele lembra que a empresa oferece um software operacional para LSP com recursos para gerenciamento de transporte e de estoques. E também uma estrutura integrada de software para gerenciamento de Supply Chain e soluções customizadas para LSPs nas áreas de finanças, gestão de clientes, gestão de fornecedores, escala e otimização da ­força de trabalho. “Com nossa solução de Global Trade Services, os LSPs podem oferecer rastreamento e conformidade com a alfândega. Além disso, todas as nossas soluções de logística são totalmente integráveis com soluções de outras empresas, sistemas legados e de captura de transações e hardwares de automação como RFID e leitura de código de barras, além de sistemas para manipulação e distribuição de mercadorias”, completa. 23. S&A A S&A – Sistemas e Automação (Fone: 31 4501.0001) apresenta a plataforma SAGA Advanced, que tem à frente, como principais soluções, o SAGA WMS – Sistema de Gerenciamento de Armazéns e o SAGA TMS – Sistema de Gerenciamento de Transportes, e é desenvolvida na plataforma Microsoft.NET. Os principais benefícios gerados nesta plataforma, de acordo com o gerente de negócios, Tiago Mendonça, são a possibilidade de realizar operações remotas “multissites”, onde toda a infraestrutura de hardware do cliente pode ser centralizada num único ponto, reduzindo drasticamente o custo de propriedade; a facilidade de integração com o sistema corporativo do cliente; a facilidade de realização de customizações para adequar as soluções às necessidades específicas dos clientes; e a facilidade de treinamentos dos usuários graças ao modo gráfico, telas amigáveis e intuitivas com integração nativa ao ambiente Microsoft Office para geração e análise de relatórios gerenciais e operacionais. A solução SAGA WMS utiliza coletores de dados equipados com transmissores via radiofrequência, que enviam e recebem informações ao sistema em tempo real. “Este mecanismo, aliado aos inúmeros recursos técnicos e funcionais, possibilita que os gestores ‘pilotem’ suas operações físicas através do seu cockpit logístico, composto de telas e gráficos de monitoramento de serviços, produtividade, ociosidade, programações e prioridades de cargas, buscando ritmo, aumento de produtividade e sincronismo dos processos logísticos de acordo com as necessidades do momento”, diz Mendonça. Segundo ele, tudo isto é possível graças à Convocação Ativa, pelo qual o sistema busca e tem a iniciativa de convocar o operador através de seu coletor de dados, enviando instruções para realizar tarefas. 24. Seal A Seal Sistemas (Fone: 11 2134.3829) atua desde 1988 no mercado de captura automática de dados e computação móvel para cadeia de suprimento. “A Seal foi a responsável por ­introduzir e difundir no país a ­cultura de utilização de código de barras, quando foi fundada, e também foi escolhida para de­­senvolver o primeiro projeto ­piloto de RFID padrão EPC (Etiquetas Inteligentes) da América Latina. Atual­mente, além do RFID, atua com modernos equipamentos de coleta de dados e infra­es­trutura de redes sem fio, além da tecnologia de RTLS (Sistema de Localização em Tempo Real) e coletor de dados por comando de voz”, diz Wagner Bernardes, ­diretor de marketing e vendas. A oferta de infraestruturas de redes sem fio é uma das apostas para 2009 da empresa, que implantou mais de 11 milhões de metros quadrados de redes sem fio nos últimos cinco anos, e prevê dobrar esse número nos próximos três anos. Neste aspecto, a Seal comer­cializa equipamentos que, desenvolvidos pela parceira Motorola, são voltados para instalar redes wireless adotadas para soluções que utilizam coletores de dados tradicionais e por comando de voz, etiquetas ESL (etiquetas eletrônicas de prateleira), RFID, RTLS (localização em tempo real) e leitores de códigos de barras. 25. Signa A grande novidade da Signa Consultoria e Sistemas (Fone: 0800 0140103) é a integração do TMS e-cargo com o conhecimento eletrônico. Ela participa do primeiro piloto do CT-e junto a algumas empresas que estão fazendo testes com o SEFAZ. “O e-cargo já emitiu na base de testes do SEFAZ documentos para a transportadora Júlio Simões, no modal rodoviário, e para a Aliança, do grupo Hamburg Sud, no aquaviário. Estas empresas participam do piloto e são antigos clientes da Signa”, conta Jonatas Filgueiras, gerente comercial. Ele explica que neste processo foram feitos testes de autorização do CT-e, cancelamento, inutilização de faixas de numeração e ainda a emissão do DACTE, o documento Auxiliar do Transporte do Conhecimento Eletrônico, que é impresso em um papel em branco comum e substitui o formulário atual. “Todos os testes já foram validados nos dois