Pular para o conteúdo principal

Iveco apresenta o Daily minibus elétrico para o transporte de pessoas e cargas urbanas

A Iveco apresenta ao Brasil na Transpúblico 2013 o seu micro-ônibus Daily Electric 50C/E, o Minibus Elétrico, um veículo-conceito com emissão zero de poluentes e movido por baterias de sódio e níquel, podendo ser utilizado para turismo em áreas de preservação ambiental ou para transporte profissional dentro de grandes plantas industriais. O produto é fruto do pioneirismo da Iveco na área de tecnologia de combustíveis alternativos para veículos comerciais. Na Europa, a empresa já desenvolveu e comercializa veículos elétricos, híbridos diesel-elétricos e a gás. A Iveco é, inclusive, a líder mundial na produção de caminhões movidos a Gás Natural Veicular.

Na Europa, o veículo já é utilizado por diversas empresas para o transporte fretado de seus colaboradores, além de parques públicos que o utilizam para rodar em meio à natureza sem impactá-la. O Minibus Elétrico também pode ser utilizado em operações urbanas de distribuição de curta distância, principalmente à noite, pois é bem silencioso. Já no segmento turístico, ele pode rodar com segurança em locais como o Parque Nacional de Fernando de Noronha.

Com emissão zero de ruídos e poluentes, o Minibus Elétrico é produzido na Europa e oferece capacidade de carga para 19 pessoas mais o motorista, entre-eixos de 3.950mm e Peso Bruto Total (PBT) de 5,6 toneladas. Sua autonomia de rodagem é de 100 quilômetros na aplicação urbana, e a velocidade máxima é de 70 km/h.

Seu motor elétrico entrega 109 cavalos de potência, e é do tipo assíncrono trifásico controlado com inversor, com um sistema de bateria Fiamm Sonick que funciona com três módulos, feitas com sódio e níquel. Sua recarga pode ser feita por plugues alimentados por painéis fotovoltaicos, levando um tempo de até oito horas.

Daily Elétrico na Usina de Itaipu

No Brasil, a implantação de projetos de veículos elétricos pela Iveco começou em 2009, quando foi apresentado o Daily Elétrico, o primeiro caminhão do Brasil movido a energia 100% limpa e renovável. A iniciativa foi desenvolvida pela Iveco em parceria com a Itaipu Binacional, com o objetivo de explorar as possibilidades da utilização da energia elétrica no transporte de carga e de passageiros, e buscar a redução das emissões de carbono. O modelo escolhido para receber a propulsão à energia elétrica foi o Iveco Daily 55C com entre-eixos de 3.750 mm. Na versão elétrica, recebeu a denominação 55C/E.

Sendo um chassi cabine-dupla, o veículo é ideal para o transporte de equipes de trabalho mais carga, uma configuração muito usada por empresas distribuidoras de energia, como é o caso das empresas parcerias no projeto (Eletrobrás, ANDE, Copel, Cemig e Light). O Daily Elétrico é equipado com três baterias, tem autonomia de 100 quilômetros com carga completa e desenvolve velocidade máxima de 70 km/h. Vazio, a velocidade máxima chega a 85 km/h. O tempo de recarga da bateria é de oito horas.

Ficha Técnica do Minibus Elétrico

Modelo: Daily Electric 50C/E Micro-ônibus

Capacidade de carga: 19 pessoas + motorista

Entre eixo: 3.950mm

PBT: 5,6 toneladas

Autonomia: 100 km na aplicação urbana

Velocidade máxima: 70 km/h

Motor: Elétrico assíncrono trifásico controlado com inversor

Sistema bateria: 3 módulos bateria Z5-278

Modelo: FIAMM SONICK Z5-278

Tecnologia: NaNi/Cl2 (sódio-níquel)

Tensão nominal: 278 V

Energia total armazenada: 63.6 kWh

Potência maxima: 96 kW (109 cavalos de potência)

Temperatura de serviço: 265 °C

Tempo de recarga: 8 horas

Fonte: http://www.frotacia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendimento às ve

Caminhões.... Quais os Tipos Existentes.

Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.

Caminhões Urbanos - VUC e VLC

Esses caminhões são utilizados em áreas de restrição a circulação de veículos mais pesados, geralmente nas proximidades de zonas centrais. VUC – Veículo Urbano de Carga O que é? Entende-se por Veículo Urbano de Carga – VUC o caminhão que possui as seguintes características, conforme estabelecido em decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo; a.      largura máxima: 2,20m (dois metros e vinte centímetros); b.      Comprimento máximo: 6,30m (seis metros e trinta centímetros); e c.       Limites de emissão de poluentes VLC – Veículo Leve de Carga O que é? O conceito de VLC, com a entrada em vigor do decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo, deixa de existir. CAMINHÃO Veículo automotor destinado ao transporte de carga, com PBT acima de 3.500 quilogramas, podendo tracionar ou arrastar outro veículo, desde que tenha capacidade maxima de tração compatível. Fonte: http://www.guiadotrc.com.br/lei/vucevlc.asp?