Compartilharei algumas reflexões sobre o mercado de fretes ferroviários. Partimos da premissa evidente: queremos mais ferrovias para oferecer um nível de serviço mais eficiente. Assim, como referencial teórico, temos a precificação de fretes, em que algumas considerações serão traçadas a partir dos casos do açúcar e do álcool. A atividade sucroalcooleira também pleiteia uma ferrovia mais competitiva e generalizada. Este modal perdeu a credibilidade ao longo do tempo. No passado, as pessoas acertavam os seus relógios quando o trem passava numa estação. Eles não falhavam. Esse saudosismo prevalece e ajuda resgatar a confiança perdida. Um dos pontos de preocupação do usuário está na prática de uma tarifa justa pelo serviço oferecido. Isso significa falar de referenciais teóricos para a precificação de fretes. No caso da ferrovia, invariavelmente, o benchmarking é a sua comparação com a rodovia, apesar de o País contar com mais de 200 mil quilômetros de estradas pavimentadas e menos de 30
Blog para assuntos relativos a logística, custos, planejamento estratégico, transportes na Região de Ribeirão Preto.