Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho 30, 2013

FIESC aponta cabotagem como solução para custos

Federação das Indústrias de Santa Catarina se baseia em estudo com empresas do estado A cabotagem, que é a navegação feita entre portos brasileiros, é cotada como um modal que pode mudar a distribuição da matriz de transporte do Brasil, contribuindo para a redução do número de caminhões nas estradas e para a diminuição dos custos das empresas. Essa é a constatação de um estudo realizado pela Federação das Indústrias (FIESC) com 76 empresas de médio e grande portes de 19 setores industriais de Santa Catarina. O levantamento faz parte da primeira etapa do Plano de Mobilidade que a entidade lançou nesta quarta-feira (26), durante seminário, em Florianópolis. O presidente da Câmara de Transporte e Logística da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, explica que nesta etapa foi selecionado o litoral pelo fato de ser uma região que concentra os maiores gargalos de mobilidade. São 4 milhões de habitantes; 1,3 milhão de trabalhadores e 126 mil estabelecimentos. Nos próximos anos, a previsão é de

DISTRIBUIÇÃO URBANA E OS EFEITOS DAS RESTRIÇÕES DE CIRCULAÇÃO NAS GRANDES CIDADES - Parte 3

PRINCIPAIS CONCLUSÕES A partir do cruzamento de algumas das informações disponibilizadas neste artigo com uma série de outras de nossa pesquisa completa, podemos trazer algumas importantes conclusões para o setor de distribuição urbana de cargas. Em resumo, este é um setor que hoje apresenta sérios desafios relacionados ao trânsito, à dificuldade de contratação de mão de obra qualificada e ao crescente nível de restrições de circulação de veículos. As contínuas exigências ambientais e o adensamento cada vez maior dos centros urbanos só fazem prever que o quadro irá se tornar mais difícil ainda no futuro. Na esfera governamental, há uma grande dificuldade de planejamento, dada a variedade de regras, diversidade de aplicação e falta de padronização e mensuração de benefícios. Na opinião dos pesquisados, o governo não vem fazendo sua parte nos investimentos de infraestrutura que poderiam facilitar o desafio das empresas do setor. Além de não investir o suficiente nem para o s

DISTRIBUIÇÃO URBANA E OS EFEITOS DAS RESTRIÇÕES DE CIRCULAÇÃO NAS GRANDES CIDADES - Parte 2

O ESTUDO DO ILOS: CARACTERÍSTICA DO SETOR E AMOSTRA DA PESQUISA Quando resolvemos estudar o assunto, logo surgiu uma primeira questão: deveríamos buscar as informações das empresas embarcadoras ou dos prestadores de serviço logístico? No intuito de termos o estudo mais efetivo e pragmático possível, decidimos buscar os dados, informações e opiniões dos operadores de distribuição urbana, uma vez que representam o elo que lida diretamente com as restrições urbanas e sua gestão no dia a dia dos negócios. Para esse fim, o ILOS realizou pesquisa inédita com 60 grandes operadores de distribuição urbana presentes em todo o território nacional. Antes de entrarmos propriamente nos dados da pesquisa e suas principais conclusões, gostaríamos de apresentar um panorama da situação geral das restrições de circulação no mercado brasileiro. No Brasil, já há várias cidades com algum tipo de restrição de circulação, sendo esse um fenômeno das principais capitais, mas que começa a se espalhar també

DISTRIBUIÇÃO URBANA E OS EFEITOS DAS RESTRIÇÕES DE CIRCULAÇÃO NAS GRANDES CIDADES - parte 1

Mesmo nas sombras de uma crise econômica mundial puxada por uma Europa em colapso político e um mercado americano abaixo dos seus padrões usuais de consumo, a economia brasileira continua dando sinais de resistência. Ela se comporta acima da média de mercado e demonstra bons sinais de resiliência, especialmente baseados no poder de consumo de seu mercado interno. Esse quadro faz com que a logística e os desafios de distribuição de produtos estejam cada vez mais destacados na pauta dos altos executivos. Não há empresa que se pretenda competitiva atualmente que não esteja atenta e desenvolvendo planos de logística e atendimento aos seus mercados. Além do meio empresarial, também o poder público se vê com a agenda tomada por desafios de circulação de bens e oferta de serviços que permitam atender a essa crescente demanda de classes sociais ascendentes sem que isso venha a pressionar os sistemas ou refletir em escassez de oferta e aumento de preços. Nesse cenário, um dos grandes

Só 4% dos municípios têm plano para transporte, declara IBGE

74,3% dos municípios declararam possuir um órgão para cuidar do tema   Foco da onda de protestos no país, o transporte público não consta do planejamento da maioria das cidades brasileiras, responsáveis por administrar o serviço local. Apenas 3,8% das cidades do país tinham, em 2012, um Plano Municipal de Transportes, segundo pesquisa do IBGE. Mesmo nos grandes municípios (mais de 500 mil habitantes) o instrumento estava ausente em 45% deles. Cidades paulistas como Campinas, Osasco, Ribeirão Preto , São Bernardo do Campo, Santo André e Sorocaba não possuíam plano específico para o setor, assim como capitais como Manaus (AM), Belém (PA) e João Pessoa (PB). Segundo o IBGE, o planejamento reduz custos e tempo de deslocamento. Uma experiência de sucesso de algumas cidades, segundo o IBGE, é integrar num só órgão a gestão de transporte, trânsito e vias públicas. Apesar da carência de planos, 74,3% dos municípios declararam possuir um órgão para cuidar do tema. Somente 3,7%, porém, tinham fu

2. Terminal Multimodal em Ribeirão Preto ???

Voltando ao post sobre terminais multimodais, a nossa região é rica em produção agrícola e, também, em produção de bens. Como produtora industrial , tanto exporta como importa, portanto seria muito interessante haver um local onde houvesse a intersecção de meios de transportes que reduzissem o preços dos fretes cobrados. Vejamos, na nossa região, de Ribeirão Preto, temos um conjunto de rodovias que atendem a diversas regiões do estado de São Paulo, como dão acesso a outros estados. Temos uma ferrovia que vai até o porto de Santos, importante pólo de exportação e importação, assim como de acesso a cabotagem para outros portos nacionais e da America do Sul. Há um aeroporto que está sendo adaptado para receber aviões de cargas. Portanto, um terminal multimodal que ligasse todos esses modais, seria de imenso interesse para a nossa região. A saber, estão tentando implantar a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que viria muito a calhar para o desenvolvimento regional. Mas,  ond

Iveco apresenta o Daily minibus elétrico para o transporte de pessoas e cargas urbanas

A Iveco apresenta ao Brasil na Transpúblico 2013 o seu micro-ônibus Daily Electric 50C/E, o Minibus Elétrico, um veículo-conceito com emissão zero de poluentes e movido por baterias de sódio e níquel, podendo ser utilizado para turismo em áreas de preservação ambiental ou para transporte profissional dentro de grandes plantas industriais. O produto é fruto do pioneirismo da Iveco na área de tecnologia de combustíveis alternativos para veículos comerciais. Na Europa, a empresa já desenvolveu e comercializa veículos elétricos, híbridos diesel-elétricos e a gás. A Iveco é, inclusive, a líder mundial na produção de caminhões movidos a Gás Natural Veicular. Na Europa, o veículo já é utilizado por diversas empresas para o transporte fretado de seus colaboradores, além de parques públicos que o utilizam para rodar em meio à natureza sem impactá-la. O Minibus Elétrico também pode ser utilizado em operações urbanas de distribuição de curta distância, principalmente à noite, pois é bem silencios