Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 15, 2009

Estão faltando profissionais qualificados em logística

Muito se fala que não há número suficiente de profissionais qualificados para atuar na cadeia logística. De acordo com José Roberto Fornazza, diretor de Supply Chain da BIC na América do Sul, faltam recursos em logística, há um índice muito grande de analfabetismo funcional, e isso gera muitos custos de retrabalho para as empresas. Fornazza revela que segundo a Pesquisa Infologística, realizada pela Aslog em 2007 e 2008, 23% dos profissionais de logística acreditam que o mais importante para o aperfeiçoamento dos trabalhadores deste setor é o MBA. Enquanto isso, 21% acreditam que o mais importante são os cursos de graduação, ao passo que 18% votaram nos cursos de especialização. A mesma pesquisa - de acordo com o diretor da BIC - aponta que a maior dificuldade para encontrar profissionais em logística é que 24% deles não são qualificados. "A Infologística mostra que o maior desafio da logística nos próximos anos, na opinião de 60% dos profissionais, é a falta de infraestrutura&q

X Congresso da ABML

Esta chamada de trabalho tem a finalidade de levantar sugestões de temas para as palestras e debates que ocorrerão no evento, nos 18 e 19 de junho , no Parque Anhembi, em São Paulo, durante a Fispal Alimentos . O tema central deste ano será: Logística como Ferramenta de Sustentabilidade Ambiental: Caminhos, Desafios e Oportunidades. As sessões gerais, palestras, mesas redondas e cases deverão abordar as seguintes áreas: Panorama do Modais: rodovia, hidrovia, ferrovia, portos, aéreo; Investimentos em modais, polos logísticos; Legislação e Impactos Tributários nas atividades das Organizações Multimodalidade; Terceirização de Serviços Logísticos; Modelos de Gestão da Cadeia de Suprimento; Processos Colaborativos; Gestão de Custos Logísticos; Sistemas de Movimentação e Armazenagem de Materiais; Sistemas de Embalagem; Meio Ambiente, Sustentabilidade e Logística Reversa; RFID e tecnologias múltiplas; Software de Gestão aplicado à logística Os interessados deverão enviar um resumo via e-ma

Mobilidade Urbana

Pessoal, gostaria de poder discutir sobre o assunto com mais calma. A mobilidade nas cidades anda diminuindo cada vez mais. Facilidades na compra de veículos, preço do combustível em patamares mais baixos do que anos atrás. E uma das desculpas mais utilizadas, a necessidade de realizar as tarefas em menor tempo possível. Gostaria de mostrar como Ribeirão Preto mudou em pouco tempo, pois moro aqui desde 2003. Ao mudar, tinha a percepção de que uma viagem urbana era feita em pouco tempo, já que sou da cidade de São Paulo, onde as viagens urbanas demoram uma eternidade. Nessa época costumava brincar com o conhecidos que os congestionamentos eram de uma quadra apenas. Hoje podemos verificar que esses congestionamentos são pontuais, já com 5 quadras ou mais. Os horários de pico, manhã e tarde, são os piores, principalmente nas avenidas de grande acesso. O que poderíamos fazer para melhorar a nossa mobilidade dentro da malha viária da nossa cidade?

Logística: entendimentos, compromissos e novas perspectivas

Visando melhorar o entendimento sobre logística, estou postando um artigo do site logweb, http://www.logweb.com.br/noticia/index.asp?idNoticias=7190 , de 2/2/2009 . Sinto-me honrado por estar aqui conversando com você, e espero que você acompanhe, aproveite e participe a cada nova discussão sobre o setor que cresce a cada dia, que traz inovações, que recebe reconhecimento e que mudou muito nos últimos 10 anos. Lá pelos idos de 1990, o entendimento que se tinha sobre Logística se resumia, basicamente, a transporte rodoviário de cargas. Internamente, as empresas não reconheciam o departamento que, na época, era chamado de Expedição e, pior, enxergavam a área como custo e não como diferencial. O que se via eram empresas com suas fachadas, recepção e área administrativa, bem cuidadas e atrativas, visualmente falando, enquanto o setor de Expedição e/ou Transporte eram relegados a segundo plano e normalmente eram sujos e mal conservados. A mudança de mentalidade veio com Fernando Collor d

Investimentos na Região

Segundo o periódico Gazeta de Ribeirão, de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o Grupo Imediato em parceria com a empresa de imóveis WB Corp , pretende injetar R$ 100 milhões de Reais e gerar cerca de 1,5 mil empregos. A nova empresa de logística deverá se instalar nas proximidades da avenida Henry Nestlé , na zona leste da cidade de Ribeirão Preto. A construção total do empreendimento será de 70.000 metros quadrados dentro de uma área de 140.000 metros quadrados de terreno. O projeto será realizado em três etapas com projeto ecológico, Eco Business Park. A primeira etapa deve estar pronta em janeiro de 2.010 e as outras etapas em 2.011. Ribeirão Preto agradece a iniciativa de coração. Fonte: Gazeta de Ribeirão, Quarta-feira 11/02/2009.

TI na Logística

Quando falamos em TI (Tecnologia da Informação) com uso na logística, quase todos os executivos apontam as dificuldade no uso como um dos problemas mais críticos nas empresas. Isso advém da falta de um sistema estruturado de TI na atividade de gestão de pedidos para a manutenção dos estoques de matéria prima principalmente. E estamos falando sobre cerca de 10% de grandes industrias dentro do nosso País. E essas empresa não pretendem implantar nada em 2009 com relação a TI. Em outras atividades o apoio tecnológico estruturado nem existem, e em alguns casos os executivos dessas empresa não sabem para que serve um sistema estruturado em TI. Um sistema estruturado passa pela estrutura necessária e as prioridades de todas as áreas da empresa, identificação e seleção de aplicativos necessários para o desenvolvimento das atividades dos diversos setores, avaliação e e levantamento de orçamentos junto a fornecedores de TI e, principalmente, treinamento dos colaboradores no uso das ferra