Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de março 29, 2009

O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica (Parte 2)

Continuação ..... O Que é Planejamento Estratégico? Com a mudança constante dos cenários econômicos no mundo, inclusive no Brasil, surgem alguns fatores negativos sobre os quais deverá se concentrar a atenção dos administradores. Questões como reduzido crescimento econômico, globalização, regulamentação governamental, inflação, escassez de alguns recursos, alto custo do petróleo e protecionismo internacional deverão alertar as organizações para a utilização e aperfeiçoamento desse Planejamento. No Brasil , apesar de muitas empresas já estarem utilizando a metodologia do Planejamento Estratégico, ainda pairam dúvidas sobre o que realmente este vem a ser e como deve ser formulado . A maior dúvida diz respeito a uma acentuada tendência para a utilização dos termos “Planejamento Estratégico” e “Planejamento a Longo Prazo” como se fossem sinônimos. Segundo Igor ANSOFF (1990), somente u m número reduzido de empresas utiliza o verdadeiro Planejamento Estratégico. A grande maioria das

O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica (Parte 1)

Resumo Este texto visa destacar a importância do Planejamento Estratégico na gestão das organizações, dentro do conceito de Administração Estratégica . Apresenta as principais etapas para a implantação do processo de administração estratégica e procura esclarecer os aspectos fundamentais do relacionamento dos conceitos de visão estratégica e gestão na implantação do planejamento estratégico, bem como destacar algumas opiniões atuais de como devem ser tratados o planejamento para o presente e o planejamento para o futuro. Hernan E. Contreras Alday, Engenheiro Mecânico, Mestrando em Administração e Direção de Empresas pela ESADE, Barcelona - Espanha. Professor das disciplinas de Planejamento Estratégico e Administração Mercadológica na FAE, professor orientador de projetos no CDE da FAE. E-mail: alday@cwb.matrix.com.br Introdução Muito se fala em Planejamento Estratégico (PE), e nas organizações de maneira geral ainda se pode encontrar uma série de interpretações em relação a

Brasilmaxi utiliza contêiner para estocar

A Brasilmaxi, empresa especializada em armazenagem e logística, desenvolveu um novo conceito de estocagem de produtos não perecíveis. Em janeiro, a empresa inaugurou um terminal com capacidade para 2,5 mil contêineres. Hoje, segundo o diretor comercial da empresa, Marcelo Montenegro da Cunha, a Brasilmaxi tem 150 contêineres e neste ano serão comprados mais 150 unidades para utilização na armazenagem. Gerenciamento Cunha explica que qualquer produto que não seja de temperatura controlada pode ser armazenado em um contêiner, que tem capacidade para 22 paletes e 76 metros cúbicos de espaço. "A armazenagem em contêineres oferece uma economia nos custos logísticos que pode ultrapassar 20%", afirmou o executivo. Um dos primeiros clientes a apostar neste sistema foi a fabricante de pneus Levorin. A empresa utilizou o terminal da Brasilmaxi até o mês de março. O diretor executivo da empresa, Leonardo Levorin disse o mercado retraído em função da crise econômica a empresa aumento

Caminhões.... Quais os Tipos Existentes.

Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.