O Brasil utiliza muito pouco um dos modais mais antigos e interessantes dos meios de transporte, a ferrovia. Sua existência através do mundo é cheia de altos e baixos, de aceitação e falta dela. O melhor disso tudo é lembrar um pouquinho os problemas e soluções encontrados nos principais países onde este modal se impôs ou simplesmente desapareceu. O caso da Rússia ilustra bem como e por que as ferrovias nasceram, quase morreram e agora parecem estar voltando. Antes da construção de estradas de ferro na Rússia, rios e estradas de terra eram os principais meios de transporte – e durante os longos e rigorosos invernos típicos do país, virtualmente inúteis. Com o advento do motor a vapor e sua colocação em ferrovias, as coisas começaram a mudar – mas apesar do Czar Nicolas I ser a seu favor, os nobres do reino eram contra por não acreditar em sua lucratividade e no papel que teriam na sociedade russa. O próprio ministro das finanças, o Conde Kankrin, considerava que o bem-estar do po
Blog para assuntos relativos a logística, custos, planejamento estratégico, transportes na Região de Ribeirão Preto.