ambientes disponíveis, tanto em São Paulo quanto no Rio Grande do Sul”, informa Filgueiras. Segundo o profissional, o Conhecimento Eletrônico será uma obrigação legal imposta a todo o mercado num futuro próximo. Neste caso, antes de se iniciar o transporte, o fisco, eletrônica e previamente, terá que autorizar o transporte. “Inicialmente, isto pode vir a ser um gargalo, porque existe o tempo de envio dos dados e a aprovação eletrônica que pode demorar até 3 minutos. Como o DACTE pode ser impresso em um papel em branco, portanto, em qualquer lugar que tenha um computador e uma impressora, será possível teoricamente emitir o CT-e na unidade do transportador e imprimir o DACTE no embarcador”, diz. Filgueiras conta que com o DACTE impresso, o motorista já sai para fazer a entrega, em vez de ter que retornar com o veículo somente para pegar a documentação, como ocorre hoje. 26. Simple A Simple Tecnologia (Fone: 47 2111.4800) atua exclusivamente com WMS, oferecendo software para operadores logísticos, armazéns, CDs, pátio de contêineres, REDEX e EADI. “O lançamento de módulos como o Simple Mobile, para o uso de coletores de dados com radiofrequência nas operações do Simple WMS, e o Simple e-Commerce, site de vendas pela internet integrado ao Simple Corp, agregaram ainda mais valor aos produtos desenvolvidos pela empresa”, expõe Fernando Campelo, diretor comercial. Para 2009, estão previstos os lançamentos e revitalização de novos módulos, como Inventário, Positivação, site B2B e uma nova versão do site Simple WMS WEB, que fornece informações aos ­clientes dos operadores logísticos a respeito das suas mercadorias. 27. Sist Global O SIT – Sistema Integrado de Transporte da Sist Global (Fone: 11 2207.6555) é totalmente on-line e roda em um Datacenter, com todos os módulos interligados com as filiais e matriz e permitindo consulta das informações em tempo real aos clientes da transportadora. O sistema fornece senha específica para cada usuário, dando permissão de acesso em sua área dentro da transportadora – assim, todas as operações realizadas gravam o nome do usuário, hora e a data, permitindo maior controle. Os módulos são totalmente integrados e dentro de cada um há vá­rios programas. 28. Sunnyvale A Sunnyvale (Fone: 11 3048.0147) apresenta diversas novidades para o segmento logístico. “Atualmente, estamos desenvolvendo um trabalho para o mercado farmacêutico, oferecendo rastreabilidade total desde a produção até a chegada dos medicamentos em farmácias. Esse projeto envolve uma variedade de hardwares: câmeras, leitores, sensores, equipamentos de codificação e, também, softwares onde estabelecemos parcerias com empresas de renome nacional e internacional para atender a este exigente mercado”, afirmam Milton Bonanno, consultor, e Antony Pongeluppe, gerente comercial da empresa. Com relação à linha de codificação, um dos lançamentos envolve as impressoras e aplica­doras de etiquetas eletrônicas Foxjet, mais conhecidas no mercado como impressoras Print-Apply – este novo modelo não necessita de ar comprimido para a aplicação da etiqueta. “Seu mecanismo de aplicação é realizado através de um servo-motor, possibilitando que caixas e paletes de diferentes tamanhos possam ser codificados na mesma linha de produção sem a necessidade de novo setup. Outra vantagem deste equipamento é o sistema de fixação (ou PAD), que possibita ao cliente trabalhar com diferentes tamanhos e formatos de etiquetas”, dizem os representantes da empresa. Já a Laser Serie D+550 Domino é um equipamento espe­cialmente desenvolvido para co­di­ficação em caixas de papelão, capaz de imprimir códigos de barra, 2D, validade e lote, em ve­locidades infe­rio­res à 2 segundos por caixa. 29. Sythex A Sythex (Fone: 11 5506.0861) está ­lançando o WIS Sythex Java, uma versão do sistema de gerenciamento de armazéns totalmente baseado na WEB. Trata-se de uma ferramenta capaz de receber, ­endereçar, armazenar, abastecer a produção, realizar inventários, ­separar e expedir pedidos com rapidez e confiabili­dade. Permite uma visualização rápida das informações rela­tivas a desempenho e produtividade por funcio­nário, por equipe ou por turno. Também possibilita fazer relatórios detalhados sobre operações, podendo exportar os dados para ­arquivo Excel ou PDF. Eveli Morasco, diretor de operações da empresa, lembra que a Sythex inovou ao implementar no WIS, de forma totalmente para­metrizada, o controle de convocação ativa, uma técnica que permite que operadores sejam convocados para realizar uma operação de acordo com parâmetros estabelecidos, que vão desde o tipo de equipamento que o operador utiliza, grau de habilidade para determinadas funções e proximidade com o local da operação, entre outros. 