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Mostrando postagens de outubro 9, 2011

Logística merece cuidado especial do empreendedor

A pontualidade nas entregas das compras feitas pela internet é atualmente o maior gargalo do setor no Brasil. De acordo com Othavio Parisi, da Associação Comercial de São Paulo, é possível, no entanto, evitar grande parte desses problemas. "Lojas virtuais precisam ter um estoque próprio. Utilizar o mesmo do estabelecimento de rua é um erro. Ao fazer isso, o empresário pode perder o controle das mercadorias e vender o que não tem para entregar", explica o especialista da Associação Comercial. As pequenas e microempresas ainda precisam de cuidado especial com o alcance da web. Em outras palavras: é preciso definir com precisão as localidades atendidas pelo site. "A empresa deve ter estrutura para atender clientes que estão em outras regiões do País", afirma Adir Ribeiro, da consultoria empresarial Praxis Education. A recomendação é seguida por Bruno Oliveira, do Magazine 25 de Março. "Existem formas de garantir qualidade na entrega. Optamos por terceiriz

Veículos de carga brasileiros tem idade média de 9 anos, diz pesquisa

Os veículos de carga que transitam nas principais rodovias brasileiras têm a média de quase nove anos  de idade (8,9 anos), segundo dados da primeira fase da Pesquisa Nacional de Tráfego. O levantamento, divulgado hoje pelo Ministério dos Transportes, indicou que a média de idade dos ônibus é de 8,4 anos, enquanto a dos veículos de passeio e das motos é de 5,6 anos e 4,4 anos, respectivamente. A pesquisa primeira fase da pesquisa, realizada na semana dos dias 23 a 30 de maio, contou com 22 postos de contagem, onde foi registrada a passagem de mais de 1,6 milhão de veículos e feitas entrevistas com 125 mil condutores. O trabalho de campo foi realizado por equipes do Exército. Do total de viagens registradas, 53,3% (865 mil) eram de veículos de passeio, 38,4% (623 mil) de veículos de carga, incluindo caminhões leves e pesados com e sem carrocerias, 5,5% (89 mil) de motos e 2,8% (45 mil) de ônibus. A primeira fase da pesquisa abrangeu 16 rodovias federais, em 11 estados. O mini

Cresce dependência por transporte rodoviário

Os constantes congestionamentos de caminhões nas estradas e portos do Brasil não deixam dúvidas: a movimentação de carga está cada vez mais concentrada no transporte sobre rodas. Apesar dos planos do governo para diversificar a matriz nacional, o modal rodoviário voltou a ganhar participação no mercado enquanto a ferrovia e a hidrovia seguiram movimento contrário em 2010, segundo o Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos). Com o crescimento mais robusto da economia, o transporte rodoviário absorveu boa parte do aumento da demanda interna, que alcançou 1,4 bilhão de tku (toneladas por quilômetro útil) no ano passado. "O meio mais fácil para acompanhar o avanço da economia é o rodoviário, pois basta comprar o equipamento e colocar na estrada para rodar", diz Antonio Wrobleski, sócio da AWRO Logística. Os caminhões foram responsáveis por 66% de toda carga movimentada no País em 2010 - acima dos 64% de 2008. As ferrovias transportaram 19,4%; as hidrovias, 11,3%; os dutos, 3,4

Novas regras de transporte rodoviário

A nova Resolução 3.658/11 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (“ANTT”) de 19 de abril de 2011 (“Resolução”) veio para regulamentar a prestação de serviço de transporte rodoviário de cargas (“Frete”), estabelecendo regras padronizadas quanto às obrigações das empresas usuárias (“Contratante”) e do transportador, seja este empresa, transportador autônomo de cargas ou equiparados (“Transportador”). Dentre os termos e inovações obrigatórias, mas não totalmente desconhecidos pela Contratante e do Transportador, estão: 1- a obrigatoriedade do cadastro do Transportador no Registro Nacional de Transportadores de Cargas (“RNTRC”).  2- o cadastro e obtenção, pela Contratante, do respectivo Código Identificador da Operação de Transporte, para cada operação de Frete a ser realizada.  3- as regras a serem adotadas quanto ao pagamento do valor do Frete referente à prestação de serviços. A nova Resolução da ANTT estabelece o sistema de pagamento pelos serviços de Frete, que deverão ser exec