Há algum tempo, o conceito de ocupação física se concentrava mais na área do que na altura. Em geral, o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comportamento antieconômico. Não era mais suficiente apenas guardar a mercadoria com o maior cuidado possível. Racionalizar a altura ocupada foi a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material. A armazenagem dos materiais assumiu, então, uma grande importância na obtenção de maiores lucros. Independente de como foi embalado o material, ou de como foi movimentado, a etapa posterior é a armazenagem.
Os termos "armazenagem" e "estocagem" são frequentemente usados para identificar coisas semelhantes. Mas, alguns preferem distinguir os dois, referindo-se à guarda de produtos acabados como "armazenagem" e à guarda de matérias-primas como "estocagem". A armazenagem aparece como uma das funções que se agrega ao sistema logístico, pois na área de suprimento é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos. No processo de produção, são gerados estoques de produtos em processo, e, na distribuição, a necessidade de armazenagem de produto acabado é, talvez, a mais complexa em termos logísticos, por exigir grande velocidade na operação e flexibilidade para atender às exigências e flutuações do mercado. Sistema de Armazenagem: É a perfeita disposição das partes de um todo, coordenadas entre si e que devem funcionar como estrutura organizada.
Para caracterizarmos um "Sistema de Armazenagem" é necessária uma perfeita integração entre estrutura metálica, equipamento de movimentação, prédio/armazém, produtos a serem estocados, etc. Tudo isso para que se satisfaça as necessidades de cada organização. A importância da "Armazenagem" na Logística é que ela leva soluções para os problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor integração entre: Suprimento-Produção-Distribuição. O planejamento desta integração deve ser efetuado segundo os seguintes fatores:
- Estratégico – através de estudos de localização.
- Técnico – através de estudos de gerenciamento.
- Operacional – através de estudos de equipamentos de movimentação, armazenagem e layout.
A integração da função armazenagem ao sistema logístico deve ser total, pois é um elo importante no equilíbrio do fluxo de materiais. Os fatores básicos que determinam a necessidade de armazenagem são:
- Necessidade de compensação de diferentes capacidades das fases de produção.
- Equilíbrio sazonal.
- Garantia da continuidade da produção.
- Custos e especulação.
- Redução dos custos de mão-de-obra.
- Redução das perdas de materiais por avarias.
- Melhoria na organização e controle da armazenagem.
- Melhoria nas condições de segurança de operação do depósito.
- Aumento da velocidade na movimentação.
- Descongestionamento das áreas de movimentação.
Terminamos este artigo com uma frase de "Alan Waller" (diretor de projetos do Conselho Europeu de Logística): "Armazenagem e Distribuição são imperativos para qualquer empresa".
J. L. Amaral é Consultor em logística, Chairman da Câmara Americana de Comércio (Regional Campinas) no departamento de Logística INBOUND.
leandro moro em itapevi sp
ResponderExcluirtenho disp de hoarios,e exp em logistica na area de operacional..como expediçao,separaçao e conferencia ,conhecimento wmas,coletor,rf
contato 011 4144626 cel 63508705
otimo artigo Flávio, aproveito a deixar uma dica sobre um site sobre logistica e você pode postar seu artigos e divulgar seu blog também.
ResponderExcluirhttp://www.tudosobrelogistica.com.br