A Brasilmaxi, empresa especializada em armazenagem e logística, desenvolveu um novo conceito de estocagem de produtos não perecíveis. Em janeiro, a empresa inaugurou um terminal com capacidade para 2,5 mil contêineres. Hoje, segundo o diretor comercial da empresa, Marcelo Montenegro da Cunha, a Brasilmaxi tem 150 contêineres e neste ano serão comprados mais 150 unidades para utilização na armazenagem.
Gerenciamento
Cunha explica que qualquer produto que não seja de temperatura controlada pode ser armazenado em um contêiner, que tem capacidade para 22 paletes e 76 metros cúbicos de espaço. "A armazenagem em contêineres oferece uma economia nos custos logísticos que pode ultrapassar 20%", afirmou o executivo.
Um dos primeiros clientes a apostar neste sistema foi a fabricante de pneus Levorin. A empresa utilizou o terminal da Brasilmaxi até o mês de março. O diretor executivo da empresa, Leonardo Levorin disse o mercado retraído em função da crise econômica a empresa aumentou o estoque da empresa. "Não tínhamos como armazenar este estoque", disse Levorin.
Além do ganho de espaço na unidade da Levorin, outro ganho apontado pelo empresário foi a integridade do produto ao ser armazenado em contêineres. "Nós é que estufamos os contêineres. A Brasilmaxi fica com toda a parte de transporte da unidade para o terminal e o gerenciamento desse produto. Isso nos deu também a segurança de que o nosso produto estaria intacto quando terminasse o contrato". ressaltou.
Redução de custo
O diretor da Brasilmaxi explicou que além do ganho no custo e a segurança da carga, o estoque em contêineres reduz em até quatro horas o transbordo entre o embarcador e o terminal. "No processo de armazenagem convencional, o produto é transferido do navio para o caminhão, geralmente embalados em paletes, e é levado para o terminal e lá é feito todo o descarregamento. Quando o produto é estocado em contêineres o transbordo do contêiner é bem mais fácil e rápido", explicou Cunha.
Frota própria e agregada
A Brasilmaxi tem hoje unidades em São Paulo, Santos, Itapevi, Rio de Janeiro e Vitória e possui, atualmente, mais de 160 veículos e implementos que com-põem a frota própria - subdividida em cavalos mecânicos, truques, siders, porta-contêineres, carretas siders, baús e abertas, empilhadeiras, reach stacker, muncks e pórticos. A frota de veículos é rastreada via satélite e sua idade média de 5 anos. A Brasilmaxi conta também com frota de 160 veículos agregados.
Fonte: Gazeta Mercantil - SP - Transportes & Logística
Esses caminhões são utilizados em áreas de restrição a circulação de veículos mais pesados, geralmente nas proximidades de zonas centrais. VUC – Veículo Urbano de Carga O que é? Entende-se por Veículo Urbano de Carga – VUC o caminhão que possui as seguintes características, conforme estabelecido em decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo; a. largura máxima: 2,20m (dois metros e vinte centímetros); b. Comprimento máximo: 6,30m (seis metros e trinta centímetros); e c. Limites de emissão de poluentes VLC – Veículo Leve de Carga O que é? O conceito de VLC, com a entrada em vigor do decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo, deixa de existir. CAMINHÃO Veículo automotor destinado ao transporte de carga, com PBT acima de 3.500 quilogramas, podendo tracionar ou arrastar outro veículo, desde que tenha capacidade maxima de tração compatível. Fonte: http://www.guiadotrc.com.br/lei/vucevlc.asp?
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