Pular para o conteúdo principal

Modal Ferroviário

Aproveitando que um amigo francês me pediu informações sobre gabaritos ferroviários, vamos falar e esclarecer um pouco sobre como as ferrovias são vistas no Brasil com algumas informações adicionais. Como sabemos e vemos, o modal ferroviário é o patinho feio dos transportes, poucas empresas estão interessadas na sua utilização e mesmo em ver seu crescimento, mesmo com fretes muito mais baixos que os praticados pelos demais modais. Por ter uma malha muito pequena, desatualizada com as necessidades das empresas que poderiam se utilizar do modal e, ter uma velocidade mais baixa que os principais modais que necessitaria de um planejamento maior com relação a produção da empresa e o transportes dos produtos. Como a maioria das empresas não tem o planejamento estratégico da distribuição e dos transportes como uma vantagem competitiva, os custos de transportes acabam maiores e sem alternativas, caindo sempre no colo do modal rodoviário e no caso de urgência no aeroviário. Mas o que é o modal ferroviário, como está hoje e como esperamos ver o seu futuro. Vamos falar um pouco aqui.

Comentários

  1. Estou cursando Superior em Tecnologia em Logistica, estou fazendo um trabalho sobre o modal aeroviário, e estou a procura de curiosidades sobre o assunto. Se puder me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
  2. olá! tambem etou curssando superoir em tecnologia da logistica, estou pesquisando sobre os modais aerios e ferroviarios. Se alguem puder me dar um suporte, ficarei muito agradecido1!

    ResponderExcluir
  3. Estou cursando Administração de Empresas,e estou fazendo um trabalho sobre logistica especificamente sobre o modal ferroviario;e preciso saber quais empresas utilizam deste modal e como é feito o processo de escoamento,desde a empresa até o porto, se puder ajudar agradeço!!

    ResponderExcluir
  4. Ola,

    Meu nome e Daniela, sou estudante do curso tecnico de logistica no Senac SP. Primeiro parabens pelo site, muito bom mesmo!!
    Estou fazendo uma pesquisa sobre o modal ferroviario e gostaria de saber quais os tipos de impostos sao pagos pela ferrovia brasileira.

    Desde ja, Obrigada!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Magazine Luiza e Iveco “abrem” seus Centros de Distribuição

Revelando as vantagens da verticalização e a importância de um bom projeto de armazenagem, as empresas mostram que tipos de estruturas utilizam e que produtos estocam. Como os sistemas de armazenagem foram destaque da última edição da revista Logweb, nesta apresentamos outras soluções de grandes empresas usuárias que se beneficiam destes sistemas. Uma delas é a rede varejista Magazine Luiza e a outra é a fabricante de caminhões e ônibus Iveco. No Magazine Luiza , são utilizadas estruturas porta­ pale­tes ( montantes de 2,10 m x 9,10 m), racks empilháveis, estanterias para produtos menores e blocados de linha branca nos itens de maior giro, conta o gerente de Planejamento do Centro de Distribuição, Carlos Antônio de Almeida. “Temos, hoje, mais de 11.000 SKUs armazenados no CD Bandeirantes, em Louveira, SP, com grande diversidade de produtos divididos em linhas como eletropesado, móveis, brinquedos, som, imagem, telefonia e presentes, além de linha exclusiva para atendimento às ve

Caminhões.... Quais os Tipos Existentes.

Após uma apresentação de alguns alunos no curso que ministro no SENAC / RP , percebi que mesmo aqueles que fazem o curso e que tem contato com a área apresentam dificuldades em identificar os tipos de caminhões e acessórios que poderiam compor o conjunto. Em vista disso, resolvi montar uma aula específica sobre os tipos e seus acessórios, pesos e as suas dimensões, conforme as legislação vigente, com validade a partir de 01/01/2007, quando foram revogadas as Resoluções 12/98 e 163/04 pela Resolução 210/06 e as Resoluções 68/98, 164/04, 184/05 e 189/06 pela Resolução 211/06 do CONTRAN . Como este blog tem divulgação entre profissionais, estudantes de logística mas, também, para leigos, vamos colocar muitas informações a respeito de como montar os diversos conjuntos para transportar os diferentes produtos pelas nossas estradas.

Caminhões Urbanos - VUC e VLC

Esses caminhões são utilizados em áreas de restrição a circulação de veículos mais pesados, geralmente nas proximidades de zonas centrais. VUC – Veículo Urbano de Carga O que é? Entende-se por Veículo Urbano de Carga – VUC o caminhão que possui as seguintes características, conforme estabelecido em decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo; a.      largura máxima: 2,20m (dois metros e vinte centímetros); b.      Comprimento máximo: 6,30m (seis metros e trinta centímetros); e c.       Limites de emissão de poluentes VLC – Veículo Leve de Carga O que é? O conceito de VLC, com a entrada em vigor do decreto municipal 48.338/07, do município de São Paulo, deixa de existir. CAMINHÃO Veículo automotor destinado ao transporte de carga, com PBT acima de 3.500 quilogramas, podendo tracionar ou arrastar outro veículo, desde que tenha capacidade maxima de tração compatível. Fonte: http://www.guiadotrc.com.br/lei/vucevlc.asp?