Pular para o conteúdo principal

Caminhões.... Quais os Tipos Existentes.

Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC/RP, percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN. Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.

Comentários

  1. ola Flavio, estou estudando sobre esse assunto, porem sou totalmente leigo nisso. Vc por acaso ja fez este material? seria possivel disponibilizar aqui no seu blog ou me enviar por email? magnun_magnun@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Flávio... Seria possível me enviar esse material? larissab@unochapeco.edu.br

    ResponderExcluir
  3. olá flávio seria possível você me enviar esse material, pois tenho apresentação quarta feira e não achei nada sobre tipos de caminhões. Por favor me ajude se não apresentar ficarei sem nota. O meu email é mirian.francisca@gmail.com
    Desde já agradeço. Thau!

    ResponderExcluir
  4. Eae Flávio !! tudo bem ??

    sou aluno da etec de cafelândia interior de sampa e a professora pediu que nós fizessemos um trabalho sobre os tipos de caminhões que existe !!!

    seria possivel você nos ajudar ??

    e-mail: vitinho_c10@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. olá Flavioo, estou muito interessada nesse assunto.Sou estudante de logistica, tenho um grande interesse nesse assunto poderia me fornece esse material?
    E-mail:Paulamariavas@hotmail.com
    Obrigda!!

    ResponderExcluir
  6. oi Flávio, sou estudante de administração e estou fazendo um trabalho de logística, precisava muito destes dados, você poderia me mandar fazendo um favor? meu e-mail é mandyschneider87@hotmail.com
    Obrigafa

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Flavio, gostaria que me mandase esta matéria, por que faço Logística e não tive nenhum conteúdo sobre este assunto.

    Meu nome é Airton e o e-mail ferreira_airton@ig.com.br

    ResponderExcluir
  8. Por favor Flavio, será possivel me mandar este material, por que façõ lgística e não tive nada sobre este assunto, obrigado desde já. meu e-mail ferreira_airton@ig.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Flávio... Seria possível me enviar esse material? kika-morais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Ola Flavio, tudo bem? Sou estudante de logistica da Fatec em jau. E tenho muito interesse nesse material,alias tenho uma prova para fazer que ira cair tipos de caminhoes seria possivel me enviar por e-mail? é isabelzecchi@hotmail.com
    Desde ja agradeço a compreensão, ate mais...

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Flavio !

    Estou pretendo comprar 2 caminhões, para entrar / alugar, para o ramo de logística e gostaria de saber se poderias me enviar o seu estudo, citado acima.

    Meu nome é Fernando Basto e meu e-mail é:
    fbasto@fbasto.com (sem o BR).

    Muito obrigado, antecipadamente !

    ResponderExcluir
  12. Olá Flavio! gostaria de receber este material. Pederia me enviar, por favor! Meu email jeane_borgato@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Flávio td bem?
    Gostaria que você me enviasse um material falando sobre carrocerias fechadas, abertas, tanque, cegonha, e plataformas.

    pelo e mail
    jessica.je22@yahoo.com

    Mto obrigada!
    Jéssica

    ResponderExcluir
  14. Olá Flávio, Sou aluno de Engenharia Automotiva da Universidade de Brasília e estou desenvolvendo um projeto de design de caminhões, mas estamos nas etapas de escolha do tipo de caminhão.Ficaria grato de receber seu material hugomoore.df@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa Flávio, estou fazendo um trabalho sobre o mercado de caminhões e adoraria receber este material! Providencial!

    karina.o.figueredo@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Flávio, muito interessante, por favor me envia esse material, pois estou assumindo uma função na área. Meu contato nilo_aguiar@hotmail.com.
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Caminhões Urbanos - VUC e VLC

Esses caminhões são utilizados em áreas de restrição a circulação de veículos mais pesados, geralmente nas proximidades de zonas centrais. VUC – Veículo Urbano de Carga O que é? Entende-se por Veículo Urbano de Carga – VUC o caminhão que possui as seguintes características, conforme estabelecido em decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo; a.      largura máxima: 2,20m (dois metros e vinte centímetros); b.      Comprimento máximo: 6,30m (seis metros e trinta centímetros); e c.       Limites de emissão de poluentes VLC – Veículo Leve de Carga O que é? O conceito de VLC, com a entrada em vigor do decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo, deixa de existir. CAMINHÃO Veículo automotor destinado ao transporte de carga, com PBT acima de 3.500 quilogramas, podendo tracionar ou arrastar outro veículo, desde que tenha capacidade maxima de tração compatível. Fonte: http://www.guiadotrc.com.br/lei/vucevlc.asp?

Sistemas de Unitização de Cargas

Os principais sistemas de unitização de cargas são: Pré-lingagem -  a carga é condicionada em redes especiais de nylon ou corda, de forma a proporcionar fácil manuseio por guindastes, permitindo o aumento da velocidade de carregamento e descarregamento. Paletização (Paletes/Pallets) -  são utilizados engradados de madeira como suportes de cargas que ficam atadas a estes, os quais, possuem vãos em sua parte inferior de modo a permitir o encaixe dos garfos das empilhadeiras, gerando, desta forma, uma otimização do manuseio da carga. Conteinerização -  consiste na alocação de cargas em um receptáculo em forma de baú chamado contêiner, que proporciona maior segurança e facilidade de manuseio e transporte. Devido a sua característica intermodal, ou seja, sua capacidade de fácil e ágil transferência entre várias embarcações (terrestre, marítima ou aérea), sem prejuízo da carga, proporcionada por sua padronização a nível mundial, a conteinerização á a unitização de carga mais largamente uti

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendimento às ve