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Mostrando postagens de maio 26, 2013

1. Terminal Multimodal em Ribeirão Preto ???

O investimento em transporte de cargas deveria ser algo a ser feito pelas esferas Federal, Estadual e Municipal em conjunto. Antes de chegar no Modal Aeroviário e na ampliação do Aeroporto Leite Lopes, vamos falar dos demais modais, dar as definições dos modais que temos aqui na nossa região. Modal Rodoviário :   O  transporte rodoviário no Brasil  é o principal sistema logístico do país e conta com uma rede de 1.751.868 quilômetros de  estradas  e  rodovias  nacionais (a quarta maior do mundo),  por onde passam 56% de todas as cargas movimentadas no território brasileiro.  Esse sistema de rodovias é o principal meio de transporte de cargas e passageiros no tráfego do país.  A importância desse tipo de transporte se dá desde o início da  república , quando os governos começaram a priorizar o  transporte rodoviário , em detrimento ao  transporte ferroviário  e  fluvial. (1) Modal Ferroviário:   O transporte ferroviário é uma parte fundamental da cadeia logística que facilita as tr

Sem infraestrutura, não há crescimento

A crise econômica global, que colocou a União Europeia em situação de quase fragmentação e os EUA na defensiva, não causou tantos estragos no Brasil, ao contrário do que ocorreu com outros países que estão no mesmo patamar de desenvolvimento que o brasileiro. Seria, portanto, esta a hora de o País crescer e queimar etapas, desenvolvendo-se em 10 anos o equivalente ao que exigiria meio século. Seria… se não fosse um obstáculo que foi criado pela própria ineficiência dos governos que se sucederam no Palácio do Planalto pelo menos nos últimos 20 anos. Independente de sigla partidária, esses governos, acompanhados pelos governos estaduais, pareceram-se na falta de visão estratégica, deixando que a infraestrutura – estradas, ferrovias, portos e aeroportos – chegasse ao atual estágio de saturação que tem sido definido como apagão logístico. E sem pesados investimentos em infraestrutura não há como crescer e aumentar a participação do Brasil no comércio exterior, hoje em torno de 1,3% de tu

MP move duas ações contra ampliação do Leite Lopes

Estou postando uma reportagem veiculada pelo Jornal "A Cidade", aqui de Ribeirão Preto. Nela o Ministério Público movem ações contra a ampliação do Aeroporto Leite Lopes para que o mesmo se torne um aeroporto internacional. As colocações são interessantes e preocupantes. Vamos analisar possíveis soluções, com ênfase em processos logísticos.  ======================================================================== Promotoria diz que mudanças deixam aeroporto fora das normas O Ministério Público Estadual (MP) finalizou duas ações que devem ser apresentadas nesta quarta-feira (29) à Justiça, para evitar que o projeto de ampliação do aeroporto Leite Lopes seja executado da maneira como está. Segundo a promotoria, sem adequações, a área do aeroporto vai ficar fora das normas de urbanismo e de segurança. As ações do Ministério Público pedem adequações da obra de ampliação da pista, dentro do acordo firmado judicialmente. Por esse acordo, a pista do aeroporto de Ribe

Falta lógica do governo na logística

Semana passada, como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura Nacional, promovi em Brasília um encontro da frente, de empresários e executivos do setor de infraestrutura e de transportes com o diretor presidente da Empresa de Planejamento de Logística (EPL) Bernardo José Figueiredo Gonçalves de Oliveira. Figueiredo falou sobre o Programa de Investimentos em Logística, abordou o Plano Nacional de Logística Integrada e respondeu a questionamentos sobre os gargalos e desafios da logística nacional, além de apresentar ideias gerais de como o governo pretende tratar a questão logística, com destaque para a necessidade de formação de uma “carteira de projetos”, da agilização nos licenciamentos ambientais e dos investimentos que deverão ser feitos no setor de infraestrutura . Tudo sob a responsabilidade formal e executiva da EPL. Não há razão para duvidar do empenho e das intenções de Figueiredo para por nos trilhos, com bom destino, o trem da logística nacional. A não

A volta......

Depois de um longo tempo longe, vou reiniciar as postagens. Apesar de poucas mudanças no cenário logístico, muita promessa e pouco empenho, vamos propor algo novo para a nossa região. Vamos publicar sugestões e propostas que possam aparecer. Abraço a todos.