30. Totvs Nos próximos meses, a Totvs (Fone: 0800 709 8100) ­lançará um novo release do Controle de Custo de Trans­porte Rodoviário e do Conhecimento de Transporte Eletrônico. SegundoWilson de Godoy Soares, vice-presidente de gestão de desenvolvimento da empresa, “os produtos oferecidos pela Totvs são grandes facilita­dores no controle das operações de seus clientes. O CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), por exemplo, é um grande diferencial no portfólio da empresa. Sua aplicação é responsável pela comunicação entre o produto de gestão de transporte e o fisco, atendendo a todas as exigências requeridas. O envio das informações é efetuado por meio de uma conexão local ou internet (LAN ou WAN) no formato de XML”, diz Soares. Por fim, ele lembra que o Microsiga Protheus oferece tecnologia e solução que atende toda a cadeia logística, através de produtos como TMS, WMS e OMS, fazendo uso de ferramentas como RFID e código de barras. 31. Trust Consultores & Associados A Trust Consultores & Associados (Fone: 11 3055.1711) lançou recentemente a nova versão do CTMS (Collaborative Transportation Management Solution), sua solução para a Gestão de Fretes ­totalmente ba­seada em tecnologia “Web”, de ­forma nativa, sem a ­necessidade do uso de outras ferramentas adicionais para a sua operação. A Trust oferece também o Portal de Transportes, módulo complementar ao CTMS, que também se utiliza desta tecnologia. Ele possibilita ­operações colaborativas com as transportadoras, tais como: digitação dos conhecimentos, troca de ­arquivos, ­registro das ocorrên­cias de ­entrega, consultas dos transportes, pré-cálculos e faturas, etc. Renato Ballaben, diretor de negócios da empresa, também destaca que o CTMS possui fun­cionalidades que abrangem desde o registro dos valores de fretes e modalidades de cálculos ­negociados, a conferência automa­ti­zada dos docu­mentos de transporte e cobrança, a troca eletrônica de dados com as transportadoras, o controle e a liquidação das divergências, consultas e relatórios operacionais e gerenciais, simulações, informações estatísticas e de eficiência de ­transportes. “O CTMS permite, também, que os valores de ­fretes devidos, relativos à compra de insumos e distribuição dos produtos, sejam informados previamente às transportadoras, de forma eletrônica, ­tornando ainda mais rápidas e seguras as atividades de auditoria e pagamento”, completa o diretor. Fonte: portal LogWeb - http://www.logweb.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caminhões Urbanos - VUC e VLC

Esses caminhões são utilizados em áreas de restrição a circulação de veículos mais pesados, geralmente nas proximidades de zonas centrais. VUC – Veículo Urbano de Carga O que é? Entende-se por Veículo Urbano de Carga – VUC o caminhão que possui as seguintes características, conforme estabelecido em decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo; a.      largura máxima: 2,20m (dois metros e vinte centímetros); b.      Comprimento máximo: 6,30m (seis metros e trinta centímetros); e c.       Limites de emissão de poluentes VLC – Veículo Leve de Carga O que é? O conceito de VLC, com a entrada em vigor do decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo, deixa de existir. CAMINHÃO Veículo automotor destinado ao transporte de carga, com PBT acima de 3.500 quilogramas, podendo tracionar ou arrastar outro veículo, desde que tenha capacidade maxima de tração compatível. Fonte: http://www.guiadotrc.com.br/lei/vucevlc.asp?

Sistemas de Unitização de Cargas

Os principais sistemas de unitização de cargas são: Pré-lingagem -  a carga é condicionada em redes especiais de nylon ou corda, de forma a proporcionar fácil manuseio por guindastes, permitindo o aumento da velocidade de carregamento e descarregamento. Paletização (Paletes/Pallets) -  são utilizados engradados de madeira como suportes de cargas que ficam atadas a estes, os quais, possuem vãos em sua parte inferior de modo a permitir o encaixe dos garfos das empilhadeiras, gerando, desta forma, uma otimização do manuseio da carga. Conteinerização -  consiste na alocação de cargas em um receptáculo em forma de baú chamado contêiner, que proporciona maior segurança e facilidade de manuseio e transporte. Devido a sua característica intermodal, ou seja, sua capacidade de fácil e ágil transferência entre várias embarcações (terrestre, marítima ou aérea), sem prejuízo da carga, proporcionada por sua padronização a nível mundial, a conteinerização á a unitização de carga mais largamente uti

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendimento às ve